Crédito montagem: Esportudo.com | fotos: Getty Images
E se você pudesse montar o elenco do Flamengo para 2017, apenas com jogadores que passaram pelo clube desde 2006, e que ainda estão em atividade no mercado?
A brincadeira foi a seguinte: a equipe do Esportudo.com fez uma pesquisa nos elencos do Rubro-Negro desde 2006 e imaginou como seria poder fazer uma reformulação no elenco atual, para a disputa da temporada 2017, podendo contratar qualquer jogador que passou pelo clube nestes últimos dez anos e que ainda está no mercado.
Procuramos dar prioridade aos jogadores revelados no clube, tanto para a volta à equipe quanto para o desenvolvimento da base atual, e ficamos atentos aos comentários dos internautas e torcedores nos estádios sobre os jogadores atuais que deveriam continuar no clube.
Veja, abaixo, como ficou o nosso planejamento dos sonhos com o time ideal do Mengão. Comente se você, torcedor flamenguista, concorda, discorda ou se acrescentaria outrun nomes:
Goleiro: Alex Muralha (Paulo Victor)
Crédito foto: Gilvan de Souza / Divulgação oficial do clube
A nação rubro-negra parece estar contente com os guardiões atuais. Algumas críticas e alguns elogios, mas a dupla mantém uma boa média geral trazendo segurança para debaixo das traves.
Laterais: Jorge (Juan) / Pará (Rodinei) – Menção honrosa para Leonardo Moura
Crédito foto: Kin Saito/ CBF
Na lateral direita, menção honrosa para o ídolo Leonardo Moura, que pela idade já não conseguiria compor um grande elenco, mas ainda possui um grande carinho e admiração da torcida. Nenhuma mudança no setor, porém, no lado esquerdo, Chiquinho não vem agradando muito e poderia dar lugar à Juan, campeão brasileiro de 2009 e da Copa do Brasil em 2006, atualmente no Coritiba. Ele também está um pouco acima da idade ideal, mas ainda pode compor bem o elenco passando experiência ao garoto Jorge.
Zaga: Réver / Samir (Rafael Vaz / Juan / David Braz)
Crédito foto: Gilvan de Souza / Divulgação oficial do clube
Réver, incontestável, titular absoluto para a próxima temporada, acredito que seja a escolha da maioria esmagadora dos torcedores. Um bom nome que poderia pintar no elenco rubro-negro e que deixou certa saudade é o, cria da base, Samir, atualmente na Itália, o jovem traria um gás a mais para o setor defensivo. Além dele, manter o Rafael Vaz e o experiente Juan é uma boa meta para 2017, assim o elenco continua com boa mescla de jogadores rodados e jovens com potencial. Para enxugar o elenco, uma troca de Léo Duarte e Donatti por David Braz não cairia mal. Ele ainda tem contrato com o Santos, mas na nossa proposta, sonhar não custa nada.
Volantes: Elias / Renato Augusto (Márcio Araújo/ Cuéllar / Willian Arão) – Menção honrosa para Renato Abreu
Crédito foto: Divulgação oficial do clube
Meio campo poderoso, menção honrosa para Renato Abreu, que já passou da idade para manter um futebol de alto nível, mas pelo futebol que apresentou no clube e por ainda querer estar em atividade, não pode ser esquecido. Agora, me diga quem não gostaria de uma dupla de volantes a nível de seleção como essa? Elias e Renato Augusto, seria uma das melhores saídas de bola do Brasil. Para compor o elenco, manter a garotada, Cuéllar e Willian Arão dando um gás no segundo tempo e Márcio Araújo, mesmo criticado pela torcida, costuma ser importante taticamente. Nesse time teria pouco espaço, mas é uma boa peça de reposição.
Meia: Diego / Thiago Neves (Alan Patrick / Mancuello)
Crédito foto: Gilvan de Souza / Divulgação oficial do clube
Se estava bom de volantes, imagina uma volta de Thiago Neves para dividir a armação de jogadas com o craque Diego? Sem dúvidas, seria uma dupla e tanto! No banco, Alan Patrick e Mancuello, pois são jovens e ainda podem evoluir, ainda mais ao lado de jogadores habilidosos e experientes. Os demais enxugam a folha salarial.
Ataque: Diego Tardelli / Vagner Love (Guerrero / Leandro Damião) – Menção honrosa para Emerson Sheik.
Crédito foto: Divulgação/VIPCOMM
É certo que Emerson Sheik já deu muitas alegrias ao Flamengo e merece ser lembrado, mas atualmente não tem conseguido mais render tanto em campo e seu salário é muito alto. Por outro lado, com Diego Tardelli e Vagner Love, seria um ataque dos sonhos, afinal de contas, eles deixam saudades por onde passam e no Flamengo não foi diferente. A dupla Guerrero e Damião também é de altíssimo nível, mas com esses dois no time, seriam reservas de luxo. É certo que a idade do ataque ficaria um pouco elevada, mas de qualquer modo, o ataque rubro-negro estaria muito bem servido!
*Um agradecimento especial aos leitores rubro-negros do Esportudo.com Gabriel Ruiz e Mateus Girafa que ajudaram a fazer essa matéria com ótimas dicas e opiniões.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Planejamento dos sonhos? Veja o time ideal do Flamengo para 2017
Mais difícil do mundo? Veja 7 motivos para assistir à Premier League
Mercado da bola: As 10 contratações mais caras do futebol brasileiro