Crédito foto: Divulgação site oficial do clube | Ricardo Saibun
O Santos Futebol Clube é um dos maiores clubes do Brasil e do mundo. Todo ano vende jovens revelações para o futebol europeu e, assim, mostra-se ser totalmente independente de qualquer atleta. A cada temporada briga por títulos e, com o ‘DNA ofensivo’, tem jogadores que constam entre os artilheiros nas competições que disputa.
Devido à enorme quantidade de títulos conquistados ao longo de sua história, jogar no Peixe não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, é uma grande pressão, mesmo que sendo reserva ou pouco relacionado para os jogos. Nesta temporada, o Alvinegro Praiano mesclou a energia dos revelados, com a experiência e técnica de alguns atletas mais velhos.
Porém, mesmo com a facilidade de repor peças usando jogadores da base, cinco jogadores do Santos são indispensáveis no time, confira os nomes:
1. Vanderlei
Crédito foto: Reprodução | Facebook oficial do clube
Ou “Van Deus Lei”, como dizem os torcedores santistas. Não foi à toa que o goleiro ganhou este apelido. O defensor chegou ao Peixe no ano passado e na primeira chance que teve, tomou posse da titularidade. Não se contentando em ser bom, ele praticamente não falha e faz defesas absolutamente incríveis quando está cara a cara com os maiores atacantes do país. Tornou-se pesadelo daqueles que têm por objetivo balançar as redes. Cresceu incrivelmente no clube tornando-se peça fundamental na defesa santista.
2. Zeca
Crédito foto: Reprodução | Facebook oficial do clube
O lateral é jovem, mas muito importante no time. É tão importante e tem tanta qualidade que, em sua despedida, Léo o apontou (literalmente) como seu sucessor adequado na lateral esquerda. Zeca é uma das maiores revelações do clube na temporada. Foi convocado por Rogério Micale para a Olimpíada e voltou com a medalha de ouro no peito. O jovem tem um diferencial: joga nas duas laterais, podendo poupar relacionados para uma partida. Victor Ferraz ocupa a direita e ele a esquerda, atualmente.
3. Thiago Maia
Crédito foto: Getty Images
Sendo mais uma revelação santista, o volante preencheu a vaga de titular com requisitos raros de se encontrar em um jogador com tão pouca idade. Com apenas 19 anos, agregou jovialidade e disposição a qualidade técnica. O jogador defende bem e sabe chegar ao ataque quando necessário. É mais um que foi convocado para o Rio para disputar os Jogos Olímpicos e venceu. Tornou-se importantíssimo no esquema tático de Dorival Júnior.
4. Renato
Crédito foto: Reprodução | Facebook oficial do clube.
Um dos maiores ídolos da história recente do clube, Renato é excelente na sua função. Mas não é só por fazer bem sua função em campo que é importante. O jogador que, segundo a torcida, “joga de terno” (de tanta qualidade técnica que seu futebol apresenta) é também um líder em campo. Divide a braçadeira de Zito com Ricardo Oliveira. É experiente e referência, dentro e fora de campo, para os mais jovens.
Ao se transferir para o Sevilla abriu mão de cerca de R$ 1 milhão e deixou a quantia para o Peixe, justificando: “(...) Pela gratidão, pelo Santos, que eu cheguei à seleção brasileira e tive a oportunidade de ir para a Europa. E a placa foi uma homenagem que eu quis fazer a ele porque foi o presidente que me contratou e acabou realizando meu sonho”. Acontecimento de 11 anos, mas considerado até hoje como prova de amor ao clube, pela torcida santástica.
5. Ricardo Oliveira
Crédito foto: Reprodução | Facebook oficial do clube
O “pastor artilheiro, que converte até a bola” é ídolo do time desde que chegou. Rapidamente virou titular do ataque. É a prova de que a qualidade não vai embora conforme os anos se passam. Já aos 36 anos, conquistou inúmeros títulos, inclusive uma Liga dos Campeões – pelo Milan em 06/07 – e tem um físico que até garotos apenas sonham em ter. Chegou ao clube em 2015, e já foi artilheiro do país com 37 gols em 62 jogos. Este ano tem 17 gols em 28 jogos: números melhores que os do ano passado. Apesar do clube sempre ter atacantes na lista de contratações e na base, Ricardo Oliveira ainda é indispensável no elenco.
E aí, torcedor santista, concorda, discorda ou faltou alguém na lista de jogadores do Santos que merecem ficar em 2017? Comente sua opinião!
Veja também:
10 jogadores do futebol sul-americano que cairiam bem no seu time
Cinco jogadores que merecem uma chance na Seleção Brasileira de Tite
Veja 10 coisas que você nunca vai ouvir de um corintiano