Crédito montagem: Esportudo.com | Fotos: Divulgação oficial dos clubes e Getty Images (Palmeiras)
O Campeonato Brasileiro chega à 28ª rodada e parece estar definido quem serão os favoritos a brigar pelo título, vaga na Copa Libertadores da América e fuga do rebaixamento para Série B. Junto a isso, muitos jogadores consolidaram-se com atuações regulares e são peças chaves em seus clubes. Pensando nisso, a equipe do Esportudo.com avaliou e montou o que seria a seleção ideal do Brasileirão 2016, levamos em conta a média das atuações de cada jogador e a sua importância ao longo da competição, confira:
Goleiro: Alex Muralha (Flamengo)
Crédito Foto: Reprodução Twitter oficial do Clube de Regatas do Flamengo
Incontestavelmente o goleiro rubro-negro é um dos pilares que sustentam uma das defesas menos vazadas da competição e a boa campanha do Flamengo. O arqueiro demonstra segurança e corresponde quando exigido, qualidades que o levaram a ser chamado por Tite pela primeira vez para a seleção brasileira.
Lateral-direito: Fágner (Corinthians)
Crédito Foto: Reprodução / Facebook oficial Fagner
Convocado constantemente para vestir a amarelinha, Fagner vem desempenhando um campeonato muito regular e apresenta um nível técnico de excelência para o futebol brasileiro. Além disso, é um dos remanescentes do hexacampeonato do Timão e continua com boas atuações apesar da situação instável do time na competição.
Lateral-esquerdo: Jorge (Flamengo)
Crédito Foto: Divulgação / Site oficial Clube de Regatas do Flamengo / Gilvan de Souza
Para os amantes de Cartola FC, o lateral flamenguista tornou-se quase que unanimidade na maioria dos times. Auxilia na criação de jogadas, apoia bem e mantém uma postura sólida defensivamente. Jorge se tornou peça importante no esquema de Zé Ricardo e a tendência é que continue desempenhando um bom futebol e evoluindo ainda mais nos próximos anos.
Zagueiro: Pedro Geromel (Grêmio)
Crédito Foto: Reprodução / Facebook oficial Grêmio FBPA
Apesar da surpresa queda do Grêmio no campeonato, Geromel mantém atuações do mais alto nível há um bom tempo, rendendo convocação para a seleção brasileira e auxiliando a zaga gremista a adquirir maior estabilidade nos últimos jogos, já que a equipe foi cotada até mesmo para o título no início do Brasileirão. Zagueiro firme e intocável no Tricolor Gaúcho.
Zagueiro: Réver (Flamengo)
Crédito Foto: Divulgação / Site oficial Clube de Regatas do Flamengo / Gilvan de Souza
Réver caiu como uma luva na equipe rubro-negra, sendo um verdadeiro xerife da zaga. O jogador mantém certa regularidade e aos poucos aproxima-se do jogador campeão da Copa Libertadores em 2013. Agora com o Flamengo tendo uma equipe muito ajustada tem reais chances de ser campeão deste Brasileirão.
Meio-campo: Willian Arão (Flamengo)
Crédito Foto: Divulgação / Site oficial Clube de Regatas do Flamengo / Gilvan de Souza
Pois bem, mais um jogador do Flamengo, porém com justiça. Em 2016, Arão justifica o porquê de ser um dos melhores volantes do Brasil, sendo um jogador de meio-campo completo. Tem boa finalização e chegada à frente, além de controle de bola e desarmes precisos.
Meio-campo: Diego Souza (Sport)
Crédito Foto: Reprodução / Facebook oficial Sport Club do Recife
Diego Souza é um jogador experiente e há pouco tempo retornou ao Sport, clube que já brigou pelo G4 do Brasileirão e mantém boas atuações no Leão da Ilha. Explosivo e muitas vezes impulsivo, o meia coleciona algumas confusões, mas demonstra extrema importância para a articulação do meio-campo da equipe pernambucana, anotando seus gols e distribuindo assistências.
Meio-campo: Vitor Bueno (Santos)
Crédito Foto: Reprodução / Facebook oficial Santos Futebol Clube
Sempre em constante renovação, a equipe do Santos apresenta revelações em quase toda temporada. Com a saída de Gabriel Barbosa e a irregularidade de Ricardo Oliveira, o garoto Vitor Bueno assumiu o protagonismo e não decepciona. Marca gols importantes, e cumpre funções fundamentais do esquema santista. Bueno agora é a próxima joia do clube praiano e será nome forte na concorrência à revelação do campeonato.
Meio-campo: Gustavo Scarpa (Fluminense)
Crédito Foto: Reprodução / Facebook oficial Fluminense Football Clube
O Fluminense vem de boa campanha no Brasileirão e grande parte disso chama-se Gustavo Scarpa. Há um bom tempo, a revelação do Tricolor das Laranjeiras vem se destacando e parece que nesta temporada atinge o melhor momento de sua carreira. Camisa 10 de ofício, o jogador desempenha as funções mais importantes do time, regular, bom nas bolas paradas e páreo duro para a defesa adversária.
Atacante: Robinho
Crédito Foto: Reprodução / Facebook oficial Robinho
Após polêmica envolvendo sua volta ao futebol brasileiro, Robinho era tido como jogador em final de carreira e que pouco poderia incomodar no campeonato, errado. O rei das pedaladas caiu como uma luva na equipe do Atlético-MG e forma um dos ataques mais fortes da competição ao lado de Fred e Lucas Pratto, além de participar ativamente da boa campanha alvinegra.
Atacante: Gabriel Jesus
Crédito Foto: Reprodução / Facebook oficial Sociedade Esportiva Palmeiras
O jogador mais caro do Cartola FC, e provavelmente, do Brasil evoluiu muito nesta temporada chamando a responsabilidade e mostrando ser um exímio fazedor de gols. O acerto com o Manchester City parece não ter acomodado o garoto campeão olímpico, mostrando personalidade e seu cartão de visita na seleção, Jesus corre para deixar o Palmeiras com ao menos um título antes de embarcar para o futebol europeu.
Técnico: Cuca (Palmeiras)
Crédito Foto: Reprodução / Facebook oficial Sociedade Esportiva Palmeiras
Cuca voltou do futebol chinês com vontade de continuar bons trabalhos no Brasil. Pegou o Palmeiras em situação complicada na Copa Libertadores, e com um bom planejamento e elenco recheado, construiu uma base forte para um trabalho que vem rendendo a ponta da tabela para o alviverde. Um dos melhores técnicos do cenário nacional, com certeza deve estar na seleção do campeonato.
Outros destaques
Goleiros: Gatito Fernández (Figueirense) e Vanderlei (Santos)
Laterais: Wellington Silva (Fluminense), Fábio Santos (Atlético MG) e Victor Ferraz (Santos)
Zagueiros: Mina (Palmeiras) e Maicon (São Paulo)
Meio Campo: De Arrascaeta (Cruzeiro), Camilo (Botafogo) e Walace (Grêmio)
Atacantes: Fred (Atlético MG), Luan (Grêmio) e Marinho (Vitória)
Técnicos: Zé Ricardo (Flamengo) e Dorival Júnior (Santos)
E aí curtiu os nomes? Comente sua opinião e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Saiba o que muda com novo regulamento da Copa Libertadores 2017
Copa do Brasil: Veja cinco zebras que chegaram até as quartas de final
Corinthians: Quatro coisas que precisam ser corrigidas urgente no time