O Brasileirão 2016 está chegando e, junto com ele, estão vindo muitos craques que prometem decidir partidas em prol de suas equipes.
Baseando-se na edição do ano passado e projetando o que está por vir em 2016, confira os 10 principais atacantes que podem ser decisivos e se destacar ao longo da competição.
Melhores atacantes do Brasileirão 2016
10. Lucas Pratto - Atlético Mineiro
Vice-campeão pelo Galo no Brasileirão 2015, o atacante argentino vem com tudo para ficar com o título dessa vez. Autor de 13 gols na edição anterior, Lucas Pratto tem potencial para ampliar esta marca e brigar pelo topo da artilharia.
Às vezes criticado por boa parte de seus gols serem de pênalti, Pratto contará com companheiros de qualidade e um meio campo muito criativo para lhe proporcionar várias chances de gol. Caberá ao jogador aproveitar essas oportunidades para balançar as redes e provar que não vive só das penalidades.
9. Paolo Guerrero - Flamengo
Um dos jogadores mais importantes da história recente do Corinthians, o peruano ainda não repetiu a boa fase que teve no clube paulista durante seus jogos pelo Flamengo.
Conhecido por ser um jogador de gols importantes, como o gol que trouxe o título mundial para o Corinthians, em 2012, o camisa 9 é um jogador de muito potencial, mas ainda precisa convencer a torcida que foi uma boa contratação. Isso pode servir de motivação, já que, em muitas oportunidades, Guerrero cresceu e mostrou seu serviço nas adversidades.
Agora comandado por Muricy Ramalho, técnico tetracampeão brasileiro, o centroavante tem tudo para recuperar a boa fase e voltar a fazer o que mais sabe: decidir partidas.
8. Willian - Cruzeiro
Willian foi o principal nome do ataque do Cruzeiro no Brasileirão 2015, marcando 11 gols ao longo da competição. Com atuações como quando marcou 4 gols sobre o Figueirense, a torcida espera que ele repita os bons jogos do ano passado.
Tendo características de ser um atacante versátil e de muita movimentação, o atleta pode surpreender a defesa marcando gols de diversos modos e trazendo muitas alegrias para a nação cruzeirense, que sonha em voltar a disputar o título nacional após o bicampeonato em 2013 e 2014.
7. Dudu - Palmeiras
Uma das contratações mais polêmicas da temporada de 2015, Dudu correspondeu às expectativas palmeirenses marcando 10 gols e sendo o líder de assistências da equipe no Brasileirão. Isso sem falar dos gols decisivos que marcou na Copa do Brasil, levando a disputa para os pênaltis e trazendo o título para o verdão.
Por outro lado, em 2016, o atacante contou com lesões ao longo do estadual, sem falar da eliminação precoce da Libertadores. Então, o camisa 7 alviverde vem com tudo para ser decisivo a favor do Palmeiras e buscar o título do Campeonato Brasileiro.
No geral, Dudu tem potencial para amadurecer e desenvolver ainda mais seu futebol, tornando-se um dos principais nomes do campeonato nacional.
6. Jonathan Calleri - São Paulo
Vindo do Boca Juniors para o primeiro semestre da temporada de 2016, o argentino de 22 anos já soma 12 gols pelo tricolor paulista. Decisivo por mais de uma vez, o atacante marcou 4 gols na vitória sobre o Trujillanos, anotou os 2 gols na vitória sobre o River Plate e fez o gol do empate contra o The Strongest, na partida que sacramentou a classificação São Paulo para a segunda fase da Libertadores.
A grande dúvida é se Calleri fica ou não para disputar o segundo semestre pelo tricolor. Visto que o empréstimo do jogador se encerra no meio do ano e a Internazionale de Milão tem a preferência de compra pelo jogador, além de outros times que manifestaram interesse. Caso as negociações com as equipes não sejam concretizadas e o atacante fique no Brasil até o restante da temporada, Calleri certamente brigará pelo topo da artilharia no brasileirão.
5. Gabriel - Santos
Mais um dentre os muitos meninos da vila que deram certo, Gabriel é uma esperança de gols para o santista. Com apenas 19 anos, o jogador foi o vice artilheiro (10 gols) da equipe no Brasileiro 2015, ficando atrás apenas do experiente Ricardo Oliveira que, inclusive, foi o artilheiro de toda competição.
Gabigol tem faro de gol e se movimenta o tempo todo buscando o melhor espaço para poder concluir as jogadas, sendo um dos principais responsáveis pelo mortal contra-ataque santista que vem fazendo diversas vítimas ao longo dos campeonatos.
Apesar de jovem, o atleta mostrou ser decisivo, como nas partidas contra o Corinthians, pela Copa do Brasil do ano passado, na semifinal do paulista deste ano, contra o Palmeiras, na qual marcou dois gols e ajudou o Santos a chegar em sua oitava final estadual consecutiva.
4. Fred - Fluminense
Embalado pelo título da Primeira Liga, o Flu pretende disputar o Brasileirão na parte de cima da tabela e, para isso, com certeza conta com os gols de Fred. Atuando pelo tricolor carioca desde 2009, o centroavante é sempre candidato a ser artilheiro do Brasileirão.
Na edição anterior, sofreu com lesões e acabou balançando as redes apenas por 9 vezes. Mas, estando saudável em 2016, Fred pretende repetir os bons números dos campeonatos de 2012 (20 gols) e 2014 (18 gols), nos quais recebeu o prêmio de artilheiro da competição nacional.
Um grande revés pode ser o recente desentendimento com Levir Culpi, atual técnico da equipe. Porém, após certa polêmica, a situação já foi tranquilizada e os dois dizem estar tranquilos com relação ao episódio. Resta aguardar o início do campeonato e ver qual será o desempenho do capitão das Laranjeiras.
3. Robinho - Atlético Mineiro
Assim como Gabriel, também menino da vila, desta vez, Robinho optou pelo Atlético Mineiro em mais um de seus muitos retornos ao futebol brasileiro, causando certa indignação aos torcedores do Santos.
Jogador renomado internacionalmente e titular da seleção brasileira por muitos anos, o atacante conta com companheiros que formam um forte elenco, principalmente no sistema ofensivo, tendo tudo para vencer os goleiros por diversas vezes e escrever seu nome na história do Galo.
Na temporada atual, o craque ostenta a excelente marca de 10 gols em 10 jogos entre competições como o Campeonato Mineiro e Libertadores. E coincidência ou não, a partida contra o Santos abre a caminhada do Atlético no campeonato nacional e, começando por essa rodada, Robinho poderá mostrar se ainda é um dos melhores atacantes do país.
2. Luan - Grêmio
Luan é, sem dúvidas, uma das maiores revelações do cenário nacional nos últimos anos. O jovem atacante de 23 anos fez um Brasileirão de gente grande pelo Grêmio no ano passado, marcando 10 gols e ajudando a equipe a conquistar a terceira colocação na tabela, classificando-se para a Libertadores.
Atleta da seleção olímpica, o atacante é o principal nome do atual elenco gremista e promete repetir as grandes atuações do ano passado para, dessa vez, o time comandado por Roger Carvalho buscar o título nacional.
1. Ricardo Oliveira - Santos
Desacreditado por muitos, o atacante de 35 anos chegou ao alvinegro praiano no início da temporada passada e, queimando muitas línguas, colecionou belos gols ao longo da temporada. O experiente jogador veio ao Santos com um contrato de produtividade mas, após grandes atuações, mostrou ser um jogador que ainda tem muito a oferecer.
Artilheiro do campeonato nacional em 2015, com 20 gols, o atacante não só despertou a atenção de todos os que acompanham de futebol, mas também de Dunga, técnico da seleção do Brasil. Ricardo vem sendo convocado constantemente, tomando conta da camisa 9 e levando experiência para o jovem elenco da seleção.
Integrante de um dos melhores ataques do país, o jogador é um dos favoritos para ser o artilheiro do Brasileirão 2016, repetindo o feito do ano passado.
Além dos jogadores citados acima, também merecem ser observados de perto atletas como Cleiton (Atlético-MG), Miller Bolaños (Grêmio), Gabriel Jesus (Palmeiras) e André (Corinthians), que são jovens atacantes que podem oferecer muito às equipes que representam nesse Brasileirão.
O Campeonato Brasileiro se inicia no dia 14 de maio e promete trazer muitas emoções para os torcedores, tendo um equilíbrio cada vez maior entre as equipes.