Mesmo após o fiasco na Copa do Mundo de 2014, o futebol brasileiro ainda possui diversos protagonistas em gigantes do futebol mundial: Neymar, Philippe Coutinho e Willian são bons exemplos disso. Apesar das críticas a atual geração do país pentacampeão mundial, ainda existem muitos nomes que podem vir a se tornar estrelas mundo afora.
Com a díficil situação financeira dos clubes brasileiros, que não conseguem competir com outros mercados do futebol mundial, a base tem sido cada vez mais utilizada pelos técnicos das equipes profissionais.
A última edição do Campeonato Brasileiro mostrou ao país vários nomes jovens que assumiram o protagonismo em seus clubes e que em 2016 podem crescer ainda mais. Confira as 15 maiores promessas do nosso futebol:
As Promessas do Futebol Brasileiro
15. Zeca - Santos - 21 anos
Bicampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior com a camisa do Santos, Zeca se consolidou como titular do Peixe sob o comando de Dorival Júnior em 2015. Muito bom no apoio, o lateral ambidestro ainda pode atuar pelos dois lado do gramado.
Com muita personalidade, o jogador de apenas 21 anos tem passagens pelas Seleções sub-20 e sub-23 e sonha em ser o lateral titular da equipe brasileira nas Olimpíadas.
14. Valdívia - Internacional - 21 anos
Muita carisma e futebol. Assim que Valdívia é visto pelos analistas de futebol do país. Com só 21 anos, o habilidoso meia foi peça-chave na campanha de semifinalista do Internacional na Libertadores 2015.
Com ótimas atuações pelo colorado gaúcho, Valdívia chegou à Seleção Olímpica. Contudo, sua boa sequência foi interrompida por uma grave lesão no segundo semestre de 2015. Na atual temporada, o jogador quer repetir o sucesso para integrar a equipe que buscará a inédita medalha de ouro no Rio 2016.
13. Rodrigo Caio - São Paulo - 22 anos
Presença constante nas seleções de base, o jovem de 22 anos já é um dos líderes do São Paulo, clube pelo qual atua profissionalmente desde 2011. Muito versátil, Rodrigo Caio é bem visto por técnicos pela sua capacidade de atuar tanto como zagueiro quanto como volante.
Em 2015, Rodrigo Caio quase acabou negociado com o futebol espanhol, mas uma lesão atrapalhou seus planos. No São Paulo “pós-Ceni”, o jogador tenta se estabelecer com um novo ídolo da torcida Tricolor.
12. Richarlison - Fluminense - 18 anos
Com só 18 anos, Richarlison fez sua estreia pelo time profissional do América-MG apenas em julho de 2015. Mesmo com o pouco tempo nos gramados, o rápido atacante foi a estrela do Coelho na campanha do retorno à Série A em 2016.
Os nove gols no torneio nacional e as belas atuações com a camisa da equipe mineira transformaram Richarlison em alvo de grandes clubes do país. Nos últimos dias de 2015, o Flu venceu a concorrência dos rivais e anunciou acerto com o atacante até o final de 2020.
11. Otávio - Atlético-PR - 21 anos
Sem os mesmos holofotes de outras promessas brasileiras, o volante Otávio foi um dos melhores jogadores do Furacão na boa campanha do time pelo Campeonato Brasileiro de 2015.
O volante foi um dos jogadores que mais desarmou durante o torneio nacional e despertou interesse de gigantes do país. Apesar disso, o Furacão segue protegendo bem sua joia, que teve contrato prorrogado até o meio do ano de 2019.
10. Luis Enrique - Botafogo - 17 anos
Nascido em 1998, o atacante começou sua carreira nas categorias de base do Flamengo. Mas foi no rival Botafogo que o jovem ganhou chances no profissional e não decepcionou. Com gols importantes, Luis Enrique ajudou o rubronegro carioca na campanha do retorno à Séria A de 2016.
Luis Enrique iniciou 2016 com o mesmo ritmo e segue balançando as redes nas boas partidas que o Fogão disputou pelo Campeonato Carioca. Mesmo muito novo, o atacante já é alvo de clubes ingleses e italianos.
9. Luciano - Corinthians - 22 anos
Depois de boas atuações com a camisa do Avaí, Luciano chegou ao Corinthians em 2014. Porém, foi só no ano seguinte que o atacante demonstrou bom futebol no alvinegro paulista. Durante sua melhor sequência no Campeonato Brasileiro de 2015, o jovem de 22 anos sofreu uma grave lesão e voltou aos gramados só no início de 2016.
Luciano foi o grande nome da campanha da Seleção Brasileira nos jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, apesar da modesta medalha de bronze da equipe verde e amarela na competição. O atacante espera repetir as boas atuações em 2016 para estar no grupo das Olimpíadas.
8. Luan - Grêmio - 22 anos
Luan começou nos gramados no modesto Tanabi, do interior paulista. Porém, foi com a camisa gremista que o atacante de apenas 22 anos brilhou. O jovem foi um dos principais nomes da surpreendente campanha do time gaúcho, que terminou o Brasileirão na terceira colocação.
Esperança gremista para a disputa da Libertadores 2016, Luan é presença constante nas convocações da Seleção Olímpica. Há expectativa de que o atacante possa, em breve, ser uma das novidades do técnico Dunga para a seleção principal.
7. Gustavo Scarpa - Fluminense - 22 anos
Muito versátil, o jogador de apenas 22 anos pode atuar na lateral esquerda e no meio de campo. Revelado pelo Guarani, Scarpa ganhou notoriedade no futebol brasileiro com a camisa do Flu e acabou 2015 em alta com a torcida tricolor.
As boas atuaçṍes de Scarpa com a camisa do Flu, apesar da má campanha do time no Brasileirão 2015, renderam uma convocação ao atleta para a Seleção Olímpica no final do ano, deixando Scarpa como um dos cotados para estar no Rio 2016.
6. Gabriel Barbosa (Gabigol) - Santos - 19 anos
Cria da base santista, famosa por revelar grandes nomes para o futebol nacional, Gabriel foi um dos protagonistas do Peixe em 2015. Com boas atuações, o atacante ajudou seu time a chegar ao título Paulista e ao vice-campeonato da Copa do Brasil.
Chamado de “Nova Batistuta” por parte da imprensa italiana, Gabigol é um dos alvos da Fiorentina e é cotado para deixar a equipe da Baixada Santista ainda antes do final da temporada 2016.
5. Gabriel Jesus - Palmeiras - 18 anos
O atacante palmeirense de apenas 18 anos é daqueles que já vem com fama de astro desde as categorias de base, tanto no clube como na Seleção Brasileira. Promovido ao time profissional pelo técnico Oswaldo de Oliveira no início de 2015, Gabriel Jesus já é titular da equipe alviverde.
Com apenas um ano de futebol profissional e já um título nacional (Copa do Brasil 2015), o rápido atacante já desperta muito interesse dos gigantes europeus e tem seu nome ligado a diversas especulações. Jesus é uma das esperanças palmeirenses para a disputa da Libertadores 2016.
4. Felipe Vizeu - Flamengo - 18 anos
Nascido no ano de 1997, o atacante foi um dos grandes nomes da campanha do título flamenguista na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. Muito querido pela torcida rubronegra, Vizeu foi alçado ao time profissional pelo técnico Muricy Ramalho.
Nas primeiras atuações com a camisa profissional do Fla, o jovem avante correspondeu às expectativas e começou balançando as redes em partidas do Campeonato Carioca. A esperança da diretoria no atleta é tamanha, que o rubronegro liberou o atacante Kayke ao futebol japonês, transformando Vizeu em reserva direto de Paolo Guerreiro, maior estrela da equipe.
3. Erik - Palmeiras - 21 anos
Apesar de ser natural do Estado do Pará, Erik foi revelado pelo Goiás e, desde as categorias de base, é tido como uma das joias do futebol tupiniquim. No Campeonato Brasileiro de 2015, o jogador teve grandes atuações, mas como alguns jovens atletas, passou por problemas disciplinares ao longo do ano.
Com passagens por todas as seleções de base e com a visibilidade obtida no time esmeraldino, Erik foi contratado pelo Palmeiras no início de 2016 e promete ser um dos grandes destaques do ano no futebol nacional.
2. Douglas Santos - Atlético-MG - 21 anos
Revelado pelo Náutico, o jovem de apenas 21 anos foi um dos grandes destaques do Atlético-MG vice campeão nacional de 2015. Muito bom no apoio, o lateral esquerdo ajudou a municiar o ataque alvinegro, que balançou as redes 65 vezes durante o Brasileirão.
Com rápidas passagens pelo futebol europeu (Granada-ESP e Udinese-ITA), o lateral apareceu para o cenário nacional com a camisa do Galo, chegando também à Seleção Brasileira. A promessa atleticana é um dos cotados para integrar o grupo que buscará o ouro Olímpico no Rio 2016.
1. Alisson - Internacional - 23 anos
O goleiro de apenas 23 anos do time gaúcho desbancou, em 2014, a concorrência do pentacampeão mundial Dida e do irmão Muriel para se transformar em um dos maiores ídolos atuais da torcida colorada.
As grandes atuações de Alisson em 2015 o levaram para a Seleção Brasileira do técnico Dunga. Além disso, a transferência do arqueiro, revelado pelo time gaúcho, para a Roma-ITA é dada como certa e deve acontecer antes mesmo do final de 2016.