Crédito foto: Divulgação site oficial do América-RN
Quarta-feira é dia de Copa do Brasil, e quando falamos nela é impossível não nos lembrarmos das zebras que já passearam nos gramados da mais maravilhosa competição mata a mata do calendário brasileiro.
Neste ano, todos os oito times que chegaram as quartas de final já foram campeões do torneio, mas nem sempre a história foi assim. Aí vão as cinco zebras que já chegaram até esta fase da competição:
5. 15 de Novembro
Crédito foto: Reprodução | YouTube
O ano de 2004 foi o dos azarões. O campeão daquele ano foi nada mais nada menos que do que o Santo André, de Sandro Gaúcho e Romerito.
Mas o time da região ABC não foi a única surpresa. Nesse mesmo ano tivemos um confronto nas quartas de final bem inusitado: entre o 15 de Novembro de Campo Bom e o Palmas Futebol e Regatas.
O 15 de Novembro chegou até as semifinais e teve a melhor campanha da competição em sua história (5° lugar). O caminho até a esta marca teve uma vitória em cima do Vasco, por 3 a 0, em pleno São Januário.
O time contava com o meio-campo Dauri, que foi artilheiro do torneio daquele ano com oito gols e, no final da competição, se transferiu para o Internacional. Mano Menezes, futuro técnico da seleção brasileira, era o comandante do 15 de Novembro na campanha de 2004.
Crédito foto: Divulgação | Site oficial XV Novembro
4. Baraúnas
A Copa do Brasil nos reserva histórias espetaculares. O Baraúnas, time da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, chegou as quartas de final da competição em 2005. Mesmo ano em que o também azarão, Paulista FC foi campeão do torneio.
Após eliminar times como América-MG e Vitória-BA, o Baraúnas enfrentaria o Vasco, de Romário e Alex Dias. Primeiro jogo, em Mossoró, deu empate de dois gols para cada lado. Na partida em São Januário a estrela do atacante Cícero Ramalho brilhou e o time Potiguar fez história batendo o Vasco por três a zero. O técnico Joel Santana não resistiu a derrota e perdeu o cargo no clube carioca.
Cícero Ramalho, também conhecido por Cícero Romário ou Romário do Nordeste, começou o ano de 2005 como dirigente do Baraúnas e, após a Copa RN daquele ano, tirou as chuteiras do armário e voltou a campo na Copa do Brasil. Após ter pesado quase 103kg, o artilheiro fez história pelo clube.
3. Ipatinga
Ney Franco dando entrevista ainda como técnico do Ipatinga | Crédito foto: Reprodução / YouTube
Fundado em 1998, o Ipatinga teve uma rápida ascensão. Em 2005, foi campeão mineiro e em 2006 fez uma bela campanha na competição. Comandado por Ney Franco e liderado dentro de campo pelo atacante Camanducaia, o Ipatinga não só chegou até as quartas de final como passou para as semifinal da competição, batendo o Botafogo e o Santos.
Também no ano de 2006, o Volta Redonda chegava as quartas de final, com Túlio Maravilha de camisa 9.
No ano seguinte, o Ipatinga também chegou até as quartas de final da competição, mas o feitiço acabou virando contra o feiticeiro e a equipe mineira acabou eliminada pelo Brasiliense, do artilheiro Dimba.
2. Corinthians-AL
Reinaldo Alagoano comemorando um de seus gols na competição | Crédito foto: Reprodução / YouTube
O ano era 2008 e o Corinthians Alagoano não participaria de nenhuma série do Campeonato Brasileiro, apenas do campeonato estadual e da Copa do Brasil.
No primeiro confronto da competição, o time de Alagoas eliminou o Atlético-PR nos pênaltis, dentro da Arena da Baixada. Não contente, o Corinthians-AL passou do Paranavaí na segunda fase e do Juventude nas oitavas de final. Acabou caindo para o Vasco nas quartas de final, mas a campanha rendeu lucros ao time. Isso porque o atacante Reinaldo Alagoano foi vendido para o Cruzeiro por R$ 1,2 milhões.
Reinaldo Alagoano não vingou no Cruzeiro e foi emprestado para diversos clubes do futebol brasileiro. Hoje brilha no Nacional Esporte Clube.
1. América-RN
Rodrigo Pimpão fez o quinto gol do América-RN contra o Fluminense no Maracanã, em 2014 | Crédito foto: Reprodução / YouTube
Essa já é uma zebra um pouco mais recente. O América de Natal fez algo um tanto quanto espetacular no ano de 2014 na competição.
Na terceira fase do torneio, a equipe de Natal recebeu o poderoso Fluminense de Fred, Conca, Cícero e Walter no estádio das Dunas, e tomou um sonoro três a zero. Para muitos o confronto já estava decidido, mas ainda tinha o segundo jogo, com mando do time carioca.
O América-RN começou com tudo e até abriu o placar, mas com gols de Fred e Cícero o Flu virou a partida ainda no primeiro tempo.
Pronto, ponto final. Só que não! O Mecão começou o segundo tempo empatando logo aos quatro minutos. Depois virou aos 30 e ampliou aos 37. Colocando fogo no jogo. Aos 45 minutos do segundo tempo, Rodrigo Pimpão, ex-Vasco, fez o gol da classificação do América, deixando o placar do jogo 5 a 2 e o agregado 5 a 5 (classificando o time do Rio Grande do Norte pelo critério de gols fora de casa).
Na sequência da competição o América-RN venceu o Atlético Paranaense nas oitavas de finais, mas caiu para o Flamengo nas quartas de final. Detalhe: Apesar da boa campanha na competição, o América-RN caiu para a Série C do Campeonato Brasileiro no mesmo ano (2014).
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Cinco prováveis candidatos a craque do Brasileirão 2016
Os cinco jogadores que mais vestiram a camisa de um clube nordestino
Saiba quem são os 10 atletas mais populares nas redes sociais