O torcedor santista sempre teve uma ligação muito forte com seus ídolos. E talvez por isso, o Santos seja um dos clubes que mais repatria atletas no país. Os Meninos da Vila que são lançados acabam indo cedo para a Europa, mas criam uma ligação tão grande com o clube que acabam voltando em algum momento de suas carreiras.
São muitos os exemplos de jogadores que retornaram ao clube nos últimos anos: Robinho, Léo, Elano, Renato e Ricardo Oliveira são alguns deles. A equipe do Esportudo.com selecionou outros seis jogadores que saíram do time da Vila Belmiro e que todo santista gostaria que retornasse, confira:
6. Diego Ribas (meia)
Crédito foto: Divulgação/ Instagram Diego Ribas Cunha
Diego é o Menino da Vila que mais presidentes tentaram repatriar. A cada temporada lemos mais e mais matérias sobre diretorias santistas querendo trazer o meia de volta a Vila Belmiro. Também não é para menos, Diego é um dos jogadores que mais deixou saudades na torcida, campeão brasileiro em 2002 e vice-artilheiro da equipe com dez gols. O camisa 10 ainda foi campeão brasileiro em 2004, e vice em 2003 tanto no Brasileirão quanto na Copa Libertadores da América. A dupla Diego e Robinho conquistou os torcedores santistas pelo jeito leve e menino de jogar.
Recentemente, o meia rescindiu contrato com o Fenerbahçe, da Turquia e está livre no mercado. Em 2015, Diego deu uma declaração dizendo que sua prioridade no Brasil seria o Santos, mas infelizmente sua pedida salarial é muito alta para o time da Vila Belmiro.
5. Danilo (lateral-direito)
Crédito foto: Divulgação / FC Porto
Danilo jogou apenas um ano pelo time santista, mas foi um dos jogadores mais importantes na conquista do tricampeonato da Copa Libertadores da América. Além de boas atuações no torneio continental, ele fez o gol do título. Apesar de lateral-direito, ele foi o vice-artilheiro do Santos na competição com quatro gols.
Atualmente joga pelo Real Madrid e foi muito disputado pelos dois maiores clubes espanhóis. Danilo também jogou pela Seleção Brasileira tanto sub-20 quanto na equipe principal, tendo uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.
4. Rafael (goleiro)
Foto: Divulgação oficial do clube
Rafael chegou ao time da Vila Belmiro em 2009, mas só estreou em 2010. Após um ótimo início, conquistou a torcida e a posição ganhando títulos com a camisa santista.
Na Copa Libertadores da América foi peça fundamental para a conquista do tricampeonato, sempre com apresentações seguras. Destacando-se principalmente no empate por 0 a 0 contra o América do México em que o goleiro com grandes defesas e garantiu a classificação para as quartas de final. Além disso, Rafael tornou-se o goleiro mais jovem a conquistar o campeonato.
Em julho de 2013, foi vendido para o Napoli, por € 5 milhões, sendo a transferência mais cara de um goleiro no futebol brasileiro.
3. Geuvânio (atacante)
Crédito foto: Divulgação oficial do clube
O Caveirinha foi a mais recente perda santista, mas a torcida já sente sua falta. Depois de ganhar o Campeonato Paulista de 2015 e ser vice-campeão da Copa do Brasil do mesmo ano, Geuvânio deixou o clube na janela de 2016, sendo um dos artilheiros do time.
Em sua despedida, ele se emocionou e deixou claro que espera voltar a defender o clube no futuro
2. Alex (zagueiro)
Crédito foto: Divulgação/Site oficial do Milan
Alex tornou-se o mais novo objeto de desejo da diretoria e torcida santista para ser repatriado ainda nessa temporada. Com o contrato encerrado com o Milan, o zagueiro viria de graça para o Peixe que teria apenas que acertar os vencimentos com o atleta.
O jogador transferiu-se para o Santos em 2001 e ficou até 2004. Conquistando junto com Diego e Robinho títulos importantes como, por exemplo, o Brasileirão de 2002 e 2004.
Aos 34 anos, o camisa 6 está em ótimas condições físicas e já demonstrou muito interesse em voltar ao time da Vila. Há grandes possibilidades de que essa contratação aconteça em breve.
1. Neymar (atacante)
Crédito foto: Divulgação/ Facebook Santos FC
Neymar é o maior ídolo dos últimos tempos no clube santista, nem todos os problemas e processos em relação a sua transferência para o Barcelona conseguiram abalar sua relação com a torcida. Considerado pela FIFA como o terceiro melhor jogador do mundo em 2015 e é peça essencial na Seleção Brasileira. Além disso, Neymar é o jogador que todo torcedor gostaria de ter em seu time. Por sorte, o atacante já expressou a sua vontade de voltar ao clube santista no futuro, e em coletiva de imprensa declarou que sua única certeza é que irá encerrar a sua carreira no Santos.
E aí, você concorda? Colocaria mais alguém na lista? Deixe seu comentário.
Veja também:
Cartola FC: Confira 10 prováveis candidatos ao Troféu Gringo do Ano
Confira as ligas que geram maiores receitas no esporte mundial
5 motivos para acreditar na Seleção Brasileira de Tite