Crédito foto: Getty Images
Um dos melhores centroavantes em atividade do futebol internacional se lesionou gravemente na última semana. Na quinta-feira, 20, o sueco Zlatan Ibrahimovic se machucou sozinho em partida do Manchester United contra o Anderlecht, válida pelas quartas de final da Europe League. O jogador deixou o campo de Old Trafford mancando, e atrás de si, milhares de torcedores preocupados com a gravidade da lesão.
Veja o momento em que Ibra se machuca:
O fisioterapeuta Marco Antonio Araujo, professor da Universidade de Mogi das Cruzes e fisioterapeuta de atletas do Clube Hebraica, em São Paulo, afirmou que a lesão de Ibra foi “por hiperextensão do joelho e pode romper ambos os ligamentos cruzados do local (cruzado anterior e posterior). Não há como saber se irão reconstruir os dois ligamentos, mas de qualquer modo a recuperação é longa”. Quando questionado sobre o tempo de recuperação, disse: “Então, o tempo biológico é de seis meses, mas a propriocepção, a confiança e a idade dele podem aumentar e recuperação em até um ano”. Finalizou dizendo que, por se tratar de um atacante de alto nível, as exigências na recuperação são extremamente altas, por isso o retorno deve demorar.
A imprensa europeia já falava na aposentadoria do atacante, após uma contusão tão grave. O repórter italiano Gianluca di Marzio, da "Sky Sport", falou da seriedade da lesão e citou nove meses de recuperação. Disse também que o sueco já estaria planejando uma viagem aos Estados Unidos para fazer a operação com um especialista na universidade de Pittsburgh. O jornal português "Record" divulgou informações parecidas e especulou que, aos 35 anos, Ibra poderia se aposentar por causa da longa recuperação. Apesar das especulações, o Manchester United não falou em prazo de retorno ainda. Toda imprensa se precipitou ao expressar sua opinião antes do próprio atleta, que é conhecido também por sua determinação.
Ibrahimovic não enfrenta só a imprensa em seu retorno aos gramados. Contra ele há o tempo, a idade, a desconfiança e até mesmo o fim do contrato com o clube, que vai até junho com possibilidade de ser renovado por mais uma temporada. Segundo o jornal Daily Mirror, o United irá oferecer todo o suporte médico necessário, mas não irá renovar o contrato. Quando retornar, terá 36 anos completos.
Crédito foto: Reprodução / Instagram oficial do atleta
Entretanto, o atleta sueco tem muito a seu favor no retorno ao futebol. Tem um físico privilegiado, invejado por muitos da sua idade e até mesmo bem mais novos. Ser faixa preta em Taekwondo com certeza faz a diferença. Os movimentos aprendidos na prática de artes marciais lhe permitem, sem dúvida, marcar os gols de bicicleta e voleio que faz. O aproveitamento é nítido para quem observa ele jogando. Ao chegar aos Red Devils, o jogador bateu todos os recordes nos exames médicos e avaliação física, alcançando resultados melhores que os de Cristiano Ronaldo. O passado lhe fortalece: igual à sua idade é o número de conquistas em sua carreira. São 35 títulos como profissional, e ansiedade e sede por mais, existe. Nunca ter ganho um torneio continental europeu (Liga Europa ou Liga dos Campeões) serve de incentivo para voltar o mais rápido possível ao jogo. Caso o United vença a Liga Europa, o atacante terá participação na conquista. Porém, já é certo que não irá jogar a final, que acontecerá em Estocolmo, na Suécia, e teria um gosto especial por ser em seu país.
O ego de Ibrahimovic é grande, não se pode negar, e isso lhe ajuda. Ele mesmo já afirmou ser como o vinho: melhor com o passar dos anos. Completou que por causa disso poderia jogar até os 50 anos. Certamente ele não vai deixar que a imprensa diga que ele está “morto”. Sem dúvida, sua busca pela taça da Liga dos Campeões, a ‘Orelhuda”, também o motiva ao retorno. Em entrevista dada à rádio francesa RMC no início de 2015, o empresário de Ibra, Mino Raiola, disse achar que o sueco tem condições de jogar até os 42 ou 43 anos.
Ora, se Raiola estiver correto, Ibra tem pelo menos mais sete anos de carreira, mais do que suficiente para se recuperar e voltar a atuar em alto nível e até mais forte. Finalmente, em sua conta oficial no instagram, o atleta publicou como legenda de uma foto de suas pernas no domingo, 23, que agradece ao apoio de seus fãs, disse que sempre jogou com apenas uma perna e, portanto, não deve ser problema. Garantiu: “Uma coisa é certa, eu decido quando é hora de parar, mais ninguém. Desistir não é uma opção. Até breve”. O resto de sua resposta deve vir dentro de campo.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Top 10: Os maiores jogadores da história do Manchester United
5 jogadores que estão fora dos holofotes, mas que já deram o que falar
Lembra deles? 10 jogadores brasileiros "esquecidos" na Europa