Crédito foto: Reprodução / Site Oficial do clube / Ivan Storti
Em dezembro acontece a eleição para a presidência do Santos FC. Atualmente, o cargo está sob o comando de Modesto Roma Júnior. Com 1.321 votos, ele foi escolhido em 2014 para governar o clube até o final deste ano. Modesto deu início aos trabalhos em janeiro de 2015. Nesses dois anos de mandato várias decisões foram tomadas, treinadores foram trocados, jogadores chegaram e deixaram o elenco profissional.
Pensando especificamente sobre as contratações feitas na gestão do presidente, a equipe do Esportudo listou os quatro melhores investimentos feitos. Confira!
4. Bruno Henrique
Crédito foto: Reprodução / Site Oficial do clube / Ivan Storti
O atacante desembarcou na Baixada Santista em janeiro de 2017. O Santos pagou ao Wolfsburg, time alemão, 4 milhões de euros (na época, cerca de 13 milhões e meio de reais) para ter Bruno Henrique. O atleta assinou um contrato de quatro anos com o clube.
Os três primeiros gols dele com a camisa alvinegra aconteceram em um mesmo jogo. A partida foi contra o São Bernardo, pelo Campeonato Paulista, em 12 de março. A equipe ganhou o confronto por 4 a 1, além do hat-trick* de Bruno, Rafael Longuine também marcou na ocasião. Contra o Bahia, pelo Brasileirão, em 23 de julho, o jogador também fez os três gols que deram a vitória para o Peixe.
3. Copete
Crédito foto: Reprodução / Site Oficial do clube / Bruno Santoni
Jonathan Copete foi contratado pelo Santos em maio de 2016. O clube pagou 1 milhão e meio de dólares (na época, cerca de 5 milhões de reais) para retirar o jogador do Atlético Nacional, time colombiano. Entretanto, precisou esperar até 20 de junho para utilizar o atleta.
Copete estreou nove dias depois, em um jogo contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Ele entrou no segundo tempo, marcou um gol e deu uma assistência que ajudou na vitória do time por 3 a 2. Este ano, no dia nove de julho, o atleta marcou um hat-trick diante o São Paulo. No entanto, além do desempenho espetacular, o que chamou a atenção dos torcedores foi a queimadura na barriga exposta por Copete na comemoração do primeiro tento. A atitude do atacante, de jogar mesmo machucado, realçou a admiração dos santistas para com ele.
2. Ricardo Oliveira
Crédito foto: Reprodução / Santos TV
O retorno do jogador ao clube que defendeu em 2003 se concretizou em 12 de janeiro de 2015. Neste dia, o centroavante foi contratado pelo Alvinegro Praiano para disputar o Campeonato Estadual daquele ano.
Devido ao trabalho, boas atuações e a artilharia da competição, Ricardo, conhecido como Pastor, renovou contrato com o Santos até o fim deste ano. O atleta também foi artilheiro do Brasileirão de 2015. Atualmente, não está em uma boa fase. Contudo, não podemos descarta-lo da listagem por tudo o que ele fez nesse período.
1. Vanderlei
Crédito foto: Reprodução / Site Oficial do clube / Dennis Calçada
Depois de atuar oito anos pelo Coritiba, Vanderlei assinou contrato com o Peixe em 24 de janeiro de 2015. Aos poucos, tornou-se o goleiro titular do time, entrando no lugar de Vladimir. No Campeonato Paulista do ano passado foi decisivo nas semifinais diante do rival Palmeiras. Após a partida terminar empatada em 2 a 2 no tempo regular, o atleta defendeu duas penalidades máximas e ajudou o Santos a se classificar para a final. Posteriormente, o time foi campeão contra o Audax.
As belas atuações e consequentemente defesas, seja de pênaltis ou não, continuam. O primeiro jogo contra o Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil deste ano pode ser um exemplo. A equipe foi derrotada por 2 a 0, na Ilha do Urubu, mas o placar só não foi maior por conta do Vanderlei, que até um chute de bicicleta, do atacante Berrío, defendeu. Hoje, sem dúvidas, é o principal jogador da equipe e o atleta mais elogiado e amado pelos torcedores.
Veja também:
Será que dá? Para colar no líder, Santos busca ajuda de 8 ex-jogadores
Top 10 dos melhores gringos em atividade no futebol brasileiro em 2017
Top 5 piores pontuações individuais nesta temporada do Cartola FC