Crédito foto: Divulgação / Site Oficial Grêmio/Corinthians / Getty Images
A cada ano que passa, o futebol brasileiro conta com cada vez mais jogadores estrangeiros, principalmente vizinhos sul-americanos. O Esportudo elencou o top 10 de gringos em atividade que estão se destacando nos nossos gramados em 2017. Entre os destaques, veremos paraguaios, colombianos, uruguaios, argentino e equatorianos. Alguns aparecem na lista pela raça demonstrada em campo, pela ótima técnica aliada ao preparo físico e também por grandes defesas e gols importantes por seus clubes.
10. Sornoza
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
O meia equatoriano foi destaque no Independiente Del Valle na Libertadores em 2016 e foi contratado pelo Fluminense em 2017. Fez um ótimo primeiro semestre com a camisa tricolor, comandando em campo a jovem equipe do técnico Abel Braga. Porém, sofreu uma lesão e ainda não conseguiu recuperar o seu grande futebol da primeira metade da temporada.
9. Joel Carli
Crédito foto: Getty Images
Chegou ao Botafogo em 2016 na volta do clube à Série A do Brasileiro e foi destaque na grande campanha do Alvinegro no Brasileirão. Continuou com a boa fase nessa temporada e ajudou a derrubar gigantes na ótima campanha até as quartas de final da Libertadores e até as semifinais da Copa do Brasil. Tem como principal virtude a força física e a raça típica do jogador argentino que nunca desiste de nenhuma jogada.
8. Ángel Romero
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
O paraguaio, talvez seja o jogador que grande parte da torcida do Timão odeia amar. Sua posição de origem é o ataque, podendo jogar aberto pelos lados, porém, essa característica o transformou em um marcador de ataque/lateral do adversário. Vontade não é algo que falta ao jogador corintiano, o que já lhe rendeu oito cartões amarelos em 20 jogos que entrou em campo. Entretanto, é o segundo jogador que mais intercepta passes no campeonato com média de 1,1 por jogo, de acordo com o "Footstats".
7. Martín Silva
Destaque do Vasco da Gama nos últimos anos, o goleiro uruguaio se destaca na temporada e quase sempre é convocado para a Seleção do Uruguai. Com um time limitado, o arqueiro cruzmaltino consegue se sobressair na temporada com defesas difíceis e tem como caraterística não ser espalhafatoso em cada defesa que faz no jogo.
6. Juan Cazares
Crédito foto: Divulgação / Facebook Oficial do atleta
O equatoriano é o único destaque positivo da equipe atleticana na temporada. O atleta cresceu demais em 2017, ao contrário de 2016 onde sua vida fora dos campos era muito badalada e não conseguia render dentro das quatro linhas. Já neste ano está muito mais ativo e participativo nos jogos, visto que, no Brasileirão é o segundo jogador que mais deu passes para gol, com sete passes e o primeiro no número de passes que resultaram em finalizações com média de 2,2 por jogo.
5. Kanneman
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
O zagueiro argentino do Grêmio forma uma das melhores duplas de zaga do Brasil com Pedro Geromel. Seu ponto forte é a boa marcação na bola aérea e sua imposição física não dando espaço aos atacantes adversários. Chegou com desconfiança da torcida devido ao seu histórico de expulsões pelos clubes em que passou. Entretanto, isso não se repetiu na equipe sulista e o jogador tem apresentado um futebol limpo e consistente.
4. Tréllez
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
O atacante colombiano de 27 anos chegou ao Vitória na metade de julho e mudou a equipe rubro negra de patamar sendo decisivo com gols, passes e participações em jogadas de gols da equipe. Ele marcou cinco vezes no Brasileiro 2017 sendo dois gols importantes fora de casa contra o líder Corinthians e Atlético Mineiro, no Independência. Mesmo sendo centroavante, consegue ter velocidade e sabe jogar pelos lados do campo puxando contra-ataque para o time baiano.
3. Balbuena
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
O zagueiro sem dúvidas é um destaque na temporada corintiana. Ele comanda, junto com Pablo, a zaga menos vazada do Brasileirão com apenas 15 gols sofridos. O jogador alvinegro tem mais de 92% de interceptação certa na competição nacional, segundo o "Footstats". Além disso, é um dos artilheiros do time no ano com cinco gols, sendo decisivo contra Cruzeiro, Fluminense e Patriotas.
2. Lucas Barrios
Crédito foto: Getty Images
Após não ter rendido muito no Palmeiras, o atacante foi mostrar seu futebol no Grêmio e deu muito certo. Foi um dos artilheiros da Copa do Brasil com cinco gols no torneio, além de ser o atual vice-artilheiro da Copa Libertadores com seis gols. Ao todo na temporada, o paraguaio tem 18 gols e luta pela artilharia no futebol brasileiro na temporada. O palmeirense não consegue entender o porquê o centroavante não jogou um terço de bola que joga no Grêmio. Já o torcedor gremista agradece ao pouco aproveitamento do atleta na equipe palestrina e que o levou ao Imortal.
1. Gatito
Crédito foto: Getty Images
O compatriota de Romero é destaque quando o assunto é defesa de penalidades na temporada. O arqueiro do Botafogo já defendeu oito cobranças nesse ano, sendo três delas na decisão por pênaltis nos playoffs da Copa Libertadores contra o Olímpia do Paraguai. O "Footstats" mostra também que Gatito é o quarto goleiro do Brasileirão que mais faz defesas difíceis em média por jogo, com 1,3 defesas.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Saiba quem são os principais batedores de pênalti dos times da Série A
Ano histórico: Zagueiro da Chape Sub-20 analisa excelente temporada
Cara de um, focinho de outro! Veja 7 esportistas e seus animais