Crédito foto: Mailson Santana / Divulgação oficial do clube
No início do Campeonato Brasileiro, o time do Fluminense não era um dos favoritos a classificação para a Copa Libertadores, um time jovem e liderado pelo, até então capitão Tricolor, Fred. Com o passar das rodadas, o trabalho de Levir Culpi foi tomando corpo, o Tricolor Carioca não tinha grandes atuações, mas era eficiente e vinha conseguindo bons resultados.
De um tempo para cá, a boa campanha do Flu desandou. O time estava no G4 e tinha uma boa vantagem frente aos seus concorrentes, mas depois não conseguiu mais somar pontos, principalmente, após a abertura de mais duas vagas para a Copa Libertadores. Depois de nove jogos sem vencer, a equipe saiu da zona de classificação e deixou escapar a vaga para Copa Libertadores.
Mas, afinal de contas, a culpa é de quem? Do até então técnico do Flu? Do elenco? Da diretoria? Levir armava muito bem o time do Fluminense, mas durante os jogos ele fazia substituições que prejudicavam muito o jogo do Tricolor Carioca. O elenco está muito inchado, e pior, com jogadores em péssima fase. A diretoria deixou escapar o Fred, alegando não poder bancar o alto salário de nosso antigo capitão, mas com este mesmo dinheiro, contratou jogadores de salários relativamente altos, que apresentam um futebol muito abaixo do esperado.
A equipe do Esportudo.com preparou uma lista, abaixo, com seis jogadores do Fluminense que não fariam falta na temporada 2017. Veja se você concorda, discorda ou se acrescentaria outros nomes:
6. Jonathan
Crédito foto: Divulgação site oficial do clube
O lateral-direito atuou 28 jogos e não marcou nenhum gol. Jonathan é um jogador veloz, habilidoso, experiente, com excelente toque de bola e cruzamento. Seu único defeito é o departamento médico, Jonathan nunca está apto para jogar e passou duas temporadas no Flu, onde atuou poucos jogos e poderia ter participado muito mais. Teve um ótimo momento no início deste ano, mas logo se lesionou e não conseguiu mais voltar.
5. Wellington Silva
Crédito foto: Divulgação site oficial do clube
O lateral-direito do Flu atuou 126 partidas e marcou três gols. Justiça seja feita, Wellington Silva já teve bons momento no clube, mas nunca deixou de ser o que é, um lateral que não sabe cruzar, não tem um bom toque de bola e que sempre se enrola com a bola. Depois de todo este tempo apostando em Wellington, ciente de suas limitações técnicas, é a hora do Tricolor Carioca apostar em um lateral com mais potencial.
4. Giovanni
Crédito foto: Divulgação site oficial do clube
Um lateral-esquerdo sem velocidade, que não chega até linha de fundo e não marca bem, não pode atuar no Flu. Giovanni fez 56 partidas e marcou apenas um gol. Um jogador que não soma nada ao jogo coletivo, foge da partida, não é atleta de Série A, talvez deva ser escalado em outra posição, como Levir tentou fazer, mas na lateral esquerda, não rende.
3. Danilinho
Crédito foto: Divulgação site oficial do clube
Danilinho atuou em dez jogos pelo Flu e não marcou nenhum gol. O ex-jogador do Atlético Mineiro entrou para o grupo de contratações que não se entende o porquê. Danilinho não tem o mesmo futebol que apresentava em sua boa passagem pelo Galo. O jogador perdeu velocidade e tempo de bola. A equipe do Flu possui diversos jogadores nesta posição, que são mais jovens, mais habilidosos e velozes que Danilinho, além disto, possuem mais potencial.
2. Osvaldo
Crédito foto: Divulgação site oficial do clube
O atacante veloz do Tricolor Carioca atuou em 56 jogos e marcou cinco gols. Osvaldo teve muitas chances, ganhou a titularidade no início da temporada por conta de seu vigor físico, mas não deu em nada.
É um jogador bem veloz e que ajuda razoavelmente bem na marcação, mas não faz as principais funções de sua posição: Osvaldo não ganha uma jogada individual, não chega a linha de fundo para cruzar, não chuta ao gol e não dá assistências ao atacante. Em suma, ele é um velocista que teve excelentes atuações no Ceará e São Paulo, mas parece que esqueceu o futebol lá. Sobrou só a velocidade.
1. Henrique Dourado
Crédito foto: Divulgação site oficial do clube
O atacante foi contratado para substituir o ex-capitão Fred. Henrique Dourado atuou em 13 partidas e fez apenas dois gols. Jogou poucos jogos, é verdade, mas nesse curto período já demonstrou sua falta de perícia com a bola. Tem pouca velocidade, não ganha dos zagueiros na bola aérea ou jogo de corpo, não marca gols, não aparece na partida, não tem um bom preparo físico e não soma nada em campo, ou seja, não pode atuar no Fluminense.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente sua opinião e acompanhe outras notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Palmeiras, um exemplo de gestão para todos os clubes brasileiros
Planejamento para quê? A saga continua no futebol brasileiro; entenda
Mercado da bola: As 10 contratações mais caras do futebol brasileiro