Crédito montagem: Esportudo.com | Foto: Divulgação oficial dos clubes
A equipe do Esportudo.com listou, abaixo, sete craques do futebol brasileiro que tiveram destaque por aqui e pelo mundo afora, mas que nunca venceram o Campeonato Brasileiro, confira os nomes:
1. Ronaldo Fenômeno
Ronaldo Luís Nazário de Lima ou mais conhecido como “Fenômeno” foi revelado no São Cristóvão (RJ) e a sua primeira equipe como profissional foi o Cruzeiro. Atacante rápido e técnico impressionava pelo seu poder de finalização e dribles.
Um fator determinante para que Ronaldo nunca tenha sido campeão brasileiro foi sua curta carreira no Brasil. Jogou apenas um Campeonato Brasileiro pelo Cruzeiro e dois pelo Corinthians, clube no qual encerrou sua carreira, mas isso não diminuiu o status de ídolo do segundo maior artilheiro das Copas e um dos maiores jogadores da história.
2. Neymar Jr.
Neymar, atual craque brasileiro, foi revelado no Santos e logo se viu muita qualidade em seu futebol. Atacante ambidestro, driblador e provocador foi campeão da Copa Libertadores, do Paulistão e da Copa do Brasil, mas nunca ergueu a taça de campeão brasileiro.
Um dos motivos por não ter sido ainda campeão do torneio é a instabilidade da equipe do Santos, que sempre ia bem no primeiro semestre da temporada e apenas fazia turismo no segundo semestre. Quem sabe quando ele voltar ao Brasil possa levantar o caneco.
3. Rivelino
Roberto Rivelino ficou conhecido como “Reizinho do Parque”. Ele surgiu no Corinthians, onde se tornou ídolo. Jogava de meia/ponta esquerda e era conhecido pela sua patada atômica, chute forte com a perna esquerda, e é considerado o criador do drible do elástico.
O jogador também foi ídolo no Fluminense, onde foi vice-campeão brasileiro, mas o título nunca veio. Já no Corinthians, pegou a fase do jejum do clube. Riva foi um dos maiores jogadores de todos os tempos, vencedor pela seleção e o título brasileiro seria apenas um acréscimo na rica carreira que teve.
4. Ronaldinho Gaúcho
Ronaldinho apareceu no Grêmio no final dos anos 90. Jogou por lá na posição de meia e se destacava pelo seu domínio de bola, visão de jogo e dribles desconcertantes nos adversários.
O jogador também atuou por aqui no Flamengo, Fluminense e Atlético Mineiro, onde foi vice-campeão brasileiro e campeão da Copa Libertadores jogando um futebol sensacional, mas assim como os demais jogadores desta lista, ele também não conseguiu se tornar campeão brasileiro, no entanto, não deixa de ser um ídolo.
5. Sócrates
Doutor Sócrates foi revelado pelo Botafogo de Ribeirão Preto e depois jogou pelo Corinthians, onde se tornou ídolo. Foi médico, politizado e meia-atacante. Nem precisa dizer que ele tinha um pensamento à frente de outros jogadores, além de uma visão de jogo espetacular e o seu tão conhecido calcanhar de ouro que surpreendia todos os zagueiros.
Além disso, foi o líder da tão conhecida Democracia Corintiana nos anos 80. Jogou algumas edições do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu ser campeão. Magrão foi um dos melhores da história por ter jogado muita bola e participar ativamente da política brasileira.
6. Kaká
O meia foi revelado pelo São Paulo e foi ídolo no clube. Um pouco mais tarde, isto é, em 2007, ele foi considerado o melhor jogador do mundo atuando pelo Milan. A maior habilidade de Kaká era carregar a bola de maneira rápida e inteligente na hora da transição do meio para o ataque com seus dribles desconcertantes.
Durante suas temporadas atuando pelo Tricolor, o jogador teve campanhas de destaque neste torneio, sendo eleito o melhor meia em 2002 e obteve o vice-campeonato em 2014. Só não conseguiu erguer a taça em 2014 devido ao grande time cruzeirense que ganhou o campeonato com antecedência. Mesmo assim, Kaká é considerado um dos melhores jogadores brasileiros.
7. Taffarel
Cláudio Taffarel surgiu no Internacional, lugar em que é ídolo da torcida gaúcha. Jogou na posição de goleiro e ficou muito conhecido por suas defesas de pênaltis, além de seus milagres durante as partidas.
Taffarel foi vice-campeão brasileiro em 1988 com o Internacional perdendo a final para o Bahia. Sem erguer a taça do Brasileirão, o goleiro se tornou ídolo nacional e sempre será muito lembrado por suas defesas de pênaltis atuando na seleção brasileira, no tão clássico bordão criado por Galvão Bueno: “Sai que é sua Taffarel”.
Claro que faltaram alguns nomes como, por exemplo, Marcelo (lateral-esquerdo), Thiago Silva (zagueiro), Júlio César (goleiro), entre outros, porém, esses são os nomes de maior destaque na história do futebol.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
São Paulo: Saiba por que Rogério Ceni merece uma chance como técnico
Os 10 maiores craques da história do Campeonato Brasileiro
Veja 10 jogadores que já revelaram o seu clube do coração