Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube / Ivan Storti
O Santos FC vive uma grande temporada, certamente uma das melhores desde que ganhou a Libertadores em 2011. O clube disputa a competição continental este ano, tendo sido o único time a se classificar de forma invicta na fase de grupos, briga pelo título da Copa do Brasil e está em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Esta grande fase deve-se, em grande parte, a um jogador específico do elenco.
O goleiro Vanderlei vive um grande momento de sua carreira, é muito cogitado na Seleção Brasileira e recebe constantes visitas de Taffarel, ídolo brasileiro e hoje uma espécie de "olheiro" de Tite. O Esportudo separou quatro razões que colocam o guarda-redes do Peixe numa possível convocação.
1. Pegador de pênaltis
Crédito foto: Reprodução / Flickr Oficial do clube
Ser goleiro não é fácil, mas o único momento que este atleta talvez goste é uma cobrança de pênaltis: se a bola entrar, dificilmente ele será culpado, mas se ele pegar, será ovacionado. Em 2017, de sete pênaltis batidos contra Vanderlei, apenas um foi marcado - Henrique Dourado, do Fluminense, tem 100% de aproveitamento na carreira. Isto resulta em um aproveitamento de 85,7% no ano, o que comprova a grande fase do goleiro. Sua confiança para pegar pênaltis é tão grande que no último, batido por Fred do Atlético Mineiro os programas esportivos pegaram a leitura labial de Vanderlei antes da cobrança dizendo para David Braz: “Fica de olho no rebote” e a Thiago Maia “Thiago! Thiago! O rebote, fica de olho no rebote”.
2. Grandes defesas
É função do goleiro impedir que a equipe adversária marque gols, mas a enorme quantidade de defesas difíceis que o atleta faz é surpreendente. Defesas à queima-roupa, dentro da pequena área, fazem parte da rotina do santista. Para quem pouco acompanha sua trajetória, eis um vídeo:
3. Fase
Se vaga na seleção depende do momento do atleta, Vanderlei merece mais do que qualquer outro goleiro brasileiro uma chance na equipe de Tite. Pelo Peixe, chegou a ficar cinco jogos sem tomar gol no Brasileirão.
4. Regularidade
Desde que chegou ao Santos em 2015, o goleiro não desperdiçou as oportunidades que teve e rapidamente tornou-se titular. Os outros arqueiros do Peixe só tiveram chances de jogo no amistoso contra o Benfica. Suas grandes performances o tornaram dono absoluto da posição.
Vanderlei é um excelente goleiro, disso não há dúvidas, e a torcida já pede sua convocação há algum tempo. Vive o melhor momento de sua carreira e, se a convocação era apenas questão de tempo, não deve ser mais. É o maior goleiro do Brasil e, numa possível disputa por penalidades, o país estará bem servido.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Top 10 dos melhores goleiros do futebol brasileiro na atualidade
Veja 7 goleiros que são candidatos a protagonistas neste Brasileirão
Impressionante! Confira algumas das contusões mais sérias do futebol