Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Portuguesa
Nos dias de hoje, vemos muitos clubes empresas que ainda estão construindo suas histórias e tradições. E o campeonato estadual é a essência do futebol antigo, com forças do interior competindo com os grandes. Porém, devido às administrações ruins, clubes tradicionais estão fora da elite paulista. O Esportudo listou sete deles que sentimos falta de assistir na Série A1 do Paulistão. Reafirmamos que não é um ranking, mas sim, uma lista para podermos relembrar um pouco.
1. Comercial
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Comercial
Comercial Futebol Clube, da cidade de Ribeirão Preto, SP, cuja sua última participação na Série A1 aconteceu no ano de 2014. Após isso foi rebaixado para a A2 e hoje se encontra na A3 e com poucas boas perspectivas a curto prazo. É um time que sentimos falta na primeira divisão porque é muito tradicional, disputa um dos clássicos mais quentes do Brasil, o Come-fogo que agita a cidade de Ribeirão. O Leão do Norte conta com um estádio, o Palma Travassos, para cerca de 18 mil pessoas, um dos maiores do interior. O Alvinegro é campeão da A2, Campeão do Interior e tem 105 anos de história. Os anos 60 foram de ouro para a equipe, que fez grandes jogos contra o Santos de Pelé, inclusive marcando cinco gols em um único jogo dentro da Vila Belmiro.
2. Inter de Limeira
Crédito foto: Divulgação Site oficial Inter de Limeira
Equipe de Limeira, SP, a Associação Atlética Internacional de Limeira tem 103 anos de história e foi o primeiro time do interior a se tornar campeão paulista no ano de 1986 - além da segunda divisão do Brasileirão. É muito tradicional e a torcida enchia o estádio Major Levy Sobrinho para acompanhar o alvinegro na elite do Paulistão. Hoje em dia, a equipe está na A3 e sua última participação na divisão de cima foi no ano de 2005. O alvinegro faz muita falta entre os principais times de São Paulo, pois fazia frente aos grandes da capital e sempre era complicado para as equipes jogarem em Limeira com a pressão da torcida.
3. Juventus
Crédito foto: Reprodução Youtube
O tradicional Juventus da Mooca com 92 anos de história. O time da zona leste da Capital Paulista é um dos que mais manteve sua tradição, mesmo com o passar dos anos. O time grená campeão do Campeonato Brasileiro da Série B em 1983, Copa Paulista em 2007, atualmente está na A2 do Paulista e busca retornar à elite. Sentimos falta do Moleque Travesso porque aprontava muito com seus rivais da capital. Ir ao jogo no Estádio da Rua Javari é sempre uma grande experiência para o torcedor e para o amante de futebol, poder provar o tradicional cannoli que a torcida ama e assistir ao grande Clube Atlético Juventus.
4. Guarani
Crédito foto: Divulgação Site Oficial Guarani
O clube verde da cidade de Campinas tem 105 anos e é um dos maiores times do Brasil. Ostenta o título de único time do interior campeão brasileiro em 1978. O time não disputa a A1 desde o ano de 2013 e no momento se encontra na A2, tentando retornar. Queremos ver o bugre de volta porque é um time que revela muitos jogadores e já revelou muitos craques para o futebol brasileiro, além de fazer o maior clássico do interior do Brasil contra a Ponte Preta. O torcedor bugrino sente falta de receber os grandes no Estádio Brinco de Ouro da Princesa e fazer valer o mando de campo e dar alegrias para a torcida.
5. Portuguesa
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Portuguesa
A Associação Portuguesa de Desportos, fundada na capital paulista, tem 96 anos de história. Uma equipe tradicional, que disputa atualmente a A2 do Campeonato Paulista, mesmo após acumular sucessivos rebaixamentos no Brasileirão desde o caso Heverton em 2013. Campeã paulista três vezes na história, além de dois Torneio Rio-São Paulo e da segunda divisão do Brasileirão em 2011. O torcedor e o futebol precisa da Lusa de volta à elite do estadual porque o time tem uma torcida apaixonada, que não importa a circunstância sempre vai apoiar os jogadores, dentro e fora do estádio do Canindé.
6. São Caetano
Crédito foto: Getty Images
A equipe do ABC paulista tem apenas 27 anos de vida, porém muita história a ser contada. O azulão disputou a A1 do Campeonato Paulista pela última vez em 2013 e atualmente está na A2 do estadual. A equipe foi campeã paulista em 2004, além de vice campeã brasileira em 2000 e 2001 e vice campeã da Copa Libertadores em 2002. Ter o São Caetano de volta à primeira divisão seria muito bom para o futebol, porque sempre foi um time que ganhava dos grandes da capital. Era uma pedra no sapato do Corinthians e já goleou o Palmeiras por 4 a 1 em pleno Estádio Palestra Itália. O torcedor azul merece rever esses bons momentos no Estádio Anacleto Campanella, onde tiveram muitas alegrias.
7. Bragantino
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Bragantino
A equipe de Bragança Paulista é uma das mais tradicionais do interior e depois de 10 anos consecutivos na elite do estadual, em 2015 foi rebaixado e até hoje não conseguiu retornar. O Braga tem 89 anos de história e já foi Campeão Paulista em 1990 na final caipira contra o Novorizontino e em 1991 foi vice-campeão Brasileiro. Os torcedores do Massa bruta sentem muita saudade de poder jogar no Estádio Nabi Abi Chedid contra os grandes da capital e de usar a tática de distrair os jogadores adversários com o cheiro de linguiça vindo da cozinha do estádio. A torcida quer poder comemorar uma boa fase da equipe novamente e merece isso.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Vai dar Santos de novo? Veja 5 favoritos ao título do Paulistão 2017
4 times do interior entram forte no Paulistão; Ponte Preta é um deles!
Lembra deles? Veja 5 medalhões no futebol que estão desempregados