Crédito foto: Reprodução / Flickr oficial do clube
É bem verdade que Santos e Palmeiras contrataram bastante em busca do título continental. Portanto, é natural que saiam um pouco à frente dos demais concorrentes no estadual. De todos os estaduais do país, o Paulistão é certamente o mais difícil. Prova disso, é o número de times de São Paulo na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2017; são cinco: Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo. Assim, vamos analisar como estas equipes chegam para o Campeonato Paulista.
Pelo que fizeram nas últimas temporadas, Peixe e Verdão são, de forma disparada, favoritos para levantar a taça. Por serem grandes, historicamente, no estado e ser a menor competição que disputam, Corinthians e São Paulo não ficam de fora da lista.
Com quartas e semi sendo disputadas em dois jogos, a chance de não ser Palmeiras contra Santos na final é pequena; ambos têm capacidade de reverter um possível placar ruim na ida nas duas fases. A Ponte Preta tem se destacado no cenário nacional nos últimos anos e completa a lista.
5. Ponte Preta
Crédito foto: Reprodução - Facebook oficial Ponte Preta
Nos últimos anos, a Ponte Preta provou ser a 5ª potência do futebol paulista. A equipe tem jogado de igual para igual contra os grandes do estado e do país, chegando nas partidas para atacar e não “jogar por uma bola”. Até o Peixe já perdeu para o Palmeiras no Allianz Parque, mas a Macaca não: são dois empates e duas vitórias.
Em 2013, a Macaca foi vice-campeã da Sul-Americana; em 2009, 2013 e 2015 foi campeã paulista do interior. No ano passado, o time terminou o Brasileirão em 8°, à frente de Grêmio, São Paulo, Cruzeiro e Chapecoense. A equipe entra muito forte no estadual.
4. Corinthians
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Corinthians
O Timão é o maior campeão do Campeonato Paulista. São ao todo 27 títulos, os últimos dois sendo contra o Peixe, um em 2009 e outro em 2013; aquele, de forma invicta. Assim, o time quebrou o tetracampeonato do time da baixada. Foi o campeão brasileiro de 2015. O amistoso contra a Ferroviária mostrou que há muita coisa a melhorar, mas a vitória veio; o gol foi de Marquinhos Gabriel.
3. São Paulo
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial São Paulo
O maior ídolo da história do clube virou técnico. O São Paulo não ganha um título desde 2012, quando ganhou a Sul-Americana. Rogério Ceni é recente no trabalho de técnico, mas antigo dentro do clube. Isso deve motivar os jogadores e a torcida a comparecer aos jogos.
O time não ganha um Paulistão desde 2005, quando ganhou Copa Libertadores e Mundial de Clubes. Ceni participou das grandes conquistas do clube e agora, como técnico, tem demonstrado uma mentalidade bem diferente da maioria dos treinadores. A motivação deve ser grande e é possível que o time chegue longe nesta edição da competição. Com Ceni no comando, o time foi campeão do torneio amistoso Florida Cup.
2. Palmeiras
Crédito foto: Reprodução Site oficial Palmeiras
Campeão brasileiro de 2016 e campeão da Copa do Brasil de 2015! Normalmente, não precisaria de mais argumentos. O Verdão também é grande favorito no caminho até a taça. O elenco é muito forte, assim como o do Peixe. A quantidade de títulos disputados entre os dois times nos últimos anos fez crescer a rivalidade entre as duas equipes e torcida. Perdeu a última final do Campeonato Paulista que jogou contra o Peixe, o que pode servir de estimulo para o time. Jogando a Copa Libertadores, a competição também vai servir de teste para o Palmeiras.
1. Santos
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do clube
O Alvinegro Praiano chega muito forte para a competição, assim como foi na última década inteira. O Peixe foi finalista nas últimas oito edições da competição, igualando o recorde do próprio alvinegro na Era Pelé, que chegou na final de 1955 a 1962. Portanto, se chegar a mais uma final, será um novo recorde. Dessas oito finais, ganhou cinco.
Dorival Jr. costuma usar o torneio como teste para montar o time para o resto da temporada e colocar jogadores da base no time principal. Os reforços devem aparecer no Paulistão para entrosar com o resto do elenco. Junto com títulos estaduais, ganhou também a Copa do Brasil, Copa Libertadores e Recopa Sul-Americana. Vários atletas do time também já estiveram na seleção do campeonato e jovens ganharam prêmio de atleta revelação.
E aí, torcedor, vai dar Santos de novo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Vão brilhar? 5 jogadores do Peixe que prometem mitar em 2017
4 times do interior entram forte no Paulistão; Ponte Preta é um deles!
Vôlei: 4 times favoritos para conquistar a Superliga Feminina