Crédito foto: Divulgação / Site Oficial UEFA
A competição europeia de clubes mais importante e prestigiada do futebol internacional foi realizada pela primeira vez na temporada de 1955/56 sob a nomenclatura de Taça dos Clubes Campeões Europeus. A final entre Real Madrid e Stade de Reims foi disputada no Parque dos Príncipes em Paris e teve como vencedor o clube merengue, 4 a 3.
A final deste ano da UEFA Champions League está marcada para o dia 03 de junho e será disputada em Cardiff, no País de Gales. O duelo será entre Juventus e Real Madrid. Assim, o Esportudo separou cinco finais históricas - e marcantes - da competição para você relembrar!
5. Real Madrid 7 x 3 Eintracht Frankfurt
A final europeia mais movimentada e com mais gols na história não poderia ficar de fora da nossa lista. A partida foi realizada em Glasgow, na Escócia, em 18 de maio de 1960 para um público de quase 130.000 pessoas. A equipe alemã saiu na frente com o gol de Richard Kress e anotou mais dois na etapa complementar com Erwin Stein. Entretanto, o time merengue atropelou a zaga adversária com Di Stéfano, três vezes, e Puskas, quatro vezes, coroando assim o quinto título consecutivo do Real Madrid.
4. Milan 4 x 0 Barcelona
Atenas, Grécia, 18 de maio de 1994. Este foi o dia e o palco de uma das maiores surras que já ocorreu no cenário europeu em grandes finais. Mesmo com uma equipe cheia de estrelas, com Romário, Stoichkov e Koeman, o Barcelona não foi páreo para o “jogo perfeito” praticado pelo time milanês naquele dia. Daniele Massaro, duas vezes, Dejan Savicevic e Marcel Desailly marcaram os gols da equipe Italiana que sagrou-se campeã naquele ano.
3. Manchester United 2 x 1 Bayern de Munique
Para muitos, a final mais histórica e emocionante até aquele ano. Era 26 de maio de 1999, a partida foi realizada no estádio Camp Nou em Barcelona, na Espanha. O time bávaro abriu o marcador logo aos seis minutos da primeira etapa com Mario Basler. Nos acréscimos da etapa final, aos 46 minutos, Teddy Sheringham marcou o empate. Dois minutos depois, Ole Gunnar Solskjaer virou a partida e deu aos “Diabos Vermelhos” o título daquela temporada.
2. Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid
Não há nenhum jogo mais aguardado pelos torcedores do que um clássico, ainda mais em uma final, essa disputada em 25 de maio de 2014, em Lisboa, Portugal. Os “Colchoneros” do Atlético de Madrid abriram o marcador com Diego Godín ainda na primeira etapa. Mas, a emoção ficou reservada para o final. Nos acréscimos do segundo tempo, Sérgio Ramos subiu mais que toda a zaga adversária e testou para o fundo das redes, levando a final para a prorrogação, onde o Real Madrid foi superior e atropelou seu rival marcando mais três gols com Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Marcelo.
1. Liverpool 3 x 3 Milan (3 x 2 nos pênaltis)
Nenhum torcedor jamais esquecerá este jogo. Uma final épica disputada no dia 25 de maio de 2005, em Istambul, na Turquia. Ali, o time italiano foi para os vestiários no intervalo vencendo por 3 a 0 com dois gols de Hernán Crespo e um de Paolo Maldini. Entretanto, com uma reação fantástica, o time inglês marcou três gols em menos de sete minutos com Steven Gerrard, Vladimir Smicer e Xabi Alonso, empatando a partida e levando-a para as decisões de pênaltis, essa que teve como vencedor o time do Liverpool.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Time inglês lidera os 10 clubes mais ricos do futebol europeu; veja
Top 6 clubes vítimas da "Síndrome de FIFA"; entenda
Leicester eliminado: Mas que a Champions nunca saia de Leicester