Crédito foto: Instagram oficial CBF
Ontem (16), infelizmente, as meninas do futebol feminino perderam a chance de disputar a medalha de ouro, mas conquistaram algo que talvez valha tanto quanto: retomaram o orgulho do povo brasileiro por ser o país do futebol.
Independentemente do resultado, a torcida viu um time guerreiro, que se entregou a cada bola, que chorou e se esforçou muito, não só pela medalha, mas para dar visibilidade ao esporte que só é considerado no gênero oposto. Em entrevista antes do jogo decisivo, Formiga havia dito que trocaria todas as medalhas conquistadas pela profissionalização do esporte.
À margem do futebol masculino, as mulheres não têm um campeonato que dure o ano todo, patrocínio e nem interesse da mídia. E foi para combater tudo isso que as meninas lutaram e jogaram bonito. Dentro e fora de campo, com goleada e simpatia, e a torcida reconheceu.
Pena que para alguns comentaristas de renome de nada valeu. Comemoraram em redes sociais a derrota da equipe de seu próprio país, fizeram piadas machistas em plena transmissão e desmereceram as atletas e profissionais que estavam em campo. Por sorte, eles são minoria.
Crédito foto: Instagram oficial Marta
Parabéns meninas! O Brasil está orgulhoso de vocês. E que essa Olimpíada sirva para valorizar cada vez mais o futebol feminino em nosso país.
Veja também:
Rio 2016: Três coisas que o Neymar deveria aprender com a Marta
Vôlei ou futebol? Veja qual esporte temos mais chance nos Jogos
7 curiosidades que você precisa saber sobre os Jogos Rio 2016