Crédito foto: Getty Images
Nesta última sexta-feira (5) iniciou-se os Jogos Olímpicos do Rio 2016 com uma belíssima abertura. Pensando na importância do maior evento esportivo do mundo, o Esportudo.com listou sete curiosidades que você precisa ler sobre esse incrível torneio, confira:
1. Medalhas
Crédito foto: Divulgação site oficial Rio2016.com
Serão distribuídas 306 medalhas entre os vencedores das 42 modalidades. Além do design, a novidade está no peso. Elas serão as medalhas mais pesadas da história. A de outro pesa 500g (494g de metal com 92,5% de pureza e 6g de ouro, com 99,9% de pureza). A medalha de prata tem 500g. Já a medalha de bronze conta com 40% de cobre reutilizado da própria Casa da Moeda e tem 475g de cobre e 25g de zinco.
2. Novos esportes
Nas Olimpíadas Rio 2016, o Rugby será uma novidade, mas a modalidade já tem a sua pequena história olímpica documentada. Foi disputada nos Jogos de Paris 1900, Londres 1908, Antuérpia 1920 e Paris 1924. Nas quatro participações, a França, Austrália e os Estados Unidos sagraram-se campeões olímpicos duas vezes.
Outra modalidade é o golfe que volta a ser um esporte olímpico depois de 100 anos. As primeiras e únicas participações da modalidade nos Jogos ocorreram em Paris 1900 e Saint Louis 1904.
3. Futebol sendo diferenciado
O futebol começou no dia 3 com a categoria feminina. No dia seguinte, foi a vez da categoria masculina, dois dias antes da abertura oficial, que aconteceu no último dia 5. Isso é uma tradição antiga nas Olimpíadas. A novidade desta edição é que o futebol será disputado em cinco cidades diferentes sendo elas: São Paulo, Brasília, Salvador, Manaus e Belo Horizonte.
4. Número de atletas
Crédito foto: Reprodução Facebook
Ao todo teremos 10.900 atletas de 204 países dos seis continentes que estarão disputando medalhas no Rio 2016. Entre esses atletas, teremos alguns mais famosos como Neymar Jr (futebol), Serena Williams (tênis), Usain Bolt (atletismo), Novak Djokovic (tênis), Michael Phelps (natação), dentre outros.
5. Vila Olímpica
Crédito foto: Divulgação site oficial do torneio
A Vila Olímpica é composta por 31 prédios residenciais. Eles são divididos entre sete condomínios com apartamentos de dois até quatro quartos.
6. Meta brasileira
O objetivo traçado pelo Comitê Olímpico Brasileiro é o 10º lugar. Para isso, calculamos que nossos atletas precisam subir ao pódio em pelo menos 30 vezes.
7. Ausência de atletas
Existe diversos fatores que afasta um atleta, por exemplo, os motivos de lesões e necessidade de descanso. 11 atletas da NBA abdicaram do Dream Team, entre eles Lebron James e Stephen Curry. No tênis, Roger Federer (em destaque) sequer viajou para o Rio de Janeiro.
Alguns atletas também não vieram por conta de doping ou punição, como foi o caso de alguns atletas da Rússia, que foram penalizados pelo COI, dentre elas Yelena Isinbayeva (destaque).
Já o retorno do golfe não foi tão comemorado assim, alguns dos principais atletas não veem com tanta importância as Olimpíadas para o esporte, como por exemplo, os golfistas Louis Oosthuizen, Charl Schwartzel, Marc Leishman e Vijay Singh.
Veja também:
Rio 2016: Veja como estão as arenas e quais esportes elas receberão
Rio 2016: Quatro curiosidades sobre o golfe olímpico
Rio 2016: Sete curiosidades sobre o badminton; confira!