Crédito foto: Getty Images
Confira nessa lista os dez atletas brasileiros mais preparados para os Jogos do Rio 2016. Dentre eles, promessas e medalhistas olímpicos. Conheça-os mais afundo, suas conquistas e porque chegarão aos Jogos do Rio de Janeiro com chances maiores do que outros atletas brasileiros.
10. Etiene Medeiros (Natação)
Disputará os 50m e os 100m livre e os 100m costas na qual é campeã Panamericana (ouro em Toronto 2015). Disputará sua primeira olímpiada.
9. Hugo Calderano (Tênis de Mesa)
O atleta entrou para o top 50 dos melhores do mundo de tênis de mesa e disputará os jogos na categoria Simples e Equipe. É o atual número 1 do ranking brasileiro pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa). Foi bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014 na categoria Simples e vem ao Rio buscar uma medalha inédita.
8. Yane Marques (Pentatlo Moderno)
A atleta experiente ganhou medalha de bronze nos Jogos de Londres 2012 e já garantiu a sua vaga para a Rio 2016 e tem treinado até a exaustão para conquistar uma medalha em casa.
7. Isaquias Queiroz (Canoagem)
Crédito foto: Divulgação / COB
O atleta mais preparado e campeão juvenil da canoagem velocista brasileira, esse jovem baiano de Ubaitaba, tem apenas 22 anos e foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos em Toronto 2015 na categoria que vai disputar no Rio 2016: C1 1.000 m. Disputará também nas categorias: C1 200 m e C2 1.000 m.
6. Adriana Araújo (Boxe)
Primeira mulher brasileira da história a conquistar uma medalha no boxe em Jogos Olímpicos. Foi em Londres 2012, bronze na categoria 60kg, mesma categoria que irá representar sua nação no Rio. De fato, uma heroína brasileira.
5. Marcus Vinícius D'Almeida (Tiro com Arco)
Crédito foto: Divulgação / COB
Jovem atleta, promissor que tem tudo para fazer história nos jogos do Rio. Com apenas 18 anos, disputará sua primeira olímpiada e em casa. Promissor? Prata na Olimpíada da Juventude e na Copa do Mundo em 2014; ouro no Mundial da Juventude e bronze por equipes no Pan em 2015. Vamos aguardá-lo.
4. Marta (Futebol feminino)
A maior jogadora de futebol feminino da história, eleita cinco vezes a melhor pela FIFA, tem duas medalhas de prata nos jogos de Atenas 2004 e Pequim em 2008. No Brasil, busca o ouro inédito. Já disputou três olímpiadas e está com bom preparo para enfrentar mais duas pela frente.
3. Kahena Kunze e Martine Grael (Vela)
A jovem dupla disputará os jogos Rio 2016 na categoria 49erFX, na qual são campeãs do mundo em 2014 e prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015. A categoria delas foi colocada nos jogos e não irão desperdiçar a oportunidade de conquistar uma medalha inédita na categoria feminina. Kahena Kunze e Martine Grael têm 25 anos de idade e estreiam nos jogos olímpicos.
2. Ana Marcela Cunha (Maratona Aquática)
Melhor atleta mulher no esporte pelo mundo em mar aberto, atual bicampeã na maratona de 25 km. Com apenas 23 anos, tem 6 medalhas em mundiais de esportes olímpicos, duas de cada cor (ouro, prata e bronze). Não conseguiu classificar para Londres 2012, porém em 2016, fará de tudo pelo ouro olímpico em casa.
1. Arthur Zanetti - Ginástica Artística (Argolas)
Atual campeão do mundo em 2016 na categoria e Olímpico em Londres 2012, o brasileiro já é um ídolo nacional e é a esperança para o Brasil de mais um ouro.
Opinião do autor
Todos esses atletas irão sofrer uma pressão muito grande por disputar os jogos em casa, na cidade maravilhosa, no Rio de Janeiro. Cabe a torcida brasileira apoiá-los, pois, seus adversários os temem e sabem que suas chances de pódio são altas.
Faltaram atletas nessa lista, mas pode acompanhá-los por esse link os já classificados para a Rio 2016. Nos resta torcer para que seja um espetáculo e que deixe um bom legado para o esporte olímpico brasileiro.
Dê sua opinião!
Veja também:
Os 15 melhores atletas dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Rio 2016: 5 musas da Seleção Brasileira olímpica de vôlei
Rio 2016: 12 esportes com mais pódios brasileiros no século 21