Crédito foto: Getty Images
Em clima de decisão na semana que antecede uma final inédita na Major Soccer League, entre Toronto FC e Seattle Sounders, o tema não poderia ser outro senão as equipes campeãs. Mais do que isso, separamos as cinco melhores equipes que conquistaram um espaço de destaque nesses 21 anos de Major League Soccer.
Em ordem cronológica, vamos a elas:
DC United 1996-1999
A equipe comandada pelo atual técnico da seleção dos Estados Unidos, Bruce Arena, não apenas foi a primeira a levantar as taças da Major Soccer League e da US Open Cup em solo americano, como também marcou época com um esquadrão que sobrava perante os rivais, conquistando o bicampeonato no ano seguinte e o seu terceiro em 1999. Em 1998, a equipe ainda venceu a CONCACAF Champions League e bateu o Vasco no extinto torneio que reunia os campeões do continente. O time da capital somou, em seus quatro primeiros anos de existência, quatro campeonatos nacionais, um vice e dois títulos internacionais.
Crédito foto: Divulgação
San Jose Earthquakes 2001-2003
Com Landon Donovan vestindo a camisa 10 e Frank Yallop no comando técnico, o San Jose venceu o LA Galaxy e conquistou seu primeiro título em 2001, após seis anos na competição. Apesar da ótima campanha em 2002, a equipe não chegou à MLS Cup, fato que iria se repetir apenas na temporada seguinte, em 2003.
Ainda com Donovan e Dwayne de Rosario como atrações da equipe, o time da Califórnia venceu o Chicago Fire e conquistou o bicampeonato, marcando três anos de bom futebol e colocando o San Jose entre os grandes clubes da América do Norte.
Crédito foto: Divulgação
LA Galaxy 2002
Em um período em que a Califórnia dominava a Major Soccer League, o LA Galaxy ainda passava longe de ser a famosa equipe galáctica dos Estados Unidos, mas já tinha um certo destaque. Conseguiu o seu primeiro título em 2002, após perder duas finais em 1996 e 1999, ambas para o DC United.
Entre os dois títulos dos rivais de San Jose, o Galaxy apareceu com a sua primeira grande equipe e nunca mais deixou seu posto entre os grandes dos Estados Unidos. Com Sigi Schmid no comando de um time que contava com nomes como Alexi Lalas, Cobi Jones e Carlos Ruiz, o clube ainda foi vice da US Open Cup no mesmo ano.
Crédito foto: Reprodução Facebook
Houston Dynamo 2006-2007
Um caso raro na Major Soccer League, mas que merece destaque. Não só pelo título nas duas primeiras temporadas de estreia, mas pela história de como a franquia de Houston surgiu. Criado em 15 de dezembro de 2005, após o San Jose Earthquakes ser impedido de continuar suas atividades devido à falta de um estádio para mandar seus jogos, a empresa que era dona da franquia da California transferiu comissão técnica e jogadores para Houston e criaram o Houston Dynamo. A nova equipe já estreou na liga vencendo o título da MLS Cup e repetiu o feito no ano seguinte.
A equipe de Dominic Kinnear contava com jogadores do calibre de Brad Davis, Chris Wondolowski e Dwayne de Rosario para conquistar os dois únicos títulos da história da franquia que após o início meteórico, nunca mais voltou a ter destaque na liga.
Crédito foto: Divulgação
LA Galaxy 2011-2012
Agora já consagrado e com dois títulos da competição, a equipe que levantou a taça em 2011 e 2012 é uma das mais marcantes da história da Major Soccer League por ter feito todo o marketing da liga para o mundo e aberto as portas do soccer para a Europa.
Já com Bruce Arena como técnico e Landon Donovan, David Beckham, Omar Gonzalez, Mike Magee e até mesmo o brasileiro Juninho em campo, o Galaxy passou a ser o maior clube dos Estados Unidos e um dos maiores da América do Norte, posto que mantém até hoje.
Crédito foto: Divulgação
Sporting Kansas City 2012-2013
Após vencer a MLS Cup em 2000 (ainda como Kansas City Wizards) e a US Open Cup em 2004, o SKC precisava sair do anonimato e consagrar o clube na era moderna da Major Soccer League. Sob o comando de Peter Vermes, a equipe voltou ao topo em 2012, conquistando a US Open Cup com jogadores como a dupla de zaga Besler e Collin, o brasileiro Júlio César, o meia Graham Zusi e o atacante Bunbury, além de um banco de reservas de dar inveja a qualquer franquia.
Já em 2013, a heroica conquista da MLS Cup nos pênaltis contra o Real Salt Lake era o que faltava para que o SKC conquistasse o respeito dos rivais e tornasse sua torcida uma das mais fanáticas dos Estados Unidos.
Crédito foto: Divulgação
Finalistas de 2016 podem conquistar um posto entre os grandes na história da liga?
Enquanto as duas equipes disputam a decisão pela primeira vez, diferenças claras entre elas devem ser mencionadas. O Toronto FC chega a final após sua segunda participação na fase de playoffs e, verdade seja dita, contou com a dupla Giovinco e Altidore para ir tão longe em 2015 e 2016. Apesar de ser uma conquista relevante para o futebol canadense, o Toronto será muito mais lembrado pelas atuações de Giovinco do que pelo título conquistado, caso se sagre campeão.
O Seattle Sounders já poderia estar entre as equipes destacadas a cima. Estreante em 2009 na Major Soccer League, disputou os playoffs em todos os anos e já conquistou quatro vezes a US Open Cup. Em 2014, por exemplo, passou perto de conquistar a tríplice coroa inédita, mas perdeu a final da Conferência Oeste para o LA Galaxy e não avançou para a MLS Cup. Para o Seattle Sounders falta apenas um título para ser considerado de vez um dos maiores de seu país.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Conheça os principais jogadores brasileiros da Major League Soccer
Veja os cinco clubes mais valiosos da Major League Soccer
Promessa americana comanda Sounders e se aproxima de recorde