Crédito foto: Getty Images
Enterradas, Alley-Oops, crossovers e os arremessos vencedores nos segundos finais. O show da National Basketball Association começa antes disso tudo. Os técnicos, ou head coach, têm grande responsabilidade pelo sucesso de seus astros. Apesar de eles não venderem camisas ou assinarem contratos milionários com grandes marcas esportivas.
Com base na história e estatísticas da Liga e do Basketball Reference, o Esportudo lembrou deles e fez um Top10 dos melhores técnicos da história deste esporte de quadra.
10. Tom Heinsohn
Crédito foto: Getty Images
Lenda do Boston Celtics, no qual passou nove temporadas como jogador e outras nove como treinador. Heinsohn foi o head coach nas conquistas de 74 e 76. Somando o tempo em que foi ala-pivô, foram dez conquistas pelo time. Por quatro vezes foi selecionado como técnico no All-Star Game e venceu o Coach of the Year, em 1973.
9. Lenny Wilkens
Crédito foto: Getty Images
Com 32 temporadas, Wilkens fez 2.487 partidas como técnico, venceu 1.332 delas. Entre 1969 e 2005, passou pelos Cleveland Cavaliers, Portland Trail Blazers, Atlanta Hawks, Toronto Raptors, New York Knicks e o extinto Seattle Supersonics. Com esta franquia, foi derrotado na final de 78 e campeão no ano seguinte. Entrou para o Hall da Fama em 1989, como jogador, e 1998, como técnico. Também foi escolhido um do 50 Melhores Jogadores da História, quatro vezes esteve no All-Star Game e foi o Coach of the Year, em 1974.
8. Larry Brown
Crédito foto: Getty Images
Chegando a três finais e consagrando campeão em 2004, pelo Detroit Pistons, Brown foi nomeado ao Hall da Fama em 2002. Após 26 temporadas na maior Liga dos basquete americano, com maior passagem no Philadelphia 76ers, ele resolveu treinar a equipe universitária SMU Mustangs. Ele já havia comandado um time de college, o Kansas Jayhawks, nele conquistou o NCAA de 88 e é o único técnico a vencer este campeonato e a NBA.
7. George Karl
Crédito foto: Getty Images
Apesar de nunca ter conquistado a Liga mais importante dos Estados Unidos, Karl é um dos nove técnicos com mais de mil vitórias na carreira, com 1175 resultados positivos para seus comandados. A franquia que defendeu por mais tempo foi o Denver Nuggets, entre 2005 e 2013. O ex-armador foi eleito o Coach of the Year em 2013 e selecionado quatro vezes para o All-Star Game.
6. Jerry Sloan
Crédito foto: Getty Images
O terceiro maior vencedor de jogos da National Basketball Association com 1221 triunfos, sendo quase todos pelo Utah Jazz. Chegou a duas finais da liga e quatro de conferência, é o sexto em vitórias nos playoffs. Em uma dessas injustiças do esporte, ele nunca venceu a liga, mas tornou-se uma lenda em Utah.
5. Red Auerbach
Crédito foto: Getty Images
O homem por trás do sucesso dos Celtics, equipe que comandou entre 1950 e 1966. Fez dez finais consecutivas, venceu nove delas. Escolhido 11 vezes seguidas como o All-Star Game head coach e Coach of the Year em 1965. Após se aposentar como treinador, tornou-se executivo do Celtics, entre 1966 e 1984, período em que o time venceu mais sete vezes a liga. Passou de 1984 até sua morte, em 2006, como presidente da franquia, conquistou mais dois títulos. Somando todos eles, foi 18 vezes vencedor da National Basketball Association. Selecionado para o Hall da Fama em 1969.
4. K. C. Jones
Crédito foto: Getty Images
Diferente dos outros técnicos que tiveram carreiras longas, Jones fez dez épocas como head coach e foi demitido em seu último ano antes da metade da temporada regular. Sempre que chegou ao final dos 82 jogos, levou seu time para os playoffs. Foi finalista em cinco oportunidades, venceu duas delas com o Celtics. Tem o oitavo melhor aproveitamento da história, com 67,4% de vitórias. Foi escolhido para o All-Star Game head coach por cinco vezes.
3. Pat Riley
Crédito foto: Getty Images
O nove vezes All-Star Game head coach, três vezes Coach of the Year e cinco vezes NBA Champion, fez sua carreira no Los Angeles Lakers, New York Knicks e Miami Heat. Riley é o segundo técnico que mais venceu partidas de playoffs, foi finalista em nove oportunidades. Atualmente é presidente do Heat, no qual venceu a liga mais três vezes. Nomeado para o Hall da Fama em 2008.
2. Gregg Popovich
Crédito foto: Getty Images
O único da lista ainda em atividade, está entre os dez mais em vitórias, aproveitamento, jogos de playoffs e partidas de playoffs ganhas. Disputou seis finais, venceu cinco. É conhecido por jogar um basquete clássico e criticar o excesso de arremessos de três. “Eu ainda odeio isso, (...) acho que não é o basquete”, declarou Popovich. A única franquia que treinou é o San Antonio Spurs, está lá desde 1996. Por quatro vezes foi o All-Star Game head coach e Coach of the Year em três temporadas. Aos 68 anos, ele continua em forma e seu time briga pela liderança da conferência, só ficando atrás de Steve Kerr, Stephen Curry e seus arremessos de três.
1. Phil Jackson
Crédito foto: Getty Images
O melhor técnico da Liga de todos os tempos é recordista de finais, títulos, aproveitamento entre técnicos com mais de 500 jogos. Também é o primeiro em jogos e vitórias nos playoffs e tem o melhor aproveitamento com mais de 100 jogos. Em 20 anos de head coach, Jackson chegou na final em 13 ocasiões, levantou o título 11 vezes. Comandou o Chicago Bulls de Michael Jordan e o LA Lakers de Kobe Bryant. Entrou para o Hall da Fama em 2007, quatro vezes All-Star Game head coach e Coach of the Year, em 2016. Atualmente ele é executivo no New York Knicks, time o qual defendeu a maior parte da carreira de jogador.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Em época de All Star Game, vamos relembrar o “Dream Team” da história
Top 10: Confira os penteados mais estilosos dos jogadores da NBA!
Top 15: Melhores Jogadores de Basquete de Todos os Tempos