Crédito montagem: Esportudo.com / fotos: Divulgação oficial dos clubes
O mais disputado campeonato nacional está em andamento no Brasil e com ele a 12ª edição de seu game oficial, o Cartola FC. Para quem acompanha o Brasileirão, a disputa fora de campo é tão acirrada quanto a de dentro dele, e brincar de treinador está cada vez mais na moda.
A ficção se assemelha com a realidade: 11 jogadores em campo, um treinador, pendurados e machucados estão fora. E a dificuldade em escolher o time principal também é real, mas o cartoleiro tem uma vantagem quanto a um Cuca (técnico do Palmeiras), por exemplo: ele pode escolher quantos gringos quiser.
Se oficialmente no Campeonato Brasileiro só podem cinco estrangeiros por time, no Cartola FC outras línguas são mais do que bem-vindas. Portanto, há mais uma disputa em jogo, a de quem levará o troféu Gringo do Ano! Separamos alguns palpites para vocês, veja:
1. Cazares
O meia do Atlético Mineiro aparece quase que em todas as rodadas como dica. Com o término da 13ª rodada e o empate diante do Figueirense por 1 a 1, o equatoriano está com média de 8.95 pontos em sete jogos. Quando começou o Brasileirão, Cazares custava C$7, agora está custando C$ 13.49. Porém, seu ápice foi na 12ª rodada, quando fez dois gols e deu duas assistências na vitória do Atlético Mineiro por 5 a 3 contra o Botafogo.
2. Ángel Romero
Crédito foto: Getty Images
O atacante do Corinthians entrou de verdade no páreo após marcar dois gols na goleada do Corinthians sobre o Flamengo por 4 a 2 na 13ª rodada. O paraguaio pontuou 20.30 e está com média de 8.02 em sete jogos. Seu valor é de C$ 12.72.
3. Arrascaeta
Habilidoso e bom nas bolas paradas, o meia do Cruzeiro também deixou o seu na 13ª rodada e foi bem no Cartola FC, passando a valer C$ 20,97. Após o empate por 2 a 2 contra o Vitória, o uruguaio teve média de 8.01 em 12 jogos
4. Gatito Fernández
Crédito foto: Getty Images
A desvalorização após o empate por 1 a 1 contra o Atlético Mineiro não tira do goleiro do Figueirense uma marca importante: é o maior pontuador de uma rodada até então, a sétima, quando fez 19.90. O paraguaio vale hoje C$ 7,73 e sua média é de 4.00 em 11 jogos
5. Edgardo Bauza
Foto: Getty Images
Entre tantos atletas, um treinador. Com o São Paulo, o argentino viu seu passe cair muito após a derrota para a Ponte Preta na última rodada por 1 a 0. Hoje, Bauza custa C$ 11,91 e tem média de 3.36 em 13 jogos.
6. Lugano
Foto: Getty Images
Assim como seu comandante, Lugano perdeu pontos na 13ª rodada. De volta à titularidade na zaga são paulina, o uruguaio custa hoje C$ 11.34 e tem média de 3.02 em nove jogos.
7. Calleri
A maior aposta do próprio Cartola FC quando começou o Brasileiro deste ano está decepcionando. Esperança do São Paulo para a Libertadores, o atacante argentino tem apenas 2.64 de média em cinco jogos e seu preço atual é de C$ 16.66.
8. Guerrero
Quarto lugar no Gringo do Ano de 2015, o atacante peruano do Flamengo está bem abaixo do que apresentou no Corinthians. Sua falta de gols no Mengão tem como consequência o preço baixo de C$ 5.76 e a média de 1.46 em cinco jogos.
9. Dátolo
O meia do Atlético Mineiro não vem demonstrando o bom futebol que lhe permitiu o top 5 no troféu do ano passado. Vindo de lesão e amargando o banco de reservas, hoje o argentino custa C$ 3.38 e tem média de 1.22 em quatro jogos. Ele era dica certa quando o campeonato deste ano começou.
10. Lucas Pratto
Lesionado e de fora de várias rodadas por estar com sua seleção, o atual campeão do Troféu Gringo do Ano de 2015 sequer pontuou neste Cartola FC. Com média de 5.46 no ano passado, em 36 jogos, hoje o argentino está custando C$ 28.00.
*Os números expostos nesta matéria foram contabilizados na 13ª rodada do Brasileirão.
Veja também:
6 dramas que todo cartoleiro já viveu
5 vezes em que os sinalizadores acabaram com o futebol
Os 5 goleiros candidatos a protagonistas neste Brasileirão