Crédito Montagem: Esportudo.com
O futebol brasileiro sempre foi conhecido mundialmente por revelar muitos jogadores por temporada, mas recentemente, uma nova geração de técnicos vem surgindo e colocando os famosos medalhões – Felipão, Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo, etc – para escanteio na hora das negociações no Brasileirão.
O Esportudo.com listou quem está nesta nova geração de técnicos de futebol no Brasil, confira:
1. Fernando Diniz, técnico do Oeste de Itápolis
Crédito da foto: Reprodução/ Flickr Osasco Audax
Esse é o cara quando se pensa na palavra renovação no futebol brasileiro. Foi eleito o melhor técnico do Paulistão 2016 com um estilo de jogo audacioso. Bonito, louco, eficiente e desafiador.
Diniz mostrou que falta ao futebol brasileiro ousadia e alegria como já dizia a música do pagodeiro Thiaguinho. O futebol precisa deixar de ser tão pragmático e esse técnico soube muito bem mudar isso levando o Osasco Audax para a final contra o Santos neste último Paulistão. Eliminou gigantes como, por exemplo, São Paulo e Corinthians. Além de ser ex-jogador, o Diniz também é formado em psicologia.
Atualmente, devido a parceria entre Osasco Audax e Oeste de Itápolis, Diniz comanda a Onça Rubro Negra na Série B do Brasileirão. Vale dizer que o Oeste está na décima segunda 2.locação do nacional.
2. Sérgio Vieira, técnico do América-MG
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial América-MG
O portuga e ex-centroavante, Sérgio Vieira fez bons trabalhos por onde passou. Atlético-PR (2014 e 2015) e Guaratinguetá (2015). Seu último clube, antes de assinar com o América-MG foi a Ferroviária de Araraquara pelo Paulistão (2016). Foram pouco mais de cinco meses de trabalho. Seu começo no comando técnico foi avassalador e o time de Araraquara foi a sensação do futebol interiorano. Teve números de time grande, mas depois caiu de produção e acabou sendo desligado do clube.
Houve momentos em que o time comandado por Sérgio Vieira teve o melhor ataque da competição, com média de dois gols por jogo, além de 51% de precisão nos arremates. Atualmente, o Coelho está na lanterna da Série A do Brasileirão.
3. Antônio Carlos Zago, técnico do Juventude
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do Juventude
Esse o torcedor palmeirense conhece bem. Foi ex-zagueiro e dirigiu o clube paulista por três meses. Chegou ao Juventude em agosto do ano passado. Fez cursos fora do Brasil, um verdadeiro estudioso. Foi para a Europa e hoje tem três licenças da Uefa para ser técnico de futebol.
Zago fez estágio no Shakhtar e na Roma, rodou pela Europa e foi auxiliar, técnico, observador e analista. O resultado disso, apareceu neste estadual onde tirou o Grêmio e conseguiu levar o Juventude para a decisão do Gauchão contra o Internacional. Não foi campeão, mas merece atenção e destaque. Atualmente, o Juventude está na oitava colocação do grupo B da Série C do Brasileirão.
4. Milton Mendes, técnico do Santa Cruz
Crédito foto: Divulgação Santa Cruz
O Milton Mendes foi ex-jogador e surgiu quietinho como treinador. Sua primeira equipe como comandante foi o Manchico, de Portugal em 2001. No Brasil, começou apenas em 2014, quando foi treinador do Paraná e obteve 52,38% dos pontos disputados. Logo depois, assumiu a Ferroviária e alcançou um excelente retrospecto, foram conquistados 78,43% dos pontos disputados.
No ano passado, comandou o Atlético Paranaense, mas obteve apenas 51,96%. Em março deste ano chegou ao Santa Cruz e logo foi campeão duas vezes: Copa Nordeste e Estadual. É mais um treinador brasileiro que faz parte desta nova geração de técnicos no Brasil. Atualmente, o Santinha está décima oitava colocação da Série A do Brasileirão.
5. Roger Machado, técnico do Grêmio
Crédito foto: Reprodução/ Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Outro que merece destaque nesta nova geração de técnicos é o ex-jogador Roger Machado, cria do clube gaúcho. Seja como jogador e treinador. Foi revelado pelo Grêmio e lançado por um dos medalhões, Luiz Felipe Scolari, e depois seguiu para outros clubes.
A partir de 2011, começou a ser auxiliar técnico do Tricolor Gaúcho. Em duas oportunidades foi técnico do Grêmio em jogos contra o maior rival, o Internacional. Em ambas, venceu por 2 a 0. Em 2014, pulou a cerca e foi para o Juventude. Ficou pouco tempo e logo foi demitido.
Em maio de 2015, reassumiu o Grêmio e transformou o futebol da equipe gaúcha. Um dos jogos que ficará para sempre na memória dos gremistas foi a vitória sobre o Inter por 5 a 0 sob o comando do treinador. Atualmente, o Tricolor Gaúcho está na quinta colocação da Série A do Brasileirão.
6. Argel Fucks, Técnico do Internacional
Crédito foto: Alexandre Lops / Internacional
O técnico do Inter, Argel Fucks, foi quem levou o título de melhor técnico do Gauchão e não poderia ficar de fora desta nova geração de técnicos aqui no Brasil. Fucks ficou conhecido pela sua personalidade e garra. Certamente acrescentou muito ao Internacional desde a sua chegada a Porto Alegre.
Atualmente, o Colorado está na segunda colocação da Série A do Brasileirão, atrás do líder Palmeiras.
Veja também:
Cartola FC: Os 10 jogadores que mais pontuaram na história
15 clubes que mais faturam com patrocínio master no Brasil
Palmeiras: Gabriel Jesus está próximo de superar Dudu, artilheiro em 2015