Crédito foto: Getty Images
Emagrecer e definir a musculatura é o sonho de muitas pessoas que praticam exercícios, principalmente nessa época, quando o carnaval vem se aproximando. Uma boa opção para os esportistas é o treinamento funcional, método que tem ganhado cada vez mais adeptos. “É uma modalidade completa, que foge da rotina das academias. Respeitando os limites de cada indivíduo, pode ser praticado por atletas de todas as idades”, diz a personal trainer Bianca Barretos.
Nesse tipo de treinamento é utilizado o peso do próprio corpo, além de objetos simples, como elásticos, cordas, hastes, bola de pilates e halteres leves. “Os exercícios mais pedidos são os que secam a barriga. No treinamento funcional usamos formas diferentes de alcançar o resultado desejado”, afirma a especialista.
Mas, afinal de contas, qual é o melhor treino para emagrecer? Conheça, abaixo, cinco exercícios que ajudam a definir os músculos:
1. Abdominal com bola e peso
Deite-se de costas sobre uma bola suíça com os joelhos flexionados em um ângulo de 90 graus, com os pés apoiados no chão e alinhados com os ombros. A bola deve estar sob os quadris e sob a parte inferior das costas. Segure um haltere sobre o tórax. Esta é a sua posição inicial. Flexione o tronco em direção aos joelhos, elevando o tórax. Pare quando o meio das costas não estiver mais tocando a bola. Faça uma pausa e retorne à posição inicial.
2. Prancha
Crédito foto: Getty Images
Deite-se para baixo com os cotovelos e pontas dos pés apoiados no chão. O tronco deve ficar elevado e alinhado. Fique nesta posição por 30 segundos e repita a série por três vezes, sempre com intervalos de 30 segundos entre elas. Se for iniciante, pode apoiar também o joelho no chão. A força exercida para ficar nesta posição tonifica os músculos mais profundos da barriga.
3. Oblíquo alternado (pernas e braços)
Deitado, flexione as pernas e não as encoste no chão. Gire o tronco para o lado direito e estique a perna esquerda, depois, alterne os lados. Faça três séries de 15.
4. Abdominal oblíquo cruzado
Deitado, com as mãos atrás da cabeça, deixe as pernas flexionadas e abertas na largura dos quadris e os pés apoiados no chão. Eleve o tronco e faça uma torção, estendendo um braço e levando a mão em direção ao joelho oposto. Volte e repita para o outro lado. Faça dez repetições em ritmo normal + dez em ritmo acelerado + dez segundos isometria.
5. Treino suspenso
Crédito foto: Getty Images
A realização do treinamento suspenso inicialmente exige apenas as fitas de suspensão. Elas são fundamentais para a realização dos movimentos e podem ser facilmente transportadas para praticar os exercícios em qualquer lugar. São resistentes e seguras para você realizar os movimentos sem se preocupar com falhas nos apoios. Com essa fita é possível fazer vários exercícios, um deles é a prancha suspensa: a série mexe com o abdômen e com os ombros. Com os pés nas alças em direção ao chão, suspenda o corpo, apoiando somente os cotovelos, braços e as mãos unidas no solo, semelhante à prancha regular. O desafio aqui é manter-se nessa posição o máximo de tempo que conseguir.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Musculação: Veja dicas de como queimar gordura com qualidade
CrossFit: Saiba tudo o que rolou na Etapa 1 do WNKD Wars São Paulo
5 razões para você praticar corrida de rua e nunca mais parar