Crédito foto: Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
Nesse dia 12 de outubro, o Coritiba completa 107 anos de vida. Você sabia que ele é o primeiro clube alviverde no futebol brasileiro? Ao longo dos anos, o Coxa deixou marcas incríveis. Centenas de milhares de torcedores podem comemorar, afinal de contas, chegar a essa idade, cheio de juventude, gás e projetos para o futuro, não é para qualquer um.
Muitos clubes nem sequer vão chegar a essa idade. Alguns fizeram fusões com outros clubes, já outros trocaram de nome, endereço, CNPJ – perdendo sua identidade –, mas o Coxa não. Esse se manteve firme e forte, e desde aquele 12 de outubro de 1909, é Coritiba Foot Ball Clube e amado pelos seus torcedores.
Galeria de títulos
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
Com a história vieram os títulos, que são muitos, como, por exemplo, os 37 estaduais, sendo o maior campeão do estado do Paraná, inclusive com o hexacampeonato conquistado entre 1971 a 1976. Ainda nessa década de ouro, o Coxa foi campeão internacional do Torneio Fita Azul em 1972 e campeão do Torneio do Povo de 1973.
Em 1985, foi o primeiro clube do estado a ser campeão brasileiro da Série A. Além de dois títulos brasileiros da Série B (2007 e 2010). E por muito pouco, o alviverde paranaense não conquistou a Copa do Brasil, onde teve duas chances seguidas nas finais de 2011 e 2012.
O clube detém até hoje a maior sequência de vitórias em jogos oficiais da história do futebol brasileiro. Foram 24 vitórias consecutivas em 2011, transformando o clube naquele momento no maior vencedor do futebol mundial, entrando até mesmo nas páginas do Guinness Book.
Ídolos do Coxa
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube (Jogador Tostão)
O Coxa tem em sua galeria jogadores imortalizados pela torcida, passando por Pizzatto, Fedato, Kruger, Jairo, Manga, Dirceu, Hidalgo, Aladim, Zé Roberto, Rafael, Dida, Lela, Heraldo,Tostão, Chicão, Ademir Alcântara, Pachequinho, Cléber, Adriano, Miranda, Theco, Alex, entre outros que certamente fizeram por merecer vestir a camisa do clube e mais que isso, deixaram seus nomes gravados na história desse centenário clube de futebol.
O clube iniciou sua trajetória, jogando no Jockey Club, mas logo se transferiu para o Parque da Graciosa, no bairro do Juvevê em Curitiba. Em 1932, nasceu o Belfort Duarte, estádio para a família Coxa Branca, situado no bairro do Alto da Glória.
Em 1977, após anos de uma imensa reforma, nasceu no mesmo espaço, o Couto Pereira, nome dado em homenagem ao Major Antônio Couto Pereira, ex-presidente, que conseguiu comprar o terreno onde foi erguido o estádio. De lá para cá algumas reformas e melhorias – sempre usando recursos próprios ou até mesmo de marcas investidoras – como aconteceu na última reforma, quando foi criado o setor Pro Tork, de frente as cabines de rádio e televisão.
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
Torcedor do Coritiba comemore sim mais um aniversário do Coxa, por mais que as dificuldades às vezes te desanimem ou as falhas de algumas gestões atrasem a evolução do clube. Tudo isso, perto da grandeza dessa história, e do imenso amor da nação alviverde, servirá de combustível para incendiar ainda mais os ímpetos desses dirigentes, comissão técnica, jogadores, sócios e torcedores. Como diz a música cantada nas arquibancadas do Couto: “Vamos em busca da vitória, em busca da vitória!''.
Pelos seus dias de lutas e glórias, parabéns 107 vezes Coxa. Saudações alviverdes!
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente sua opinião e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Cartola FC: Os 10 jogadores que mais pontuaram na história
As 5 maiores revelações da categoria de base do Coxa
As mudanças no Brasileirão com mais 2 vagas na Copa Libertadores 2017