Crédito foto: Kin Saito/ CBF
A Copa do Brasil está chegando à reta final. Para falar a verdade, vamos para as quartas de final, talvez a melhor parte do torneiFo, onde os melhores clubes da competição estarão frente a frente no famoso e emocionante formato mata-mata.
Na manhã desta última sexta-feira (23/9), foi realizado na sede da CBF, o sorteio dos jogos da próxima fase da competição. Vale dizer que esta é a primeira vez em que esta fase conta apenas com clubes que já foram campeões do torneio. Confira os títulos:
. Cruzeiro (1993, 1996, 2000 e 2003);
. Grêmio (1989, 1994, 1997 e 2001);
. Palmeiras (1998, 2012 e 2015);
. Corinthians (1995, 2002 e 2009);
. Atlético-MG (2014);
. Santos (2010);
. Juventude (1999);
. Internacional (1992)
Todos os jogos serão realizados nos dias 28 de setembro (jogo de ida), e no dia 19 de outubro (jogo de volta). Confira nossa análise sobre as partidas:
Atlético-MG x Juventude
O Galo vem fazendo um ótimo Brasileirão e está atualmente na terceira posição do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada pelo técnico Marcelo Oliveira segue com boas grandes chances de ser campeã do torneio.
Nas oitavadas de final da Copa do Brasil, o Galo passou pela Ponte Preta em dois empates e se classificou pelo saldo de gols marcado fora de casa. Vale dizer que o Atlético-MG decide o segundo jogo fora de casa.
Créditos Foto: Getty imagem
Já a zebra das quartas de final, Juventude, está atualmente na Série C do Brasileirão, mas em 1999, o clube gaúcho “passou o carro” no São Paulo e foi campeão da Copa do Brasil. Venceu a primeira partida no Morumbi por 2 a 1 e perdeu em casa de 1 a 0. Se classificou pelo saldo de gol marcado fora de casa. Será que vai mais longe esse time?
Santos x Internacional
O time da Vila Belmiro vem oscilando muito no Campeonato Brasileiro e está atualmente na quarta colocação, entretanto, os “Meninos da Vila” vem fazendo belas partidas pela Copa do Brasil. O Santos é outro clube que define a sua classificação para as semifinais fora de casa.
Já o Colorado vai muito mal no Brasileirão. O time comandado pelo Celso Roth está na zona de rebaixamento e pode cair para Série B. O Inter só conquistou a vaga para próxima fase deste torneio porque ganhou de 3 a 0 do Fortaleza em casa. No jogo de volta, foi surpreendido e perdeu por 1 a 0, mas se classificou pelo seu saldo de gols.
É difícil opinar quando se tem equipes de muita qualidade técnica e tática de um lado e de outro, mas o Santos leva uma pequena vantagem pelo terrível momento que Internacional enfrenta no Campeonato Brasileiro, mas sabemos que no futebol tudo pode mudar e uma classificação pode servir de novo fôlego para equipe gaúcha no Brasileirão.
Grêmio x Palmeiras
O Grêmio está em uma nova fase após contratar o técnico Renato Gaúcho. O Time de Porto Alegre venceu a Chapecoense em casa por 1 a 0 na última rodada do Brasileirão, mas vale lembrar que o Tricolor Gaúcho ficou sete jogos sem vencer no campeonato. Se classificar para as semifinais em cima do Palmeiras certamente seria sinônimo de confiança e traria mais tranquilidade para o elenco e técnico.
Já o Verdão é atual campeão do torneio e com uma situação bem mais tranquila. O time alviverde é líder absoluto do Brasileirão e está jogando um bom futebol. Ganhou na última rodada do Coritiba, mas na última quarta-feira perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-PB, mas se classificou pelo saldo de gols do primeiro jogo. O time do técnico Cuca é apontado pelos especialistas como o favorito ao título.
Cruzeiro x Corinthians
Créditos Foto: Getty imagem
Assim como o Internacional, o Cruzeiro vive uma situação complicada no Campeonato Brasileiro, mas o duelo promete dois jogos disputadíssimos pela história dos clubes. Afinal de contas, o clube é o maior vencedor da competição junto com o Grêmio.
Créditos Foto: Getty imagem
O Timão está em declínio total. Mesmo com a classificação sofrida no placar mínimo de 1 a 0 sobre o Fluminense, o Corinthians vem passando por uma grande reformulação. Após perder diversos jogadores na janela do meio do ano, o alvinegro entrou numa sequência péssima de derrotas e dispensou Cristóvão Borges.
Nesse confronto é possível ressaltar duas coisas: falta equilíbrio das duas equipes, mas tem tudo para ser um belo mata-mata. Por falar em belo, outra questão é a real possibilidade de ter na semifinal o confronto entre Corinthians x Palmeiras.
E para você, torcedor, quais são os clubes que vão passar de fase na Copa do Brasil? Comente sua opinião!
Veja também:
Cartola FC: Os 10 jogadores que mais pontuaram na história
Brasileirão ou Copa do Brasil? Veja as chances do Verdão
Corinthians x Palmeiras: Relembre 7 momentos marcantes do Derby