Crédito foto: Getty Images
Ao falarmos sobre osteoporose logo pensamos em uma doença que atinge os idosos. Não estamos completamente errados, mas a nutrição, desde o útero materno, irá influenciar nesse diagnóstico. Deficiência de cálcio, vitamina D e proteína durante a infância e juventude é a principal causa do desenvolvimento da doença, que é silenciosa, enfraquece a massa óssea, tornando o osso frágil e predisposto a fraturas.
Considerada uma doença pediátrica com causas geriátricas, a osteoporose atinge, no mundo, de 13% a 18% das mulheres e de 3% a 6% dos homens acima de 50 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o número de pessoas que possuem a doença chega a 10 milhões.
O nutrólogo André Veinert explica como a nutrição influência nesses casos. “A ingestão adequada de cálcio, vitamina D e proteína durante toda a infância e adolescência ajuda na prevenção da osteoporose, já que mais da metade da nossa massa óssea é acumulada na adolescência e atingimos o nível máximo em torno dos 20 anos. Quanto mais fortes nossos ossos estiverem, maior será nossa reserva, o que retardará o processo de osteoporose”, afirma Veinert.
Foco na dieta
Crédito foto: Reprodução Flickr
Para conseguir níveis adequados de todas as vitaminas e minerais que o corpo necessita, é importante uma alimentação balanceada e rica em frutas, verduras e legumes. Alguns produtos lácteos, vegetais de cor verde escuro (principalmente couve e brócolis), peixes e alimentos oleaginosos são fundamentais em todas as fases da vida. “É importante que tenhamos uma alimentação balanceada, principalmente na infância. Os pais devem estimular que as crianças tenham uma dieta variada e saudável, os hábitos alimentares são criados desde cedo”, diz o especialista.
As atividades físicas também são importantes para a prevenção da osteoporose, já que assim como os músculos, os ossos também se fortalecem com a prática esportiva. Histórico familiar, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Corpo, saúde, mente...Veja as vantagens de exercitar-se
Musculação: erro na execução pode provocar dor na coluna e até lesão
Nutricionista que também é atleta fala sobre alimentação no CrossFit