Crédito foto: Getty Images
Sede da Copa do Mundo de 2002 juntamente com a Coreia do Sul, a seleção japonesa se tornou presença quase garantida em Copas. Mas será que você sabe sobre o futebol japonês?
Organização da J-League e velhos conhecidos
Surpreendentemente a J-League é a liga mais rica da Ásia nesta modalidade juntamente com a K-League, liga coreana. Nesta competição já atuaram jogadores conhecidos por nós como, por exemplo, Emerson Sheik, Washington e Magno Alves, além do ídolo flamenguista e brasileiro Zico, que em seus últimos anos como jogador defendeu o Kashima Antlers e ajudou a popularizar o esporte no país.
Crédito foto: Getty Images | O Maior vencedor da liga é o Kashima com sete conquistas, sendo a primeira em 1996
A J-League iniciou em 1993 - mesmo ano em que Zico se transferiu para o Kashima - nesta temporada o time do "galinho" foi para a decisão, mas acabou sendo derrotado pelo Verdy Kawasaki e o brasileiro acabou sendo expulso no primeiro jogo por cuspir na bola.
Atualmente, os melhores colocados na tabela de classificação se enfrentam em playoffs, sistema que vem sendo bastante criticado pelos fãs, principalmente, por sua extrema complexidade.
Jogadores em atividade no país
Crédito foto: Getty Images
Hoje Obina, Kayke (ex-Flamengo), Nilson (ex-Santos) e Patric (ex-Vasco) também jogam na Terra do Sol Nascente.
Copa do Imperador
Outra competição importante no futebol japonês é a Copa do Imperador, onde 88 equipes participam. Grande parte das equipes participantes são semiprofissionais e não possuem tanta força para disputar contra os "grandes". A Copa também teve início em 1993 e o "galinho" esteve presente na final, mas novamente perdeu. O placar foi 6 a 2 para o Yokohama.
Crédito foto: Divulgação | Os maiores vencedores da Copa são o Gamba Osaka e o Kashima Antlers com quatro títulos cada
Depois de pendurar as chuteiras, Zico ainda continuou no Japão, mas como gestor e treinador. Sua primeira experiência como técnico aconteceu em 1999 com o Kashima, onde foi encarregado de ‘’salvar’’ o time do rebaixamento.
Ele retornaria ao Japão novamente em 2002 para treinar a seleção, isto é, depois da Copa do Mundo. Com a seleção, ele foi eliminado na primeira fase da Copa das Confederações em 2003 e 2005. Entre uma competição e outra Zico foi campeão da Copa da Ásia em 2004 e mais para frente caiu em outra fase de grupos – desta vez pela Copa do Mundo de 2006 –, quando ele encerrou sua passagem.
O país ganhou mais projeção no futebol internacional por ter sido escolhido como sede em sete das 12 edições do Mundial de Clubes da FIFA. Em três destas sete edições, Internacional, São Paulo e Corinthians foram campeões, sendo que o último clube viu sua torcida realizar uma "invasão" no país nipônico e ser a maioria na arquibancada.
Crédito foto: Getty Images | Torcida do Timão foi maioria nos jogos do Corinthians
Já em campanhas internacionais os times japoneses não fazem feio. Cinco times diferentes já conquistaram cinco Liga dos Campeões da Ásia no total. A última conquista ocorreu em 2008, quando o Gamba Osaka goleou o Adelaide United da Austrália por 5 a 0. No que diz respeito a jogadores, o Japão tem poucos em destaque no cenário internacional, mas o destaque fica para Honda, titular no Milan e na seleção.
Ao contrário da China, o Japão não tem ambições tão grandes, mas ainda assim consegue um lugar de destaque no cenário internacional. Realiza eventos bem organizados e tem ótima estrutura para os jogadores. Fique ligado e continue acompanhando esta série de reportagens para se informar sobre o futebol ao redor do globo terrestre.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Mundo da bola: 5 jogadores da MLS que cairiam bem no seu time
MSN ou BBC? Relembre os 12 melhores trios de atacantes da história
Veja 10 jogadores que já revelaram o seu clube do coração