Há anos um número muito grande de jogadores brasileiros é visto em gramados europeus. Alguns já chegam com status de astros, outros são até desconhecidos em sua terra natal e há ainda aqueles que saem do país muito criticados e sem muita esperança de engrenar.
Neymar talvez seja o grande exemplo recente de um atleta que já chegou à Europa cercado das maiores e melhores expectativas e, como todos esperavam, anda correspondendo. Hulk é um ótimo exemplo de um jogador que construiu toda a sua carreira de sucesso bem longe do Brasil.
Nos últimos anos, muitos jogadores têm contrariado os prognósticos de analistas e deixado para trás as críticas de torcedores brasileiros para brilhar de forma inesperada no velho continente. Abaixo, confira sete bons nomes que se encontram nessa situação:
Brasileiros destacando no futebol europeu
7. Willian José - Atacante - Las Palmas (ESP)
Revelado ainda muito jovem pelo Grêmio Barueri, Willian José ganhou destaque por atuações promissoras com a camisa da Seleção Brasileira sub-20 e no São Paulo, no início de 2011. Depois desse começo estelar, seguiram-se várias decepções tanto no Tricolor do Morumbi, como nos clubes posteriores (Grêmio e Santos, respectivamente).
Em completa má fase em 2014, o atacante é anunciado como reforço do time B do Real Madrid, de forma surpreendente. Com a forte pressão de atuar com a camisa merengue, Willian José não brilhou e acabou repassado ao também espanhol Zagaroza, onde teve atuações regulares.
É no segundo semestre de 2015 que tudo mudou para o atacante de apenas 24 anos. Com a camisa do modesto Las Palmas, Willian José vem contribuindo na briga do clube contra o rebaixamento com gols e boas atuações. O ex-centroavante são-paulino chegou a balançar as redes contra Barcelona e Real Madrid, no segundo turno do Campeonato Espanhol da atual temporada.
6. Fernandão - Atacante - Fenerbahçe (TUR)
Atuando profissionalmente desde 2007, é de surpreender a quantidade de clubes que Fernandão já defendeu no Brasil. Revelado pelo tradicional América-RJ, o jogador teve brevíssima passagem pelo Flamengo em 2008 e depois rodou o país em clubes de menor porte.
Após uma pequena, porém, boa sequência de atuações no Guarani em 2011, Fernandão chegou ao Palmeiras, onde estreou com gol na vitória diante do arquirrival Corinthians por 2 a 1. Ainda assim, foi alvo de muitas críticas durante sua passagem pelo alviverde paulista e acabou negociado com o Atlético-PR, clube no qual não vingou.
Anunciado como reforço do Bahia com um contrato de curto período, Fernandão conseguiu o destaque necessário para se transferir ao modesto Bursaspor (TUR). No clube turco, o atacante teve sua melhor fase da carreira, o que o credenciou a atuar pelo Fenerbahçe, um dos maiores clubes do país. Lá, o ex-palmeirense segue em grande forma e tem colocado o astro holandês Van Persie no banco de reservas em diversas ocasiões.
5. Alex Sandro - Lateral - Juventus (ITA)
Antes de ficar conhecido no cenário brasileiro, Alex Sandro atuou na base do Atlético-PR, de onde saiu para vestir a camisa do Santos. Na Baixada Santista, atuou ao lado de nomes como Neymar, Paulo Henrique Ganso, Danilo e Rafael no elenco que conquistou títulos como a Copa do Brasil (2010) e Libertadores (2011).
Apesar das conquistas, o jovem lateral nunca foi considerado unânimidade no Peixe. Mesmo assim, foi negociado com o Porto-POR, onde cresceu muito e chegou à Seleção Brasileira, disputando inclusive as Olímpiadas de 2012, em Londres, competição na qual o Brasil ficou com a medalha de prata.
Já com 25 anos, em agosto de 2015, Alex Sandro se transferiu à Juventus-ITA e vem surpreendente críticos com suas boas atuações. O brasileiro tem sido muito útil na campanha de recuperação da Velha Senhora no Campeonato Italiano e também na Liga dos Campeões da Europa.
4. Jonas - Atacante - Benfica (POR)
O promissor início de carreira do atacante com a camisa do Guarani não teve sequência nas passagens posteriores por Santos e Grêmio. No Tricolor gaúcho, muito criticado pela torcida, chegou a ficar meses sem atuar com frequência, deixando Porto Alegre em 2008.
Ainda em 2008, já vestindo a camisa da Portuguesa, o atacante renasceu para o cenário nacional com ótimo desempenho defendendo o clube paulista. Ao final do contrato de empréstimo, voltou ao Grêmio e passou por nova má fase, na qual foi taxado de “pior atacante do mundo” por um jornal espanhol, depois de péssima atuação em partida válida pela Copa Libertadores 2009.
Apesar dos altos e baixos, Jonas ganhou a chance de vestir a camisa do Valência-ESP e não decepcionou: fez muitos gols entre 2011 e 2014, quando acabou contratado pelo Benfica-POR. Atualmente com a camisa encarnada, vive o melhor momento da carreira, anotando seguidos gols e brigando pelo prêmio de artilheiro da Europa com nomes como Cristiano Ronaldo, Luis Suárez e Neymar.
3. Wendell - Lateral - Bayer Leverkusen (ALE)
Nascido para o mundo do futebol no modesto Iraty, Wendell não empolgou críticos nas passagens seguintes por Londrina e Paraná Clube, onde sofreu uma lesão que o faria não renovar seu contrato.
Adquirido quase de graça pelo Grêmio, o jovem nunca se firmou como ídolo da torcida, mas conseguiu uma chance de se transferir ao Bayer Leverkusen-ALE. Na Europa, Wendell parece ter achado seu futebol e se tornou titular absoluto da equipe, chegando até à Seleção Brasileira sub-21.
O sucesso do lateral cearense é tamanho que, recentemente, Wendell teve seu nome especulado como possível reforço do Real Madrid-ESP. Questionado sobre o assunto, o brasileiro disse à veículos europeus que seria um sonho atuar pelo clube merengue e que iria à pé, se preciso fosse, até a capital espanhola para assinar com o time de Cristiano Ronaldo e companhia.
2. Felipe Anderson - Meio-campista - Lazio (ITA)
Tido como joia da base santista desde os 17 anos, Felipe Anderson nunca apresentou um futebol à altura de Neymar e Paulo Henrique Ganso, seus contemporâneos de Vila Belmiro. A irregularidade sempre foi a maior crítica dos torcedores do Peixe em relação ao seu futebol.
Em 2013, deixou o clube paulista para defender a Lazio-ITA, em uma transferência que ficou longe de chatear os torcedores santistas. Em solo italiano, Felipe Anderson cresceu e se tornou o líder da equipe da capital, com muitos gols e diversas atuações decisivas.
Assediado pelo gigante Manchester United-ING em já concluídas janelas de transferências, Felipe Anderson deve ser anunciado como reforço do clube inglês ainda no segundo semestre de 2016. A negociação deve girar em torno de incríveis 60 milhões de euros.
1. Casemiro - Volante - Real Madrid (ESP)
O jovem volante revelado na base do São Paulo talvez seja o maior caso de reviravolta de um atleta na Europa. Quando deixou o Morumbi, Casemiro era muito críticado pela torcida Tricolor por suas atuações inconstantes, que não correspondiam à fama de astro que ele possuía nas categorias de base.
Contrato para o time B do Real Madrid-ESP, o volante logo foi promovido ao time principal pelo técnico português José Mourinho. Em junho de 2013, os merengues repassaram o brasileiro ao Porto-POR, onde Casemiro brilhou e foi o grande destaque da equipe na temporada 2014-15.
O futebol do ex-são paulino cresceu tanto em Portugal, que os espanhois resolveram pagar uma multa prevista em contrato para trazer o jogador de volta antes do prazo final do empréstimo. Atualmente, Casemiro é presença constante no onze titular da equipe merengue comandada por Zidane.