Crédito foto: Divulgação da CBMT
O muay thai é um esporte tailandês cheio de história e tradição. Diante disso, ele está cada vez mais conquistando espaço no coração dos esportistas brasileiros. Ele é muito importante para os tailandeses, assim como o futebol é no Brasil, simplesmente uma paixão nacional. Sua história envolve grandes lutas e disputas territoriais, que definiram e delimitaram a cultura e as barreiras tailandesas.
O muay thai possui diversas técnicas bastante tradicionais, que bem combinadas, são consideradas letais. Por causa disso, há também ''mestres'' que não sabem transmitir os bons valores desse esporte e ensinam coisas erradas aos seus alunos. Como nesse polêmico vídeo vinculado no início de 2015:
Conheça os principais valores da modalidade
1. Disciplina: a dedicação em aprender as técnicas e em aplicá-las, além de mostrar evolução dentro do treino;
2. Respeito: ouvir os conselhos do mestre, não machucar os colegas de treino e ensinar quem tem menos técnica a evoluir dentro do treino;
3. União: todos evoluem juntos (dentro do seu limite pessoal), estimulam e ajudam os outros a alcançar metas pessoais dentro do treino;
4. Família: todos os colegas de treino são considerados irmãos, todos os iniciantes são bem acolhidos e o mestre é considerado como um pai.
O muay thai no Brasil
Crédito foto: Reprodução Facebook CBMT
O esporte aterrissou em terras brasileiras no final da década de 70. No início, ele não tinha muita visibilidade por aqui e muita gente não dava muito valor, mas conforme a modalidade evoluiu (mesmo perdendo as técnicas tradicionais tailandesas), ele ganhou uma grande adesão de praticantes.
Ele começou a virar “modinha” nas academias brasileiras a partir de 2012, quando diversas artistas e celebridades aderiram a sua prática. Algumas delas: Sabrina Sato, Fernanda Souza, Carolina Dieckmann e Fernanda Paes Leme.
Quatro motivos que tornaram este esporte uma paixão nacional
1. Queima calórica
Uma aula de muay thai tem gasto calórico de mil calorias!
2. Resistência física
Esse esporte funciona a base de exercícios intensos e a capacidade cardiorrespiratória melhora bastante.
3. Socialização
Dentro do treino é possível conhecer várias pessoas legais e fazer amigos.
4. Valores para a vida
Trabalhar em equipe, ajudar o próximo e a determinação para realizar os seus objetivos pessoais.
Opinião da autora
A prática deste esporte é interessante porque ele desenvolve muito mais do que a parte física. Ele desenvolve também a parte emocional. Além disso, ele tem muitas técnicas legais para a autodefesa e para o aprendizado pessoal. Esse esporte possui motivos de sobra para crescer cada vez mais aqui no Brasil.
Se interessou e quer saber mais? Veja os vídeos a seguir sobre as técnicas do Thai Boran e o trailer de um filme cheio de ação, confira:
Técnicas Thai Boran
Filme Chocolate
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Entenda por que o Guga foi o grande vencedor das Olimpíadas Rio 2016
Saudades? Veja 15 curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos Rio 2016
NFL: Veja palpites e a programação dos jogos da semana 4 da liga