Crédito foto: Montagem Esportudo.com | Divulgação
As Olimpíadas Rio 2016 se encerraram neste último domingo (21), e de forma formidável e espetacular. Uma excelente competição com mais de 42 tipos de esportes, todos eles competidos muita garra, determinação e muita emoção.
Nessa edição Rio 2016, tivemos alguns esportes que voltaram a ser competidos nas Olimpíadas, sendo eles o golfe e o rugby. Durante os Jogos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a entrada de cinco novas modalidades esportivas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Esse será o primeiro torneio com número recorde de esportes na história dos Jogos, confira as novidades:
1. Escalada esportiva
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos teremos a escalada esportiva. A modalidade contará com 40 competidores, sendo 20 homens e 20 mulheres. Ambos os sexos serão separados em três modalidades: velocidade, boulder e dificuldade.
2. Karatê
Desde de 1999, o karatê tenta entrar nos Jogos Olímpicos. A modalidade bateu na trave em Londres 2012 e Rio 2016. O esporte terá mais de 80 atletas entre homens (Kumite) e de mulheres (Kata) e não haverá nenhum evento armas. Além disso, serão divididos em cinco categorias de peso.
3. Surfe
O surfe estará em Tóquio 2020 em uma tentativa de atrair um público mais jovens aos Jogos Olímpicos. A modalidade contará com 40 competidores, sendo metade do sexo masculino e outra metade do sexo feminino.
Dessa vez, o Brasil tem grandes chances de medalha com Gabriel Medina (em destaque), Jadson André, Filipe Toledo, Adriano de Souza, Bruno Santos, Italo Ferreira, Wiggolly Dantas e Miguel Pupo.
4. Skate
Crédito foto: Getty Images
O skate contará com 80 competidores, sendo separados em duas modalidades: rua e pista, mas ainda não houve definição de como serão as competições.
Assim como no surfe, o Brasil é uma potência no skate. Além de nomes como Sandro Dias, Bob Burnquist e Luan Oliveira, ainda contamos com atletas como Pedro Barros, hexacampeão dos X Games, e Karen Jonz, tetracampeã mundial.
5. Beisebol | Softbol
O beisebol (masculino) e o softbol (feminino) retornam as Olimpíadas depois de seu afastamento em Pequim 2008. Segundo o COI, a modalidade foi afastada por falta de apoio da MLB, unidade controladora do esporte. O beisebol e o softbol terão seis seleções em cada modalidade na disputa por medalhas.
Veja as principais diferenças do beisebol e softbol
1. Dimensão do campo - As dimensões do softbol são menores do que as do beisebol.
2. Bola - As bolas do softbol são maiores.
3. Tempo de jogo - No softbol são sete entradas e no beisebol nove.
Algumas modalidades continuaram de fora das Olimpíadas por decisão do COI, sendo eles: o xadrez, squash, sumô, boliche, futsal (futebol de salão) e beach soccer (futebol de areia).
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e compartilhe com os seus amigos!
Veja também:
Carta aberta: O relato de um voluntário das Olimpíadas Rio 2016
Top 7: Veja as torcidas mais animadas dos Jogos Rio 2016
5 medalhas que vão ficar marcadas na história dos Jogos Rio 2016