Crédito foto: Getty Images
Historicamente, o Vasco da Gama é um dos clubes que mais revelam bons jogadores para o futebol brasileiro. Muitos fazem sua carreira de sucesso no próprio clube, já outros, não conseguem espaço no elenco cruzmaltino, mas brilham em outros ares, seja no Brasil ou fora do país.
Com isso, nós do Esportudo bolamos uma lista com cinco jogadores que já vestiram a camisa do Vasco, mas que hoje brilham em outros times.
5. Fábio
Fábio é sem dúvida o último grande goleiro revelado pelo clube carioca. Jogou de 2000 até 2004 no por lá, onde teve o privilégio já aos 20 anos de se sagrar campeão da Copa João Havelange. Na campanha, atuou em três partidas, contra São Paulo, Vitória e Santos, sendo que nesse último defendeu um pênalti de Edmundo. De 2001 até 2004 foi titular absoluto, campeão Carioca em 2003 e convocado algumas vezes para a Seleção Brasileira. Contudo, em 2004 entrou em litígio com a equipe carioca e travou uma árdua batalha contra Eurico Miranda, no qual considera o responsável pela sua saída.
Desde 2005 é um dos destaques do Cruzeiro, onde é o jogador que mais vestiu a camisa celeste (737 partidas), foi bicampeão Brasileiro e é o atual campeão da Copa do Brasil 2017.
4. Fágner
O hoje lateral-direito do Corinthians e da Seleção Brasileira, teve a sua ascensão ao futebol brasileiro no Vasco. Chegou em 2009 para fazer parte do elenco da equipe na Série B. No ano seguinte, assumiu a titularidade e começou a ser um dos destaques da equipe. Mas, sua melhor fase veio em 2011, onde fazia uma dupla infernal com Eder Luis pela direita, conquistou a Copa do Brasil e levou a equipe cruzmaltina ao vice-campeonato do Brasileirão.
Retornou ao clube em 2013 depois de uma passagem rápida pelo VfL Wolfsburg, da Alemanha, mas não consegue o mesmo destaque e é rebaixado com o time carioca. Em 2014, voltou ao Corinthians, seu clube de origem, onde foi campeão Brasileiro de 2015 e alcançou o status de jogador de seleção.
3. Allan
Cria da base vascaína. Allan começou como volante no clube carioca em 2009, mas teve boa passagem quando foi improvisado pelo então técnico Ricardo Gomes na lateral-direita, sendo o titular da final da Copa do Brasil de 2011 vencida pelos cariocas diante do Coritiba. Jogador de boa técnica e preparo físico, Allan é aquele que atua em várias posições, seja recompondo a defesa ou armando no meio-campo. Depois de se destacar na boa campanha do Vasco na Libertadores de 2012, o volante foi vendido para a Udinese, e dois anos depois chegou ao Napoli, onde é um dos destaques da equipe e do Campeonato Italiano.
2. Diego Souza
Sua chegada foi vista com muita desconfiança, depois de uma passagem apagada pelo Atlético Mineiro. Mas, Diego Souza não decepcionou, e logo na sua estreia marcou um gol na vitória por 2 a 0 no clássico contra o Botafogo. Depois disso, teve grandes atuações, principalmente na campanha da Copa do Brasil de 2011, sendo decisivo em alguns jogos, como na semifinal contra o Avaí, quando marcou dois gols nas duas partidas. Porém, seu grande jogo mesmo naquele ano foi em Minas, quando marcou os três gols da equipe na vitória diante do Cruzeiro, sendo um deles aplicando um chapéu no goleiro Fábio.
Na campanha da Libertadores de 2012, teve boas atuações, mas ficou marcado mesmo pelo gol perdido cara a cara com o goleiro Cássio, que seria o gol da classificação para as semifinais. Depois disso, foi vendido ao Al-Ittihad. Após alguns clubes como Cruzeiro, Metalist e Fluminense, chegou ao Sport, onde é ídolo da torcida pernambucana, mesmo não estando em seus melhores dias. Mas, isso é Diego Souza na sua essência, começa bem, tem uma queda de rendimento e no final aparece como destaque da equipe.
1. Philippe Coutinho
O último craque revelado pelo Vasco da Gama, Philippe Coutinho teve pouco tempo para mostrar seu talento com a camisa vascaína, pois foi vendido para a Internazionale de Milão muito cedo, antes mesmo de completar seus 18 anos. Foi promovido ao elenco dos profissionais durante a campanha da Série B de 2009. E já mostrou que tem estrela, pois seus dois primeiros gols como profissional aconteceram na goleada por 6 a 0 do Vasco diante do Botafogo no Campeonato Carioca de 2010. Ao todo, Coutinho atuou em apenas 43 jogos com cinco gols marcados.
Depois de sua chegada à Inter, foi emprestado ao Espanyol e posteriormente em 2013 foi vendido ao Liverpool, onde mostrou todo o seu potencial. Atualmente, é o jogador brasileiro com mais gols na Premier League (43), era titular incontestável, mas esteve no centro de uma frustrada negociação com o Barcelona na janela do meio do ano. Agora, busca mudar a opinião que alguns torcedores criaram a seu respeito.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
5 jogadores da seleção mais identificados com a torcida no século XXI
Camisa 10? Veja como a posição extinta volta com força na Série A
"Morte" de Milton Neves pega todo mundo de surpresa