Crédito fotos: Reprodução Facebook oficial
Antes mesmo da chegada do maior evento esportivo do mundo, os patrocinadores dos Jogos Olímpicos trabalhavam arduamente para que suas marcas pudessem proporcionar experiências marcantes e causar impacto para todos os atletas, espectadores e claro, para o mercado esportivo.
Agora, com os Jogos já em andamento e com aspectos mais comerciais do que a edição de Londres, em 2012, cinco marcas ganham destaque pela campanha e pela presença no Rio de Janeiro: Bradesco, Skol, Nissan, Coca-Cola e Samsung.
Vale destacar que as marcas não estão todas na mesma categoria de patrocínio. Enquanto Coca-Cola e Samsung fazem parte dos Parceiros Mundiais Olímpicos, Bradesco e Nissan compõem os Patrocinadoras Oficiais dos Jogos. Já a Skol, faz parte de um vasto portfólio de marcas que são os Apoiadores Oficiais.
Com diferentes cotas de patrocínio, as marcas investiram bastante para que o Parque Olímpico fosse palco de grandes ativações e mostraram saber trabalhar com o que tinham à disposição. Além disso, a criatividade das empresas já está fazendo com que os Jogos Olímpicos do Rio se tornem referência para futuros eventos esportivos a serem realizados no Brasil.
Crédito fotos: Reprodução Facebook oficial
De todas as marcas citadas acima, Bradesco, Nissan e Coca-Cola foram as que mais investiram em ativações dentro do Parque Olímpico e fora dele. Além de as três terem comprado as principais cotas de patrocínio de Top Partner, Tocha Olímpica e de Live Site, espaço reservado para apresentações, também estiveram presentes durante o revezamento da Tocha Olímpica.
A Samsung foi a marca que, junto da Rede Globo, mais soube aproveitar o espaço dentro do Parque Olímpico. A empresa coreana montou um showroom com diversas atividades para os visitantes pudessem interagir através de seus produtos e fez com que a loja se tornasse um ponto de parada obrigatório. A Samsung ainda lançou o smartphone oficial dos Jogos Olímpicos oferecendo um produto exclusivo e limitado, assim como a Nissan, que aproveitou a chegada do evento para lançar o Nissan Kicks, o carro oficial dos Jogos do Rio 2016, exposto em um espaço enorme e muito bem aproveitado pela marca.
Crédito fotos: Reprodução Facebook oficial
Com uma exposição de todas as Tochas Olímpicas, permitindo aos visitantes fazerem uma viagem no tempo dentro de seu espaço, o Bradesco ainda aproveita para explorar os mascote Vinicius e Tom como nenhum outro patrocinador.
Por último, mas não menos importantes, as duas marcas de bebida Coca-Cola e Skol, estão presentes em todas as arenas e estádios como as bebidas oficiais dos Jogos Olímpicos. Enquanto a Coca-Cola realizou uma promoção para que torcedores pudessem carregar a Tocha Olímpica durante o revezamento, a Skol realizou outra onde o consumidor poderia trocar tampas premiadas por produtos exclusivos ou até mesmo ingressos para os Jogos e para os shows em seu espaço VIP, no Rio de Janeiro.
Crédito fotos: Reprodução Facebook oficial
Desde o início dos Jogos, a Coca-Cola montou uma loja de produtos oficiais e estacionou o caminhão que acompanhou a Tocha Olímpica dentro do Parque, permitindo que os visitantes subam para tirar foto com o objeto. Já a Skol, se tornou a patrocinadora oficial da curtição e as baladas organizadas pela marca dentro do Parque Olímpico e se tornou um ponto de encontro para o público jovem. Além disso, os copos colecionáveis fazem com que os torcedores enfrentem mais de uma hora de fila apenas para adquirir mais uma peça nos pontos de venda.
Crédito fotos: Reprodução Facebook oficial
O destaque negativo fica por conta do McDonald's que, apensar de ser Top Partner, está com apenas uma loja de sobremesas e não realiza operações de venda de hambúrguer.
Confira as principais campanhas produzidas pelas marcas para os Jogos Olímpicos Rio 2016:
Delegação Skol
Isso é Ouro Coca-Cola
Nissan Kicks
Bradesco Agora é BRA
Samsung The Anthem (O Hino)
Veja também:
Vôlei ou futebol? Veja qual esporte temos mais chance nos Jogos
Rio 2016: 20 uniformes mais bonitos na cerimônia de abertura dos Jogos
6 motivos para você não perder o nado sincronizado na Rio 2016