Crédito foto: Getty Images
Não sei se por sorte ou por competência da gestão – tenho minhas dúvidas – , o São Paulo é o time brasileiro que tem as melhores parcerias de patrocínio e de fornecedor de material esportivo. Sim, você não leu errado. Mesmo com problemas crônicos, o Tricolor está na frente de seus rivais.
Daí você me pergunta: ‘Por que eles têm essa vantagem? ’E lhe respondo: ‘porque eles têm o patrocínio da Under Armour, da Copa Airlines e da Gatorade. Os outros nomes são simples e no padrão brasileiro, o que se traduz como investimento sem ativação, com pura exposição de marca e que as duas partes não esperaram nada em troca além de dinheiro (clube) e exposição (patrocinador).
Começando pela Under Armour, que é o grande diferencial do Tricolor, a empresa americana começou ganhando os torcedores quando assinou um contrato longo, algo que sempre deveria acontecer, e dando a exclusividade com o São Paulo no Brasil por três temporadas no Brasil e cinco (total do contrato) no Estado. Além disso, com uma mentalidade totalmente diferente das outras fornecedoras de material esportivo, a Under Armour faz ações pontuais, como o vídeo antes da eliminação na Libertadores, explorando características do clube e exaltando a história da equipe, o que cativa o torcedor e faz ele gostar cada vez mais da marca. Outro grande exemplo foi quando alguns torcedores foram selecionados para entregar a camisa para o jogador, ressaltando a importância dos fãs.
Confira o vídeo da Libertadores e algumas respostas dos torcedores:
Veja abaixo alguns comentários de torcedores são-paulinos:
Passando para a Copa Airlines, a empresa panamenha também ativou o seu patrocínio fora do país com um avião envelopado com hashtags e o escudo do tricolor paulista, levando a marca para outros países. Também vale citar que, por causa da parceria, o time paulistano ganhou a oportunidade de ter mais opções de voo para confrontos na Libertadores. O grande destaque vai para a tentativa de montar uma operação especial para o jogo contra o Trujillanos, equipe venezuelana sediada na cidade de Valera, onde a Copa não tem nenhuma operação, na fase de grupo da Libertadores. Apesar de não ter dado certo por causa de problemas com os responsáveis pela aviação na Venezuela, a empresa se entregou e tentou melhorar a vida do São Paulo disponibilizando um voo direto.
Por fim a Gatorade. A empresa de bebidas isotônicas cria alguns conteúdos diferenciados na TV oficial do maior campeão da Libertadores. Apesar disso, que é algo que todas as empresas deveriam investir, a quantidade de conteúdo não chega a ser alta e muitos times tem o patrocínio da empresa.
Confira o vídeo da Gatorade:
Em síntese, a grande vantagem do São Paulo é que ele soube escolher os seus parceiros comerciais. Em vez de se preocupar apenas com o montante que eles estão recebendo, a qualidade do patrocinador foi escolhida, sendo que, se repararmos, os nomes são internacionais, o que pode gerar – se for trabalhado – internacionalização da marca. Além disso, diferentemente da Crefisa no Palmeiras, que só coloca dinheiro por paixão e exposição, esses três patrocinadores ativam o seu patrocínio, o que rende melhores resultados.
Veja também:
15 clubes que mais faturam com patrocínio master no Brasil
5 motivos para a Eurocopa ser melhor que a Copa América
Desde 1991, final de Libertadores não ficava sem brasileiros ou argentinos