As Olimpíadas de 2016 ocorrerá no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro e a tocha e os anéis olímpicos mais uma vez têm a missão de cumprirem seus papéis de nobreza e celebração esportiva entre atletas e os povos mundiais, mas quando se trata do Brasil, quase tudo tem um significado ou olhar um pouco diferente do habitual.
Em 2009, na cidade de Copenhague, Dinamarca, quando o Rio de Janeiro foi escolhido para ser a Sede das Olimpíadas deste ano, houve muito louvor e admiração pelo trabalho realizado por Lula (ex-presidente do país), Sérgio Cabral juntamente com Eduardo Paes (governador e prefeito do Rio de Janeiro na ocasião), e também pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que resultou nesta conquista, superando concorrentes como Chicago, Tóquio e Madri.
O que era para ser um feito extraordinário, mas virou pauta de investigação
O jornal francês “The Guardian” publicou que a Justiça francesa abrirá investigação para avaliar a possível compra de votos no processo de escolha das sedes das Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020).
Outro fato que entristece a tocha olímpica são as fortes denúncias de desvio de dinheiro e também do mau uso da verba destinada para a infraestrutura dos jogos olímpicos, além dos escândalos das licitações de empreiteiras, divulgado pelo portal LANCE!, em dezembro de 2015.
Revezamento
Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial RIO 2016
Ao chegar no Brasil, a tocha se viu obrigada a ser conduzida por pessoas que não possuem a alma esportiva na qual se espera de um condutor, dentre estes, estavam cantores sertanejos, ex-BBB, uma famosa Snapchat e por aí vai. Obviamente, grandes personalidades esportivas, heróis e heroínas nacionais também conduziram a tocha, mas muitos outros heróis e heroínas não tiveram a oportunidade de conduzi-la.
Ainda houveram dois maus-tratos que a tocha sofreu, em ocasiões que devido as más condições de ruas por onde ela passou, dois condutores infelizmente pisaram em buracos e caíram derrubando a tocha.
Crédito foto: Reprodução YouTube
Site de vendas
Crédito foto: Reprodução
Atualmente, há um modelo original sendo anunciado num famoso site de vendas, aquele de cor amarela, e quem desejar arremata-la terá de arcar com o pagamento de R$: 120.000,00 para tê-la em casa. Com certeza, você terá um pedaço da história olímpica brasileira, e que história!
Veja também:
Os 15 melhores atletas dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Os melhores nadadores que virão à Rio 2016
Olimpíadas Rio 2016: Os principais adversários de Fabiana Murer e Usain Bolt