Crédito foto: Getty Images
Esta temporada realmente foi de tirar o fôlego no futebol internacional. A Europa apresentou ótimos campeonatos, como os mais badalados Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Português.
Os respectivos campeões, é claro, são os poderosos que possuem mais investimento e, consequentemente, conseguem contratar os melhores jogadores. No entanto, grandes surpresas surgiram e incomodaram, e muito, os de maiores expressões, por isso, o Esportudo selecionou cinco clubes que superaram as expectativas no futebol europeu nesta temporada.
1. Red Bull Leipzig
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do clube
Na Bundesliga, por exemplo, o Red Bull Leipzig foi a grande surpresa da competição. A equipe se manteve lado a lado com o Bayern de Munique pela disputa do título e por muitas rodadas liderou até com certa folga. Porém, perdeu força e não foi capaz de tirar o título do Bayern, este por sua vez, que possui total hegemonia na Alemanha.
2. Roma
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do clube
Na terra da velha bota, o título ficou com a poderosa Juve, que inclusive conquistou a sexta vez consecutiva o Calcio, algo inédito desde então no Campeonato Italiano. O destaque por sua vez fica por conta de Roma e Napoli, nos quais conseguiram vaga direta na Liga dos Campeões da Europa e praticaram um jogo vistoso e de qualidade, diferente de Milan e Inter de Milão, que passam por momento de turbulência há algumas temporadas. A Roma ficou com o vice-campeonato, tendo um trio de ataque poderoso com Salah, El Sharawy e Dzeko, o último, inclusive, tendo terminado o campeonato como artilheiro da competição com 26 gols marcados.
3. Napoli
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do clube
O Napoli também foi destaque jogando ofensivamente, tendo como estrelas o meia Hamsik e o trio de ataque formado por Mertens, Insigne e Callejón. Destaque maior para o belga que assumiu a posição de centroavante do time após a saída de Higuaín para a campeã Juventus.
4. Sevilla
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do clube
Na Espanha, como todos nós sabemos, a hegemonia é de Barça e Real Madrid. O Atlético de Madrid também tem demonstrado grande força, inclusive tendo conquistado o título do espanhol há algumas temporadas. Mas, o destaque, apesar das eliminações de algumas competições, vai para o Sevilla de Jorge Sampaoli, que está de saída para a Seleção da Argentina. Os pontos positivos ficam por conta de N'zonzi, ótimo volante que marca e sai para o jogo, Samir Nasri, que recuperou o bom futebol após temporadas ruins no Manchester City, o francês Ben Yedder, que também encaixou muito bem no time, além de Jovetic, que veio emprestado da Inter de Milão e marcou alguns gols desde que chegou - este que foi o principal nome do time na derrota para o Real Madrid, no qual ficou marcado pelo polêmico gol de Nacho após cobrança rápida de falta.
5. Tottenham
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do clube
Na Inglaterra, o Chelsea ganhou com folga a Premier League, no qual foi campeão com duas rodadas de antecedência. O Leicester foi a decepção da temporada. O Campeão Inglês que entrou para a história, brigou para não cair e se recuperou após a demissão de Claudio Ranieri, considerado um dos heróis do título inglês. Apesar da hegemonia do Chelsea com Antonio Conte, o destaque vai para a equipe do Tottenham. O time londrino, comandado por Pochettino, apresentou um poder incrivelmente competitivo, tendo marcado 13 gols nos últimos dois jogos da competição, no qual aplicou 6 a 1 no atual campeão Leicester e 7 a 1 no já rebaixado Hull City. Os destaques do time vão para Harry Kane, que é o artilheiro da competição, Dele Alli, revelação inglesa que está sendo cobiçado pelos gigantes europeus, Eriksen, responsável por comandar o meio campo, além de Walker e Rose, ambos laterais titulares da Seleção Inglesa, que funcionam muito bem como válvulas de escape dos Spurs.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Jorge Sampaoli na Seleção Argentina: boa contratação ou não? Entenda
Futebol brasileiro X europeu: Diferenças entre os principais eixos
Você sabia? Magno Alves está entre os maiores artilheiros do mundo