Crédito foto: Getty Images
Atualmente passando por uma má fase em seu futebol, a Asociación del Fútbol Argentino (AFA) demitiu o técnico Edgardo Bauza e contratou seu compatriota Jorge Sampaoli para o comandando da Seleção Argentina. Mas, afinal de contas, essa foi uma boa contratação ou não dos nossos hermanos?
Recomeço e retrospecto do treinador
Ex-lateral de carreira curta, Sampaoli nasceu em Casilda, na Argentina, em 1960. O argentino ganhou status de grande treinador no Chile, sob o comando da Universidad de Chile em 2011 – quando foi campeão sul-americano, chileno e da Copa Gato –, neste mesmo ano foi eleito o melhor treinador do Chile.
Após bons resultados, não demorou para o técnico argentino ser sondado por clubes brasileiros como Cruzeiro e Flamengo. Após isso deu início a sua carreira pela Seleção Chilena, onde chegou ao seu ápice, vencendo a Copa América de 2015, disputada no Chile. Além disso, ele foi nomeado como melhor treinador das Américas naquele ano.
Mesmo em alta no comando da Seleção Chilena, Sampoli deixou o comando da equipe de forma repentina após vazamento de informações de seu comando. Seu retrospecto com os chilenos contabiliza 44 jogos, tendo conquistado 27 vitórias, nove empates e oito derrotas – sua equipe marcou 89 gols e sofreu outros 44 –, além disso comandou os chilenos na Copa do Mundo de 2014, disputada aqui no Brasil.
Passagem pelo Sevilla-ESP
Após saída da Seleção Chilena, Jorge Sampaoli foi para o futebol espanhol para treinar a equipe do Sevilla. O time espanhol bancou as ideias do argentino, como a contratação do brasileiro Paulo Henrique Ganso, que estava em ótima fase no time do São Paulo. Porém ambos não tiveram um bom relacionamento na passagem do treinador, tanto que em alguns jogos o meia não era nem se quer relacionado para as partidas do clube.
Crédito foto: Getty Images
Com boa campanha no campeonato espanhol, Sampaoli chegou a disputar a primeira colocação com Real Madri e Barcelona, mas acabou perdendo força no decorrer do campeonato, perdendo principalmente em confrontos diretos – bons resultados esses que chamaram atenção da Seleção Argentina.
Perfil do técnico
Sampaoli tem como característica principal montar times com perfil ofensivo. Suas equipes marcam os adversários sempre no campo de ataque, não deixando o outro time pensar no toque de bola, além disso, o treinador é sempre muito participativo na beira do gramado. O Chile era uma seleção de forte marcação e contra-atacava rápido, marcando muitos gols em seus adversários, e no Sevilla o esquema funcionava da mesma maneira.
Crédito foto: Getty Images
Com essas características que a Seleção Chilena foi campeã em casa, em cima da própria Argentina em 2015. O Chile tinha como destaque da equipe Arturo Vidal, meio-campo que marcava muito bem, mas que também chegava ao ataque, concluía a gol e dava assistência aos atacantes chilenos. E sim. Foi uma boa contratação, uma vez que são essas as características que o torcedor argentino espera ver em sua seleção.
O próximo confronto da Seleção Argentina será também a estreia do novo técnico, diante da Seleção Brasileira de Tite e Neymar, em amistoso marcado para o dia 9 de junho às 7h05 (horário de Brasília), na Austrália. Oficialmente, o técnico estreia nas Eliminatórias da Copa, no dia 31 de agosto (horário a definir), diante da Seleção Uruguaia, fora de casa.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
10 jogadores do futebol sul-americano que cairiam bem no seu time
4 piores técnicos da Seleção Brasileira das últimas temporadas
Consequências da corrupção: Entenda a crise na CBDA