Crédito foto: Reprodução Twitter oficial de Esteban Ocon
Quando?
23, 24 e 25 de junho.
Onde?
Como na maioria dos países cujos nomes terminam com “ÃO”, o Azerbaijão é um país de maioria islâmica, que, ao contrário de outros, garante total liberdade religiosa aos seus cidadãos. Faz fronteira com Rússia e Irã e tem um IDH (índice de desenvolvimento humano) razoável, uma posição à frente do Brasil no ranking. Já fez parte da União Soviética e hoje, independente, tem sua economia baseada no petróleo e no turismo.
Crédito foto: Reprodução
A corrida é num circuito de rua na capital Baku, uma bonita e antiga cidade à beira-mar que tem pouco mais de 2.2 milhões de habitantes. Percorre as principais atrações da cidade e junta ao mesmo tempo retas velozes, curvas sinuosas e trechos muito estreitos. Tem 20 curvas sem nome, numeradas, algumas verdadeiras esquinas de 90 graus. Serão 51 voltas de pouco mais de 6 km cada (1,7 km maior que Interlagos), totalizando 306,049 km.
Quem mais venceu?
Crédito foto: Getty Images
É só o segundo ano que o GP acontece por lá. Ano passado quem ganhou, de ponta a ponta, foi o campeão mundial Nico Rosberg (ALE – Mercedes).
Os pneus?
Circuito de rua. Novamente a combinação para aderência e velocidade; ultramacios (banda roxa), supermacios (banda vermelha) e macios (banda amarela) serão as opções se não chover (previsão de tempo bom, 30 graus). Lembramos que cada piloto tem que usar ao menos dois dos três tipos na prova.
Crédito foto: Divulgação Pirelli
Quanto custa?
Mera curiosidade. Como é nas ruas da cidade, os carinhas montam arquibancadas modulares em vários pontos do circuito, além das tendas VIP para o povo dos paddocks e as outras estruturas. Um ingresso legal, numa das arquibancadas para os três dias sai por 300 dinheiros deles (Manat Azerbaijani), ou aproximadamente R$ 580,00, valor equivalente ao do setor G daqui.
Acompanhe as transmissões na TV
O SporTV transmite ao vivo os treinos nas manhãs da sexta e do sábado (classificação às 9h do sábado) e reprisa a prova na noite do domingo. A TV Globo transmite a corrida ao vivo a partir das 9h do domingo, 25 de junho. No rádio, a Bandeirantes e a Globo/CBN transmitem a prova.
Fique ligado
Circuito de rua é aquela velha história. Largar na frente é meia corrida ganha, e Lewis Hamilton está se transformando no novo rei dos treinos, batendo todos os recordes de poles.
Como é só a segunda vez que os caras correm lá, não dá para cravar grandes previsões, mas podemos fazer uns chutes bacanas. Baku é mais parecido com Mônaco, com subidas e descidas, do que com o Canadá, que é plano. A Ferrari deu show em Mônaco e deve repetir o bom desempenho no Azerbaijão.
A Force India está surpreendendo, com um bom carro e pilotos velozes e confiáveis. Está merecendo um pódio.
A estratégia de pneus novamente deve determinar a vitória da Mercedes ou da Ferrari, e os compostos ultramacios, os mais velozes, que teoricamente se desgastam cedo (ver matéria pneus) têm se demonstrado muito mais duráveis na prática. Tanto em Mônaco como no Canadá o pessoal da ponta andou mais de 30 voltas com esse tipo de pneu sem perda significativa no desempenho.
Crédito foto: Getty Images
Um circuito estreito, cheio de esquinas e muros, é prato cheio para a turminha da pancada aprontar gigante, causando interrupções, bandeiras amarelas e carros de segurança, juntando todo mundo e tornando a corrida mais interessante. Vamos ver o que Lance Stroll (CAN – Williams) e seus amigos demolidores trazem de novo nesse quesito.
Minha aposta?
Vettel, Hamilton e Ocon.
Veja como está a classificação do campeonato
Pilotos
1º Sebastian Vettel / ALE - Ferrari – 141 pontos
2º Lewis Hamilton / GBR - Mercedes – 129 pontos
3º Valtteri Bottas / FIN - Mercedes – 93 pontos
4º Kimi Raikkonen / FIN - Ferrari – 73 pontos
5º Daniel Ricciardo / AUS - Red Bull Racing – 67 pontos
6º Max Verstappen / HOL - Red Bull Racing – 45 pontos
7º Sergio Pérez / MEX - Force India – 44 pontos
8º Esteban Ocon / FRA - Force India – 27 pontos
9º Carlos Sainz Jr. / ESP – Toro Rosso – 25 pontos
10º Felipe Massa / BRA - Williams – 20 pontos
Equipes
1º Mercedes – 222 pontos
2º Ferrari – 214 pontos
3º Red Bull – 112 pontos
4º Force India – 71 pontos
5º Toro Rosso – 29 pontos
6º Williams – 22 pontos
7º Renault – 18 pontos
8º Haas – 15 pontos
9º Sauber – 4 pontos
10º McLaren – 0 pontos
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
As invenções mais criativas e bizarras da Fórmula 1
Entenda por que alguns carros saem voando nas pancadas da F1 e Indy
O que muda nos carros da Fórmula 1 em 2017? Saiba mais