Crédito montagem: Esportudo.com | Fotos: Getty Images
A mulher sempre foi considerada como sexo frágil, mas há anos isso vem se transformando. Na sociedade elas ganharam força e no esporte não foi diferente. Antigamente, não se tinha espaço para as mulheres por puro preconceito, mas com persistência e coragem isso vem mudando cada vez mais.
Na grande maioria das modalidades, as remunerações das ligas femininas continuam com salários inferiores as categorias masculinas. Ainda existe pouca valorização por parte de patrocinadores e da mídia em geral. Um bom exemplo disso, acontece na principal modalidade do país (futebol), onde há um gigantesco espaço midiático, patrocinadores e altos salários na categoria masculina enquanto que na feminina falta boa remuneração, estrutura, clubes e campeonatos.
Por falar em competições, o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol é a principal liga do Brasil. Para se ter uma ideia, a competição iniciou apenas em 2013. Já o Campeonato Brasileiro Masculino iniciou em 1959. Demorou exatos 54 anos para elas terem o ‘’mesmo campeonato’’.
Mas esse espaço não vendo conquistado apenas no futebol. Muitas atletas têm se destacado em outras modalidades e vem comprovando que ser mulher não significa ser frágil. Diante disso, a equipe do Esportudo.com listou, abaixo, três mulheres ‘’fortes’’ do esporte mundial:
Ronda Rousey (UFC)
A primeira lutadora a assinar com o UFC. Ela sofreu críticas por seu corpo ser musculoso e recebeu diversos comentários machistas. Se engana quem pensa que ela chegou ao UFC por ser um rostinho bonito. Ronda se tornou um dos maiores nomes da organização, conquistando o cinturão, e sendo eleita a melhor lutadora do ano em 2015.
Crédito foto: Getty Images
Serena Williams (tênis)
Ela sempre está na lista das melhores tenistas do mundo e está entre as grandes figuras do esporte mundial, mas para chegar tão longe não foi fácil. A ex-número 1 do mundo já sofreu com racismo e críticas sobre seu corpo. Além disso, Serena Williams luta diariamente contra as críticas e combate o machismo no esporte.
Crédito foto: Reprodução Facebook da Serena Willians
Marta Vieira (futebol)
A inspiração para o futebol feminino e uma das melhores jogadoras do mundo. Quando falamos de determinação – Marta sem sombras de dúvida é um grande exemplo – ela sofreu preconceitos sexista que foram superados graças a sua força e determinação. Além disso, a atacante conquistou cinco vezes o prêmio de melhor do mundo.
Crédito foto: Getty Images
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Conheça um pouco mais sobre as melhores jogadoras de tênis brasileiras
Vôlei: Os desafios de Zé Roberto com a seleção brasileira pós-Rio 2016
4 modalidades que estão ganhando espaço na preferência dos brasileiros