Crédito foto: Getty Images
São 23 seleções que já garantiram seu lugar na Copa do Mundo do ano que vem. Em novembro, os últimos nove lugares serão disputados nas repescagens internacionais, europeias e na última rodada da eliminatória africana. Com mais da metade dos participantes decididos, alguns ilustres candidatos já ficaram de fora: seleções com gigantesca história internacional e equipes que apresentavam grande potencial, incomodando em torneios continentais, acabaram decepcionando e vão assistir do sofá ao Mundial. Confira as quatro que mais farão falta na Rússia!
4. País de Gales
Semifinalista da Eurocopa em 2016, a Seleção do País de Gales tinha grandes esperanças de conquistar outro feito inédito se classificando para o Mundial. Liderada pelo craque Gareth Bale e pelo ótimo meia Ramsey, a equipe acabou fracassando em se classificar até para as repescagens após a derrota sofrida na última rodada das classificatórias. Mesmo dependendo somente dos próprios esforços para chegar à Rússia e jogando diante de sua torcida, os galeses perderam para a Irlanda, em confronto direto pela vaga nas repescagens, ficando em terceiro lugar no seu grupo.
3. EUA
Crédito foto: Getty Images
A Seleção Estadunidense, que chegou às oitavas de final da Copa do Mundo em 2014, foi mais uma das promissoras que acabaram fracassando. Pode-se dizer que o elenco americano não é tão forte, mas considerando que o time é composto por ótimos jogadores como Dempsey, Bradley e Tim Howard, além de um dos melhores jogadores jovens do mundo, Christian Pulisic, pode-se dizer que o time tinha a obrigação de se classificar. Também decidindo em casa a passagem para o Mundial, contra o fraco time de Trinidad e Tobago, os EUA foram derrotados pelo placar de 2 a 1, em vexame que os deixou de fora da Copa, o que não acontecia desde 1986.
2. Holanda
Desde o Mundial de 2014, a Holanda vem entrando em claro declínio. A "Laranja Mecânica" não conseguiu nem ao menos se classificar para Eurocopa de 2016. Os holandeses falharam de novo na etapa classificatória e acabaram eliminados precocemente também para a Copa. A seleção que conta com estrelas do futebol está envelhecida, o que se tornou claro após a aposentadoria dos maiores nomes dessa geração, como Van Persie e Sneijder. Robben engrossou a lista dos aposentados após a vitória por 2 a 0 da Holanda sobre a Suécia, adversária direta dos holandeses. Mesmo após a derrota, que empatou as duas seleções em pontos, os suecos continuaram em segundo lugar devido a vantagem no saldo de gols.
1. Chile
A maior decepção das eliminatórias, o Chile foi bicampeão consecutivo da Copa América (2015 e 2016), sendo considerada na época a seleção sul-americana mais forte. Recheado de estrelas, a Seleção Chilena caiu abruptamente de rendimento no final das eliminatórias Sul-Americanas, fato profetizado por Sampaoli, perdendo para a Bolívia e sendo humilhada pelo Paraguai, em goleada de 3 a 0. No jogo contra os canarinhos, os chilenos falharam em furar o bloqueio brasileiro e acabaram em sexto lugar na classificação geral, empatados em pontos com o Peru, perdendo a vaga devido a diferença de dois gols no saldo comparado com os peruanos. O Brasil acabou de matar o sonho chileno na última rodada das eliminatórias, vencendo a equipe chilena por 3 a 0 e (felizmente) não jogaremos contra Alexis Sánchez, Vidal e Bravo na Rússia.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
5 excelentes jogadores que você talvez não conheça
Conheça os donos de times mais ricos do mundo. Ricos não, bilionários
Conheça 10 jogadores "fominhas" do século 21