Crédito foto: Divulgação/FIVB
O vôlei de praia é um dos esportes favoritos do Brasil para estar no pódio. Para quem não sabe, ela é a segunda modalidade olímpica em que os brasileiros conquistaram mais medalhas. O vôlei de praia tem os mesmos fundamentos do tradicional vôlei de quadra, mas as disputas acontecem em duplas, que contam com no máximo três sets.
O esporte tem história recente e passou a participar oficialmente das Olimpíadas a partir de Atlanta em 1996, que foi marcado pelas medalhas brasileiras de Jaqueline e Sandra (ouro) e Mônica e Adriana (prata). O Brasil já conquistou um total de 11 medalhas (duas de ouro, seis de prata e três de bronze).
Com o passar dos anos os brasileiros conquistaram cada vez mais espaço dentro do Circuito Mundial e para as Olimpíadas Rio 2016 as equipes brasileiras têm favoritismo sim entre as demais seleções. Teremos quatro duplas: Alison/Bruno Schmidt, Evandro/Pedro Solberg, Ágatha/Bárbara Seixas e Larissa/Talita.
Destaques
Crédito foto: Divulgação/FIVB
Entre as duplas que mencionamos acima se destacam duas: Alison/Bruno e Ágatha/Bárbara, ambas já foram campeãs mundiais. A dupla Evandro e Pedro está conquistando o seu espaço e esse ano eles ganharam a medalha de ouro no Major Series de Gstaad. Já a dupla Larissa e Talita estão no mesmo caminho e ano passado conquistaram a medalha de ouro na etapa Gstaad do Circuito Mundial.
Crédito foto: Instagram oficial da FIVB
A FIVB (Federação Internacional de Voleibol) já fez a divulgação dos jogos da primeira fase do torneio olímpico, que irá começar a partir do dia 6 de agosto às 11h (horário de Brasília). A dupla que irá estrear na disputa nas areias de Copacabana, será Alison e Bruno que terão a missão de vencer a dupla Canadense. A estreia feminina acontece no mesmo dia, porém, no período da tarde com a dupla Ágatha e Bárbara que enfrentaram uma dupla Tcheca.
O Brasil é o país que mais conquistou medalhas na modalidade e terá a pressão de estar jogando em casa, mas apoio e qualidade não faltarão. Vamos torcer para que o retrospecto favorável continue.
Veja também:
Rio 2016: 3 razões para acreditar no ouro do Brasil no vôlei masculino
Rio 2016: 5 musas da Seleção Brasileira olímpica
Rio 2016: 12 esportes com mais pódios brasileiros no século 21