Crédito foto: Getty Images
Cada pessoa tem uma motivação diferente quando se inscreve em uma academia. Algumas, por exemplo, querem perder aqueles quilinhos indesejados e ficar com um corpo mais escultural para o verão ou ''Projeto Carnaval'', outras buscam melhorar o condicionamento físico ou até mesmo se prevenir de doenças relacionadas ao sedentarismo. Mas, o que a maioria delas infelizmente tem em comum é a dificuldade em manter uma rotina e não abandonar o treino na primeira oportunidade.
Mantenha o foco
Para ter foco e definir metas plausíveis, tem aumentado o número de coaches que junto com o cliente elaboram projetos ligados à saúde. No caso, além do personal trainer que irá orientar o aluno sobre a melhor forma e o jeito correto de executar o exercício, o coach tem o papel de colaborar para que ele não desista desta caminhada, de forma que ambas as escolhas se completem para trazer somente benefícios aos alunos.
O indicado é que ainda na avaliação física a pessoa já tenha uma conversa com o coach, para descobrir os seus pontos fracos e fortes e por quais motivos já houve desistência desse tipo de atividade, e a parte mais importante: como trabalhar a motivação nesse novo desafio.
A motivação e o objetivo, segundo a psicóloga e coach Erica Aidar, são fatores fundamentais que contribuem para uma maior aderência ao exercício. “O aluno deve criar um vínculo para ajudá-lo a não desistir do seu propósito, que é emagrecer ou ter mais qualidade de vida”, diz.
Faça uma programação semanal de exercícios
Crédito foto: Divulgação
Ainda na sessão de coaching é preciso definir os horários na agenda para a prática de uma atividade, assim como pensar no plano B, caso uma reunião no trabalho tenha se estendido a ponto de atrapalhar o tempo de treino. “São nos momentos que a rotina é alterada que muitas pessoas abandonam de vez a academia, então é preciso criar estratégias para que realmente nada atrapalhe esse cuidado com a saúde”, explica Erica.
A especialista ressalta ainda que as metas devem ser reais e viáveis, ou seja, não adianta se comprometer em ficar uma hora por dia na esteira se o aluno sabe que só conseguirá fazer isso por no máximo 15 dias. “O coaching ligado ao exercício cria uma ponte entre a realidade e o percurso para se atingir o desejo”, finaliza.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Qual é o melhor treino para emagrecer? Conheça 5 que podem te ajudar!
Naty Graciano mostra todos os detalhes do Nano 7 da Reebok; confira
CrossFit Games: O que é o Open? Entenda mais sobre essa competição