Crédito Foto: Flickr - Phitaly Italia
Se você não consegue emagrecer mesmo seguindo uma alimentação balanceada ou ganha alguns quilinhos a mais só porque comeu um bolo de chocolate ou um sanduíche, a culpa pode ser do seu metabolismo. Com certeza você já deve ter ouvido de alguém que o seu é lento e que é possível apostar em dietas para acelerá-lo, mas será que isso realmente funciona? O Esportudo foi ouvir dicas de um especialista, confira!
Segundo o nutrólogo André Veinert, o metabolismo corresponde a todas as reações químicas e físicas que acontecem no nosso organismo durante 24 horas por dia. “Quando o metabolismo funciona corretamente, geralmente a pessoa não tem problemas para manter o peso, principalmente se ela segue uma alimentação e pratica atividade física”, explica.
Por que algumas pessoas engordam com mais facilidade?
Isso pode ocorrer quando o sujeito apresenta um metabolismo devagar, que pode ser provocado pela genética e composição corporal que envolve sexo, idade e temperatura ambiente. “A partir dos 30 anos o metabolismo tende a ficar menos acelerado, além disso, o metabolismo másculo é mais acelerado comparado com o da mulher, por conta disso, ele apresenta mais massa muscular e menos gordura”, afirma o especialista.
Lento X Acelerado
De acordo com André, alguns fatores podem contribuir para que o metabolismo se torne mais devagar. “Consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar, farinha refinada de pães, bolos e massas deixa o fígado sobrecarregado, alimentos ricos em aditivos químicos, corantes e sódio de adição também podem interferir no processo do metabolismo”, ressalta Veinert.
Com o metabolismo lento é natural que o organismo leve mais tempo para processar os alimentos, o que faz o intestino não trabalhar corretamente. As consequências desse tipo é azia, má digestão, ganho de peso e protuberância abdominal.
Segundo o nutrólogo, em alguns casos o problema pode estar associado a doenças como hipotireoidismo (processo que provoca a diminuição dos hormônios produzidos pelas glândulas da tireoide).
Para acelerá-lo, é importante mudar alguns hábitos alimentares. Consumir bastante líquido é um deles. “É importante ingerir pelo menos dois litros de água ao longo do dia e consumir frutas, legumes e verduras”, sugere o médico.
Além disso, é interessante reduzir a taxa de gordura e aumentar a massa muscular. “Isso só será possível com a prática de atividades físicas, que deve associar musculação, ginástica localizada e exercícios aeróbicos”, finaliza Veinert.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Efeito sanfona: como evitar esse problema? Entenda
Treino Funcional: saiba como proceder para alcançar seus objetivos
Aprenda a respirar corretamente para turbinar seu desempenho