Crédito foto: Getty Images
“O Futebol é uma caixinha de surpresas”, “quem não faz, toma”, "não existe gol feio, feio é não fazer gol”. Que o esporte é cheio de bordões e frases célebres, todo mundo já sabe. É comum ouvir durante uma transmissão algumas dessas frases, dependendo de como estiver o jogo. Porém, se tem um bordão que sempre é dito, esse é: “clássico é clássico e vice-versa”.
Num país em que os clássicos estão presentes durante todo o calendário, essa frase se mostra para explicar a complexidade desse desses jogos, uma atração que convida os torcedores a apoiarem seus times, independente da fase pela qual ele passa no momento da partida.
Na última quarta-feira, 22, Corinthians e Palmeiras realizaram o Derby Centenário em Itaquera pelo Campeonato Paulista. O esperado era uma possível vitória alviverde, já que o time vive em melhor situação desde o ano passado. Apesar da grande diferença existente entre os elencos, e de uma arbitragem confusa, sendo bondoso, a vitória foi do dono da casa, pelo placar mínimo, com gol de Jô no finalzinho.
Mas, já que este tipo de partida é tão difícilde prever, como, de fato, é, o Esportudo preparou uma lista dos últimos cinco clássicos do estado (sem contar com o ano de 2017) onde os resultados foram épicos!
1. São Paulo 4 x 0 Corinthians – Brasileiro de 2016
Reta final de Campeonato Brasileiro. O timão vinha em queda livre depois de trocar de técnico mais de uma vez, e o tricolor tentava acabar com a chance mínima de ser rebaixado, já pensando no ano seguinte e sem clima para mais pressão. Qualquer resultado poderia ser imaginado. O Morumbi pesava para o lado tricolor, ambos não viviam a fase que gostariam, mas, uma goleada em cima do maior rival era o resultado que faltava para estragar o ano alvinegro de vez. Em dia de Cueva, o peruano comandou a equipe num jogo atípico, visto que nenhum dos dois mostrou condições de brigar por mais que uma posição no meio da tabela.
2. Corinthians 6 x 1 São Paulo – Brasileiro de 2015
Um ano antes dos 4 x 0 no Morumbi, o time do Parque São Jorge comemorava seu sexto título nacional com uma grande festa, contra o rival que, apesar de fazer um ano irregular, ainda sonhava com uma vaga na Libertadores. Com o timão jogando com time reserva, a situação era perfeita para o rival chegar mais perto do torneio continental. Uma vitória simples por 1 x 0 bastava. Esqueceram, apenas, de avisar Tite e companhia, que fizeram uma festa ainda maior, aplicando, até então, a maior goleada da nova Arena.
3. Palmeiras 4 x 0 São Paulo – Brasileiro de 2015
Realmente, o ano de 2015 não foi dos melhores para o clube do Morumbi. No início do campeonato nacional, o tricolor brigava nas primeiras posições, enquanto o Palmeiras passava por uma reestruturação grande, depois de anos em má fase. O primeiro combate pelo Campeonato Paulista já havia frustrado o lado tricolor, mas seu vizinho de CT aproveitou o Allianz Parque cheio e controlou boa parte do jogo, fazendo o rival não marcar sequer um gol na casa adversária no ano.
4. São Paulo 2 x 0 Corinthians – Libertadores de 2015
Mais uma vez o Majestoso aparece aqui na lista. O grupo da morte não parecia afetar o lado alvinegro, que garantiu a vaga nas oitavas de forma antecipada. Para completar a noite, poderia eliminar o rival no Morumbi. Porém, de novo esqueceram de avisar o outro lado. Michel Bastos e Luís Fabiano deram a vitória ao tricolor num jogo nervoso e com três expulsões, dando um balde de água fria no rival, que seria eliminado sem marcar contra o Guaraní, do Paraguai, nas oitavas.
5. Santos 5 x 1 Corinthians – Paulista de 2014
Ano de reconstrução. Santos vendeu sua estrela, a caminho do Barcelona, e o rival tentava viver sem um de seus maiores técnicos. Nenhum palpite justificaria, de forma total, o que os times fariam no resto do ano. O que ninguém esperava, foi o show santista na Vila, 5 x 1, sem deixar a equipe alvinegra da capital revidar ou tentar reação. Início perfeito para o time praiano e, no mínimo, difícil para o outro.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Grêmio não conquista o estadual há 7 anos: como acabar com o jejum?
Derby Centenário: o Dream Team de um dos maiores clássicos do Brasil
Relembre 3 grandes estreias do Goiás pela Copa do Brasil