Crédito foto: Rubens Chiri/Divulgação oficial do São Paulo FC
Com apenas cinco vitórias no Campeonato Brasileiro, o São Paulo voltou a entrar na zona de rebaixamento. São, ao todo, nove derrotas e quatro empates em 18 jogos, o que preocupa o torcedor são-paulino.
O ano não tem sido gentil para o Tricolor Paulista, que já sofreu com eliminações no Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Sul-Americana, além da saída de inúmeros jogadores e do próprio técnico Rogério Ceni. A chegada de Dorival Júnior ainda não embalou a reação do clube, porém a volta de Hernanes renovou as esperanças.
Nesse intuito, a equipe do Esportudo.com lembrou-se de alguns clubes que já passaram por essa mesma situação, mas que conseguiram escapar do fantasma do rebaixamento e permaneceram na Série A do Campeonato Brasileiro, e traz em uma lista especial abaixo, em ordem cronológica:
1. Internacional (1999)
Em 2016, o Inter não escapou do rebaixamento, mas em 1999 fez o que pode e conseguiu se manter na Série A do Brasileirão. Na ocasião, o Colorado precisava vencer o Palmeiras na última rodada do Brasileirão para fugir da Série B e, com gol de cabeça de Dunga, aos 36 minutos do segundo tempo, veio a vitória.
2. Grêmio (2003)
Em 2003, era a vez do Grêmio mover suas forças para não cair. Também na corda bamba até a última rodada, após passar mais da metade da competição no Z4, o clube encarou o Corinthians e precisava da vitória, que não veio com dificuldade. O time gaúcho venceu o Timão por 3 a 0, com gols de George, Bruno e Anderson Lima.
3. Fluminense (2009)
Uma das histórias mais conhecidas e inspiradoras talvez seja a do Fluminense, que a 10 rodadas do fim do Brasileirão era o lanterna, com 22 pontos. Dos dez jogos, o Tricolor Carioca venceu sete e precisava apenas de um empate na última rodada para se manter na Série A da competição. A partida final era contra o Coritiba – que também estava no Z4 –, no Couto Pereira, e o meia Marquinho foi o dono do gol que salvou o clube da Série B no empate contra o Coxa.
4. Botafogo (2009)
Além do Fluminense, o Rio de Janeiro podia perder outro clube grande para a Série B do Brasileirão. Na última rodada do Brasileirão, o Botafogo precisava vencer o Palmeiras no Engenhão para não jogar na Série B no ano seguinte e o resultado veio: 2 a 1 diante do Verdão, com gols de Wellington e Jobson.
5. Cruzeiro (2011)
Antes de chegar ao bicampeonato brasileiro em 2013 e 2014, a Raposa passou por bons sufocos para não jogar a Série B. Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, o time precisava vencer nada mais, nada menos, que o rival Atlético-MG. O resultado surpreende: 6 a 1, com gols de Fabrício, Roger, Anselmo Ramon, Everton, Wellington Paulista e Leandro Guerreiro.
6. Palmeiras (2014)
Um dos maiores rivais do São Paulo, o Palmeiras lutou mais recentemente contra o rebaixamento. Em 2014, o time chegou à última rodada precisando de uma vitória diante do Atlético-PR, no recém-inaugurado Allianz Parque. O resultado da partida foi um empate, porém, com a derrota do Vitória contra o Santos, o Verdão conseguiu se manter na Série A.
E aí, torcedor, acha que o Tricolor Paulista pode se inspirar nesses momentos e fugir da Segundona? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de conferir outras matérias como essa.
Veja também:
Deu ruim! 5 jogadores que se deram mal comemorando gol
Top 8 promessas que não vingaram no futebol brasileiro
Veja as 10 torcidas mais animadas do futebol mundial