Crédito foto: Getty Images
Depois de 33 rodadas e 7 meses, a MLS Supporters' Shield infelizmente para alguns está chegando ao seu fim, pois a última rodada será realizada neste domingo (23/10). Já aqueles torcedores que não gostam dos pontos corridos já começaram a preparar o coração para os playoffs. Mesmo com a grande expectativa para esse momento da competição, não podemos deixar de lado toda as emoções vividas nesta temporada até agora.
Logo na segunda rodada, tivemos o primeiro derby com o Houston Dynamo, atualmente na penúltima colocação geral e sem chances de playoff, goleando por 5 a 0 o FC Dallas, atual líder e campeão da U.S Open Cup, o time surpreendeu grande parte dos fãs. Mas esta não foi a maior goleada desta temporada cheia de placares gordos.
Crédito foto: Divulgação | Legenda: a goleada do Red Bulls sobre o NY City foi a maior da temporada, 7 a 0 fora o baile
Tivemos várias goleadas por 4 a1 e 4x0, porém as mais impressionantes foram: L.A Galaxy 5 a 2 Real Salt Lake, NY City 0 a 7 NY Red Bulls, Montreal Impact 5 a 1 Philadelphia Union, NY City 5 a 1 Colorado Rapids e DC United 6 a 2 Chicago Fire, resultados muito surpreendentes pela campanha que os times vinham apresentando na competição, exceto pelo último jogo, pois o Chicago Fire já vinha apresentando vários problemas em seu elenco.
O campeonato também foi incrível em questão de números nas arquibancadas. Além disso, contou com várias festas, incluindo mosaico e sinalizadores – mas claro, tudo dentro dos seus limites – a média de público até aqui foi de 21.536 torcedores por jogo. O clube que mais levou torcedores aos estádios foi o Seattle Sounders com média de 42.174, mesmo com o time passando a maior parte do campeonato fora da zona de classificação, mas o elenco conseguiu se recuperar e hoje está em quinto lugar com 45 pontos na Conferência Oeste.
Crédito foto: Divulgação site oficial do Sounders | Legenda: a liga possui uma média maior até mesmo que o Brasileirão Série A
Mesmo com as críticas de ser uma liga de qualidade técnica inferior, os números não decepcionam. Alta média de gols e bom público fizeram da temporada uma das melhores, mas o que conta mesmo é a emoção, e isso teve e terá de sobra, principalmente, na última rodada onde os times ainda tem chances de se classificarem para os playoffs.
O NY Red Bulls, atual campeão da Supporters' Shield, NY City, Toronto FC, DC United e Montreal Impact já se classificaram na Conferência Leste. FC Dallas, Colorado Rapids e L.A Galaxy também já garantiram presença na próxima fase da competição, com grande expectativa cercando o FC Dallas por esse ser o atual campeão da U.S Open Cup.
O atual campeão da MLS Cup (Playoffs), Portland Timbers, está na sétima colocação da Conferência Oeste, fora da zona de classificação. Além disso, apenas Portland e o New England têm chances de playoffs entre os que estão foram da zona de classificação, sendo que San Jose Earthquakes, Vancouver, Houston Dynamo, Orlando City, Columbus Crew e Chicago Fire já estão eliminados.
Crédito foto: divulgação oficial da liga | Legenda: O Chicago Fire é o lanterna do campeonato com 31 pontos, com média menor que um ponto por partida
Pela Conferência Leste o New England pode se classficar apenas na vaga do Philadelphia Union, que joga contra o NY Red Bulls em casa, enquanto o New England recebe o Montreal.
Agora na Conferência Oeste, o Portland Timbers pode tirar um entre Real Salt Lake, Seattle Sounders ou Sporting Kansas City, onde o único confronto direto pela vaga é entre Seattle x Real Salt Lake, com o Timbers viajando para Vancouver e o Sporting recebendo o San Jose, em Kansas.
Crédito foto: Getty Images | Legenda: L.A Galaxy ganhou um grande reforço para o final da temporada
Foi uma temporada que certamente deixará saudades em todos que puderam acompanhá-la, mas ainda tem muito a acontecer nesta próxima fase, que por sinal começam na próxima quarta-feira (26/10). Esperamos que seu time do coração tenha conseguido se classificar ou que ele ainda tenha chance de classificação. Se não meu amigo, te resta apenas secar os rivais e esperar que no próximo ano ele tenha tantas emoções quanto esse campeonato.
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Saiba como fica a divisão de Conferências da Major League Soccer para 2017
MLS: Veja os cinco clubes mais valiosos da competição
Entenda como é o relacionamento da MLS com seus patrocinadores