Crédito foto: Getty Images
A venda de David Neres, último jogador revelado em Cotia a deixar o Tricolor, colocou novamente em evidência a badalada base do São Paulo Futebol Clube. O SPFC continua sua tradição de revelar jovens talentos e de vendê-los muito bem. Mas até antes do surgimento do Centro de Treinamento em Cotia, a equipe paulista já tinha essa alcunha de formador de atletas em seu DNA.
Se pensarmos dos anos 90 para cá, o Tricolor do Morumbi descobriu grandes jogadores que poderiam montar facilmente uma seleção. Pensando nisso, o Esportudo montou um time só com as revelações formadas pela escola são paulina de 1990 para cá.
Garantimos que dá para montar um verdadeiro esquadrão! Quer ver? Então confira!
Rogério Ceni
Crédito foto: Site Oficial Rogério Ceni
Tudo bem que o arqueiro tricolor começou no Sinop de Mato Grosso, porém ele desembarcou em 1990 para jogar na base Tricolor e foi fazer seu primeiro jogo profissional apenas em 1993. Maior ídolo da história do São Paulo, Rogério Ceni inicia o time de jogadores formados no SPFC em grande estilo. Campeão de tudo pelo Tricolor, o atual técnico do SPFC dispensa apresentações.
Cafú
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
Mais um craque revelado pelo Tricolor Paulista, Cafu é outro jogador de muito sucesso na carreira, campeão de inúmeros títulos dentro e fora do país - na Itália. O lateral direito ainda foi o capitão do pentacampeonato conquistado em 2002 com a camisa amarelinha. Bem servida essa lateral direita Tricolor?
Rodrigo Caio
Crédito foto: saopaulofc.net
Começando a zaga tricolor com um nome mais recente e, que ainda atua pelos lados do Morumbi. Rodrigo Caio não teve dos começos mais fáceis, chegou a ser contestado quando subiu em 2011, jogou de volante, lateral direito e finalmente achou a posição de zagueiro. Posição essa que o jogador se encontrou. Campeão Olímpico na Rio 2016, Rodrigo Caio hoje é titular incontestável do Tricolor e um dos melhores zagueiros do futebol nacional.
Breno
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
Finalista da Copinha em 2007, Breno teve um começo promissor. Infelizmente o zagueiro viveu muitas polêmicas durante sua carreira, foi preso na Alemanha por incendiar sua casa, teve problemas particulares e voltou ao Tricolor em 2015, onde ainda não conseguiu uma sequência. Mas quem se prende a esses fatos, esquece que Breno era um dos zagueiros mais promissores do mundo entre os anos de 2007 e 2008.
Aos 19 anos, era titular e Campeão Brasileiro com a camisa do SPFC, titular da equipe Olímpica brasileira e vendido junto ao Bayern de Munique. Atualmente, o atleta convive com muitos problemas físicos, os torcedores torcem para que o zagueiro revelado em Cotia volte aos seus melhores dias com a camisa Tricolor.
Fábio Aurélio
Crédito foto: Getty Images
Lateral esquerdo formado no Tricolor na metade da década de 90, Fábio Aurélio talvez não seja tão lembrado. Porém, foi bicampeão paulista com a camisa são paulina. Na Europa, o lateral foi bicampeão Espanhol com o Sevilla e também vestiu a camisa do Liverpool. Com passagens pela Seleção Olímpica, o lateral sofreu a vida toda com muitas lesões que atrapalharam o grande talento que possuía.
Casemiro
Crédito foto: Getty Images
O volante teve altos e baixos com a camisa do São Paulo, muito criticado pela torcida, Casemiro praticamente saiu pelas portas dos fundos e foi vendido junto ao Real Madrid Castilla (Equipe B do Real Madrid). Porém, com amadurecimento e foco, o jogador começou a mostrar seu valor em sua passagem pelo Porto. Casemiro foi recontratado pelo Real e virou titular e campeão da Champions League, com muitos elogios de seu treinador Zinedide Zidane. De quebra, o volante deixou no banco nada mais, nada menos que James Rodriguez, camisa 10 do time merengue. Mais uma cria de Cotia que faz sucesso no futebol europeu.
Hernanes
Crédito foto: Getty Images
O Profeta chegou em 2001 na base tricolor, subiu para o profissional em 2005 e foi emprestado para o Santo André no ano seguinte. Porém, voltou para os profissionais e começou a trilhar as glórias com a camisa do Tricolor. Bicampeão nacional (2007 e 2008) com a camisa do SPFC. Hernanes também fez sucesso no futebol italiano e teve passagens com a camisa amarelinha, inclusive convocado para a Copa do Mundo em 2014. Será que a torcida Tricolor tem saudades do Profeta comandando o meio campo são paulino?
Kaká
Crédito foto: Divulgação / São Paulo
Ídolo do Milan, artilheiro e campeão da Champions League, melhor do mundo em 2007 e três convocações para Copas do Mundo no currículo. Essa é a apresentação simples de Ricardo Izecson, o Kaká. Revelado no Tricolor, o jogador chegou a voltar em 2014 para o time do Morumbi. Com essa carreira vitoriosa, Kaká é uma das maiores joias reveladas pelo clube.
Muller
Crédito foto: Getty Images
Tetracampeão Paulista, bicampeão nacional, bicampeão da Libertadores e do Mundo, além de 160 gols marcados. Essas foram as conquistas de Muller com a camisa sõa paulina. Só isso. O ponta habilidoso e de muita velocidade chegou em 1984 na base Tricolor e 1985 estreava com a camisa da equipe profissional. O atacante também jogou uma Copa do Mundo em 1990 e teve destaque no futebol italiano e japonês.
Lucas Moura
Crédito foto: Getty Images
A venda mais cara da história Tricolor, Lucas foi campeão da Copinha em 2010 e já subiu para os profissionais. Com muita velocidade, habilidade e gols, o jogador se despediu do SPFC com o título da Sul-americana em 2012. Hoje, o ponta direita é titular e brilha com a camisa do PSG, onde conquistou inúmeros títulos. Lucas também tem convocaçõese é sempre cobrado para que volte a vestir a amarelinha. Com Muller e Lucas, velocidade não falta para essa seleção!
Diego Tardelli
Crédito foto: Getty Images
O atacante tem muita identificação com a camisa do Atlético Mineiro, o que faz com que muitos esqueçam que o mesmo começou no Tricolor. E quem pensa que Diego Tardelli não teve seus bons momentos com a camisa vermelha e branca, se engana. Campeão Paulista e da Libertadores em 2005, Tardelli fez boa temporada e chegou até a fazer gol na final da competição continental. Depois o atleta teve duas passagens espetaculares com a camisa do Galo e chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira.
Muricy Ramalho
Crédito foto: Site Oficial do SPFC
E para comandar esse esquadrão, nada mais justo que um treinador que também veio da base como jogador e foi auxiliar do lendário Telê Santana anos mais tarde. Em 1994, Muricy Ramalho comandou o expressinho ao inédito título da Conmebol. 12 anos depois, o treinador assumiu o SPFC para deixar seu nome na história, conquistando um inédito Tricampeonato Brasileiro consecutivo, se tornando um dois maiores técnicos da história tricolor.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Carta aberta: Mulheres, vocês podem mais! De Esportudo e Naty Graciano
Veja 4 times brasileiros que correm por fora na luta pela Libertadores
Carta aberta: Que não seja o fim da Mancha Verde