Crédito foto: Divulgação / Francieli Constante / Site Oficial Chapecoense
A edição de número 58 da Copa Libertadores da América conta com oito times brasileiros na disputa pelo título. Entre eles o Palmeiras, atual Campeão Brasileiro, que pode ser considerado um dos favoritos a pelo menos chegar em uma final.
Mas, e qual equipe do Brasil seria uma grata surpresa caso ganhasse o torneio continental? O Esportudo listou quatro deles que correm por fora na disputa por esta competição. Veja!
1. Grêmio
O Tricolor gaúcho tem uma torcida muito forte e um time muito aguerrido. Mas, o clube montou uma equipe com a maior parte de promessas. Não há um jogador experiente no elenco. E não há nenhum que já disputou uma Libertadores, algo que vai fazer falta quando for se defrontar com os grandes times argentinos, uruguaios e chilenos. A regra para montagem de uma equipe para essa competição é a mescla de experiência e juventude, o que não foi identificado no Grêmio. Claro, tem grandes nomes como o próprio treinador, Renato Portaluppi, e o jogador Maxi Rodriguez. Mas, a falta de jogadores experientes e que já disputaram o torneio poderá fazer a diferença - negativa - na luta pelo título.
2. Botafogo
Contratou Montillo, que é um meia experiente, que conhece a Copa Libertadores e que tem um excelente histórico. Mas, não sabemos como ele vai estar, depois ter saído do futebol chinês que é uma competição muito diferente das nossas do continente Sul-Americano. E o Botafogo está na mesma situação do Grêmio: tem um pouco mais de equilíbrio entre experiência e juventude, só que não o suficiente para a disputa da Libertadores.
3. Atlético–PR
Houve a contratação de um treinador muito experiente na disputa do torneio: Paulo Autuori. Além disso, tem excelente nomes para a competição, como Eduardo da Silva e outros. Mas, deixou de fora muitos nomes que vão fazer falta para a equipe nas disputas mais importantes. Figuras como Eduardo da Silva são boas peças que faram falta ao Atlético.
4. Chapecoense
Crédito foto: Site oficial do clube
É um estreante na Libertadores. Sofreu um revés terrível no ano passado com o acidente da LaMia, mas se recuperou e hoje está na mesma situação do Grêmio e do Bota, com o desequilíbrio entre juventude e experiência. Parte do elenco que restou no ano passado ainda sente os efeitos do trágico acidente de avião, algo que é superável. Além de que tem o fato de que não há nenhum jogador que tenha jogado o torneio, o que faz com que a Chape figure entre os não favoritos.
Claro que os times podem surpreender. Afinal, futebol não é, e nunca será, uma ciência exata!
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Carta aberta: Que não seja o fim da Mancha Verde
Vasco mexe no elenco, mas jogadores ainda decepcionam torcida
Confira 5 grandes estreias de centroavantes e ídolos palmeirenses