Crédito foto: Divulgação/ Site oficial do time da atleta
Antes da divulgação oficial da lista de convocadas, realizada ontem (16/5) às 14h, o técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, Zé Roberto Guimarães, era muito questionado por grande parte da torcida por ser um técnico que pouco renova pós-ciclo olímpico, mas desta vez ele repensou seus conceitos já de olho em Tóquio 2020.
Diante disso, a equipe do Esportudo.com traz, abaixo, quatro jogadoras que mereceram a convocação e brilharam durante essa última temporada, confira os nomes:
1. Macris Carneiro | levantadora (28 anos)
Crédito foto: Divulgação | Site oficial CBV
Foi eleita esta temporada como a melhor levantadora da Superliga (pela quarta vez consecutiva). Vale lembrar que Macris recebeu sua primeira oportunidade nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, onde ficou com a medalha de prata, em um jogo que terminou com a vitória da Seleção dos Estados Unidos por 3 a 0 em sets.
Porém, a convocação de Macris causa uma certa divisão na torcida brasileira, pois alguns torcedores acharam que ela foi a responsável pelo mau desempenho da seleção no Pan. Já outros, acham que faltou experiência e principalmente, o nervosismo, em defender as cores do Brasil em sua primeira oportunidade – o que não é uma tarefa fácil quando se tem que agradar além da comissão técnica, uma torcida que é extremamente exigente.
2. Valquíria Dullius | central (22 anos)
Crédito foto: Divulgação | FIVB
Valquíria já chamava a atenção enquanto ainda defendia as cores do Minas Tênis Clube. Nesta temporada, ela foi um dos destaques do Genter Vôlei Bauru e com belas atuações no campeonato ajudou o Gerter Vôlei Bauru a chegar a uma inédita quartas de final da Superliga, onde seu time terminou na quinta colocação e ela figurou entre as dez melhores em eficiência de fundamentos de bloqueio e saque.
Além disso, Valquíria foi a terceira melhor sacadora e sétima melhor bloqueadora. Ela ainda possui em seu currículo a conquista do Mundial Sub-23, disputado na Turquia, em 2015. Além desta conquista, a jovem conquistou prêmios individuais e foi considerada a melhor central do Campeonato Mundial e do Campeonato Sul-Americano das categorias de base.
3. Amanda Campos | ponteira (28 anos)
Crédito foto: Divulgação | Site oficial do time da atleta
A ponteira que durante dez anos foi a talismã do técnico Bernardinho na equipe do Rexona, onde era reserva e entrava para mudar a leitura do jogo, defendeu por duas temporadas o Brasília Vôlei e ao fim da temporada foi disputada pelo Hinode Barueri, time até então comandado por Zé Roberto Guimarães.
Porém, nesta última temporada ela decidiu que não seria mais uma coadjuvante e sim protagonista – os números são prova clara disso – Amanda foi a décima primeira jogadora que mais pontuou na Superliga com 256 pontos de ataques, 19 de saques e 31 de bloqueios, num total de 306 pontos. Com atuações notáveis, ela recebeu um convite do técnico para participar do período de treinos no Centro de Treinamentos da CBV – treinou e convenceu Zé Roberto que merecia uma vaga.
4. Suelen Pinto | líbero (29 anos)
Crédito foto: Reprodução | Facebook oficial Foppapedretti Bergamo
Mesmo quando Suelen estava bem acima do peso, a talentosa líbero sempre teve uma presença de quadra muito forte. Vale lembra que nesta última temporada, ela deixou o Sesi-SP e foi atuar fora do Brasil, defendendo um dos mais tradicionais times da Itália, o Foppapedretti Bergamo. Em sua passagem pelo time italiano, ela não foi diferente, porém para a felicidade dos torcedores do Dentil/Praia Clube, Suelen está de volta ao Brasil e fará parte do time da cidade de Uberlândia-MG na próxima temporada.
Desde que a bicampeã olímpica, e líbero mais marcante que tivemos na seleção, Fabi Alvim pediu sua aposentadoria, ainda não tivemos na posição uma jogadora que assumisse de fato a defesa da nossa seleção de forma suprema.
Crédito foto: Getty Images
O primeiro desafio da seleção será o Montreux Volley Masters, disputado em junho, na Suíça, onde Suelen poderá ser testada, uma vez que o seu nome e o da Léia, que foi a líbero titular nas Olimpíadas do Rio, apareceu na primeira lista de convocadas no dia 26/4 para a disputar o torneio.
E aí, torcedor, você concorda que elas mereceram a convocação? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
5 gringas que mais se destacaram nesta temporada
Convocação: Nossas apostas para lista de Zé Roberto Guimarães
Rosamaria: A promessa do vôlei brasileiro que surpreende na Superliga