Crédito foto: Getty Images
A Copa Sul-Americana já está na sua segunda fase e, depois dos jogos de ida, já dá para ter uma ideia de quais equipes serão as concorrentes mais fortes na caminhada ao título. Agora, 32 times brigam pela conquista do segundo troféu mais importante do continente. Esta talvez seja uma das edições mais acirradas do torneio, principalmente pela participação dos times que ficaram em terceiro lugar em seus grupos na Copa Libertadores deste ano. Alguns até dizem que o campeonato tem equipes mais competitivas do que a Libertadores. Verdade, ou não, o fato é que são muitos os bons times sul-americanos que estão na disputa pela taça.Analisando os jogos de ida, o elenco, a tradição, o momento e a tabela das equipes, o Esportudo formulou esta lista, na qual você confere os nove times candidatos a levantarem o caneco desta competição. Veja!
9. Chapecoense
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Chapecoense
Atual campeã da competição, a Chape não vive boa fase atualmente. Eliminada na Libertadores após escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio, o time de Chapecó terminou na terceira posição de seu grupo e garantiu lugar na Sul-Americana. Com a recente demissão do técnico Vagner Mancini e a derrota para o Defensa y Justicia no primeiro jogo na Argentina, talvez seja difícil acreditar na reação do clube catarinense, agora comandado por Vinicius Eutrópio. Mas quem acompanha os jogos sabe que, dentro da Arena Condá, a equipe costuma usar a pressão da torcida para reverter resultados negativos em partidas eliminatórias.
8. Independiente - Argentina
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Club Atlético Independiente
A tradicional equipe argentina, maior campeã da história da Copa Libertadores, com sete títulos, terminou o Campeonato Argentino na sexta posição e vive expectativa em relação ao outro torneio continental. Um fator que pode favorecer a campanha dos Rojos é a tabela, já que, caso se classifique, o time não enfrentará adversários complicados: Oriente Petrolero da Bolívia ou o conterrâneo Atlético Tucumán. O Independiente, que já eliminou o Alianza Lima do Peru venceu o Deportes Iquique por 4 a 2 no jogo de ida e aposta na boa fase do meia Emiliano Rigoni e no caldeirão vermelho formado no Estádio Libertadores da América para buscar o troféu este ano.
7. Santa Fé - Colombia
Os colombianos de Bogotá, também classificados pela terceira posição no grupo da Libertadores, sempre são adversários complicados nas competições. Além do futebol ofensivo, a altitude do El Campín é um dos fatores que torna a equipe uma das mais temidas do continente. A campeã da edição de 2015 não tem um time brilhante, mas os resultados positivos estão acontecendo e os colombianos já garantiram um empate fora de casa contra o Fuerza Amarilla, por 1 a 1, no jogo de ida da fase atual.
6. Libertad - Paraguai
A equipe de Asunción, eliminada na fase de grupos da Libertadores, foi campeã do torneio de abertura do Campeonato Paraguaio e vive ótimo momento, inclusive goleando o Huracán por 5 a 1 no jogo de ida na Argentina. Além disso, o time ganhou um grande nome no ataque com a contratação do veterano Óscar Cardozo, centroavante com passagem de destaque pelo Benfica de Portugal e que já deixou dois gols em sua estreia contra o Huracán. Praticamente classificados, o organizado time paraguaio segue como forte concorrente a ser campeão.
5. Fluminense
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Fluminense
A jovem equipe das Laranjeiras, comandada pelo artilheiro Henrique Dourado e orquestrada pelo camisa 10 Gustavo Scarpa, apesar de instável, vem mostrando um bom futebol. Até o momento, mostrou excelente desempenho na competição. Passou pelo Liverpool do Uruguai na primeira fase e goleou a Universidad de Quito, do Equador, por 4 a 0 em grande atuação no Maracanã no jogo de ida da fase atual. Porém, o Tricolor pode encontrar um carrasco em seu caminho: a LDU de Quito, time campeão da Copa Libertadores de 2008 após vencer o clube carioca nos pênaltis, pode ser adversário na próxima fase.
4. Racing - Argentina
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Racing
O Primeiro Grande, como é apelidado o time argentino, traz uma equipe bastante competitiva nesta edição do torneio. Após terminar o Campeonato Argentino na quarta colocação e eliminar os colombianos do Rionegro Águilas na primeira fase do torneio continental, os argentinos venceram o Independiente de Medellín no primeiro jogo da segunda fase por 3 a 1. O destaque vai para a dupla de ataque, que conta com os goleadores Gustavo Bou, artilheiro da Libertadores de 2015, e Lisandro Lopéz, atacante com passagens por times como Porto FC de Portugal, Lyon da França, e Internacional de Porto Alegre.
3. Estudiantes - Argentina
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Estudiantes de La Plata
O time da cidade de La Plata chega ao torneio com status de favorito após a boa campanha no Campeonato Argentino, terminando na terceira colocação. Depois de ficar a um ponto de distância da classificação na Libertadores, os Estudiantes procuram transformar essa frustração em motivação para buscar a taça do outro torneio continental. Sem grandes estrelas, a equipe aposta em seus meio campistas consistentes e no brilho da promessa Lucas Rodríguez, que já anotou seu primeiro na competição no jogo de ida: vitória por 1 a 0 fora de casa contra o Nacional Potosí.
2. Flamengo
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do Flamengo
Com elenco recheado de bons jogadores, o Mengão é, sem dúvida, um dos grandes favoritos ao título. Eliminado por detalhe na Copa Libertadores, o Rubro-Negro já encaminhou a classificação após golear o Palestino por 5 a 2 no Chile. Um dos motivos da grande fase do time é a Ilha do Urubu, novo estádio onde o clube venceu e convenceu em todas as partidas até então, sendo até comparado à La Bombonera por alguns torcedores. Craques como Paolo Guerrero, Diego Ribas e Éverton Ribeiro são as principais estrelas do time carioca, que promete dar trabalho e chegar longe na Copa Sul-Americana.
1. Corinthians
Crédito foto: Divulgação / Agência Corinthians
Líder isolado do Campeonato Brasileiro e Campeão Paulista. Não faltam motivos para que o torcedor do Timão acredite no título inédito da Copa Sul-Americana! A equipe de Fábio Carille, que vem jogando o futebol mais eficiente do Brasil, não aposta em grandes nomes, mas em um time muito bem organizado e entrosado. Depois de eliminar uma pedreira na primeira fase, a Universidad de Chile, o time foi à Colômbia enfrentar o Patriotas e trouxe o resultado de 1 a 1 para decidir a classificação na Arena Corinthians. Assim, em meio a tantos times qualificados, a equipe corintiana se credencia como o principal nome da Copa Sul-Americana de 2017.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
No clima de Libertadores: Curiosidades para você ficar por dentro
Saiba quem são as 10 principais promessas do futebol brasileiro hoje
É caixa! Veja os artilheiros nas principais competições pelo mundo